
Para melhorar a mobilidade urbana e tornar o espaço público mais seguro e agradável, a Prefeitura de Diadema notificou 2.050 veículos em estado de abandono durante o ano de 2025, sendo que 1.850 já foram retirados das ruas da cidade. A intensificação do trabalho de notificação e retirada de veículos abandonados foi uma das prioridades da Secretaria de Mobilidade e Transportes desde o início da gestão.
Do total de notificações, a Prefeitura recolheu 1.245 veículos e 605 proprietários realizaram a retirada após notificação. Outros 200 ainda devem ser removidos das vias pelos donos ou serão recolhidos ao pátio municipal.
O secretário de Mobilidade e Transportes, José Carlos Gonçalves, destacou a importância do trabalho, ainda mais em um município extremamente adensado como Diadema, que possui 30,7 km² de área territorial e população estimada de 403.579 pessoas (Censo).
“Temos atuado para otimizar e qualificar o espaço urbano. Atualmente Diadema conta com 254.492 veículos emplacados, mas circulam pela cidade mais cerca de 300 mil veículos diariamente. Tivemos um resultado muito satisfatório de notificações e recolhimentos no primeiro ano da gestão. É fundamental que a população faça a sua parte para que Diadema fique a cada dia melhor”, afirmou.
Além de atrapalhar a mobilidade urbana, veículos em estado de abandono podem atrair roedores e animais peçonhentos e acumular água, virando focos de dengue, por exemplo. As partes enferrujadas e quebradas podem machucar pedestres. A situação de abandono ainda pode gerar insegurança ao facilitar esconderijos e servir de incentivo para o depósito de lixo e entulho em locais inadequados.
Colaboração
Fiscais da administração municipal realizam vistorias constantes pela cidade, mas munícipes também podem fazer solicitações via aplicativo Colab, disponível no Google Play ou Apple Store, ou telefones 118 e 4075-8000 (Secretaria de Mobilidade e Transportes).
Se constatada a irregularidade, os proprietários são notificados. Caso o veículo não seja removido da via pública em até 15 dias da data da notificação, é recolhido ao Pátio Municipal. A multa é de 500 Unidades Fiscais de Diadema (UFDs), o que, em 2026, equivale a R$ 2.805.
