
A vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo, no último sábado (24), marcou o 68º clássico de Abel Ferreira à frente do Palmeiras. O triunfo reforçou a crise são-paulina e manteve o impressionante domínio do técnico português nos confrontos estaduais.
Desde sua chegada, em novembro de 2020, Abel acumula números sólidos nesses duelos: 33 vitórias, 20 empates e 15 derrotas, com um aproveitamento de 58,3%. Ele mantém um retrospecto positivo contra todos os três grandes rivais paulistas, sendo mais eficaz justamente contra o que menos enfrentou.
Dentro desta estatística estão também os clássicos que o Palmeiras foi comandado por membros da sua comissão técnica em suspensões do treinador principal.
Retrospecto de Abel Ferreira nos clássicos com o Palmeiras:
O Choque-Rei foi o clássico que mais aconteceu no período. O fato dos clubes se enfrentarem em mata-matas como nas Copas do Brasil de 2022 e 2023, além de finais do Paulistão em 2021 e 2022, ajudam para o aumento no somatório.
- São Paulo: 29 jogos, 12 vitórias, 10 empates, 7 derrotas.
- Corinthians: 21 jogos, 8 vitórias, 8 empates, 5 derrotas.
- Santos: 18 jogos, 13 vitórias, 2 empates, 3 derrotas (melhor aproveitamento).
A agenda de clássicos está longe do fim. Nesta temporada, o Palmeiras terá pelo menos mais sete confrontos: um pelo Paulistão (contra o Corinthians, em 8 de março) e seis pelo Campeonato Brasileiro. A depender das campanhas no Paulistão, na Copa do Brasil e na Libertadores — onde um eventual cruzamento com o Corinthians é possível —, esse número pode aumentar ainda mais.
