
O Flamengo segue com o interesse firme na contratação de Lucas Paquetá, e um fator externo pode se tornar decisivo para viabilizar a transação: a crítica situação do West Ham na Premier League. O clube londrino enfrenta uma luta intensa contra o rebaixamento, o que poderia alterar completamente sua condição financeira e forçar a saída de ativos.
De acordo com uma reportagem do The Athletic, caso o West Ham seja efetivamente rebaixado, sofreria uma perda estimada em 75% de suas receitas. Além disso, todos os jogadores do elenco — incluindo Paquetá — teriam seus salários reduzidos pela metade, devido a uma cláusula padrão nos contratos do clube.
Atualmente, após 21 rodadas, o West Ham ocupa a 18ª posição, com 14 pontos, sendo o primeiro time dentro da zona de degola. O Nottingham Forest, primeiro fora da zona, tem 21 pontos. Faltando 17 jogos, a equipe precisa de uma recuperação expressiva para reverter a desvantagem de sete pontos.
Paquetá tem o desejo e o Flamengo tem a proposta
O desejo do jogador de vestir a camisa rubro-negra é claro. O Flamengo, por sua vez, já formalizou uma proposta ao West Ham no valor de 35 milhões de euros (cerca de R$ 219 milhões), incluindo valores fixos e bônus. A oferta, no entanto, foi recusada de imediato pelos dirigentes ingleses.
Do lado do Fla e do atleta, tudo está alinhado. A negociação agora depende exclusivamente da abertura do West Ham para negociar, um cenário que pode se tornar mais viável caso o risco de rebaixamento se torne ainda mais concreto.
Nesta temporada, Paquetá atuou em 19 partidas pelo West Ham, marcando cinco gols e fornecendo uma assistência.
Retorno ao Brasil como projeto de recomeço
O meia de 28 anos enxerga no retorno ao futebol brasileiro uma oportunidade de recomeço em múltiplas frentes. Além de buscar um equilíbrio mental após o longo processo de investigação por suposta manipulação de resultados — do qual foi absolvido —, Paquetá também visa reconquistar seu espaço na Seleção Brasileira com vistas à Copa do Mundo de 2026.
Ele e sua assessoria acreditam que atuar no cenário valorizado do futebol brasileiro, e especialmente sob a exposição e prestígio do Flamengo, pode ser o caminho ideal para chamar a atenção do técnico Carlo Ancelotti e assegurar uma vaga na lista final do torneio.
