
A caminhada liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) atingiu o Distrito Federal com uma multidão no final da tarde deste sábado (24), após seis dias de percurso. O grupo, que partiu de Paracatu (MG) na última segunda-feira, percorreu aproximadamente 240 quilômetros com o objetivo de realizar um ato político na capital federal.
Em registros publicados em suas redes sociais, o parlamentar celebrou a chegada à reta final do trajeto. “Chegamos em Brasília! Falta pouco”, escreveu Nikolas. Nas imagens, manifestantes aparecem utilizando camisas da seleção brasileira, carregando bandeiras do Brasil e entoando palavras de ordem como “Acorda, Brasil”.
Pautas do Movimento
O ato é motivado pela oposição à atual situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontra detido na unidade prisional conhecida como “Papudinha”. Além de protestar contra a prisão de Bolsonaro, os manifestantes manifestam descontentamento com as condenações impostas aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
A mobilização deve culminar em uma manifestação oficial marcada para este domingo, na Praça do Cruzeiro. É esperada a presença de membros da família Bolsonaro e de outras lideranças políticas ligadas à direita.
Esquema de Segurança
Diante da chegada dos manifestantes e da previsão de atos públicos, a segurança na região central de Brasília foi intensificada. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) determinou o reforço do isolamento no entorno do Palácio do Planalto com a instalação de grades.
Segundo o GSI, a medida é preventiva e segue os protocolos de segurança estabelecidos para cenários de manifestações programadas em áreas adjacentes às sedes dos Três Poderes.
