
Os índices de roubo e furto no Centro de São Caetano registraram forte queda depois do encerramento das atividades do restaurante Nosso Prato, no mês passado. Dados compilados pela Secretaria de Segurança de São Caetano do Sul com base em informações do Infocrim, sistema de informações criminais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, indicam redução de 25,9% nos dois tipos de delito em um mês.
O relatório compreende o período de 15 de agosto a 15 de dezembro e foi dividido em quinzenas, para detalhamento das atividades. Foram levadas em consideração as informações sobre roubos e furtos outros, situações de subtração de pertences da vítima, como celular ou joias, por exemplo, ou produto de lojas, como itens de mercado e farmácias que ficam em prateleiras de exposição.
Entre o dia 15 de outubro e 14 de novembro, ou seja, um mês antes do fechamento do Nosso Prato, foram registradas 139 ocorrências dos dois crimes (115 de furtos e 24 de roubos). Já entre os dias 15 de novembro (pós-encerramento das atividades no equipamento) e 15 de dezembro, foram computadas 103 ocorrências (86 de furtos e 17 de roubos). A queda global foi de 25,9%.
A análise com os meses anteriores aponta para uma queda ainda mais acentuada dos delitos. Entre 15 de agosto e 15 de setembro, foram 168 casos (125 de furto e 43 de roubo). Ou seja, nessa comparação, a redução é de 38,7%. Entre 15 de setembro e 15 de outubro, foram reportadas 153 ocorrências (123 de furtos e 30 de roubo). A queda, nesse recorte, foi de 32,7%.
“Essa queda dos crimes patrimoniais nesse período nos traz uma realidade importante para seguirmos aprimorando a atuação no combate à criminalidade e na garantia da ordem e sossego do morador de São Caetano do Sul”, disse o secretário de Segurança.
