
Durante a Operação Bairro Mais Seguro, a Romu(Ronda Ostensiva Municipal), força especializada da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo, prendeu um homem procurado pela Justiça pelo crime de roubo. A captura ocorreu durante patrulhamento estratégico na sexta-feira (12/12), na Rua dos Vianas, no bairro Baeta Neves, após abordagem e verificação nos sistemas policiais, que confirmaram a existência de mandado de prisão em aberto.
Durante a ação, a equipe visualizou o indivíduo em atitude suspeita e realizou a abordagem. Embora nada de ilícito tenha sido localizado em sua posse, a consulta aos sistemas policiais apontou que o homem era procurado pela Justiça pelo crime de roubo (artigo 157 do Código Penal). Após a confirmação de mandado de prisão em aberto, ele foi conduzido ao 6º DP (Distrito Policial), onde permaneceu à disposição da Justiça.
BALANÇO
A prisão do foragido está entre os principais resultados da operação, que registrou 452 ocorrências e atendimentos, com cinco pessoas presas, resultado de ações preventivas e ostensivas em diferentes frentes. Entre os destaques estão duas capturas de procurados pela Justiça, duas ocorrências de embriaguez ao volante, com uma prisão, além de três registros de furto. No campo da proteção à mulher, foram contabilizados 29 atendimentos, que incluem ocorrências de violência doméstica, ações de apoio e visitas à mulher vítima de violência, averiguações relacionadas a descumprimento de medida protetiva e violência doméstica, com uma prisão nesse contexto.
As demandas relacionadas à ordem pública concentraram o maior volume de registros, com 158 ocorrências de desordem e perturbação do sossego, sendo 50 em vias públicas, 103 em estabelecimentos comerciais e quatro em residências. O balanço também inclui duas ocorrências de incêndio, 23 atendimentos envolvendo animais, quatro registros de crimes ambientais e uma ocorrência relacionada à soltura de balões ou fogos, refletindo a atuação ampla e integrada da operação nos bairros atendidos.
“O balanço da Operação Bairro Mais Seguro evidencia a importância da presença permanente da GCM nas ruas, com atuação planejada, baseada em dados e voltada tanto à prevenção quanto à repressão qualificada, resultando na prisão de procurados, no enfrentamento à violência doméstica e no atendimento às principais demandas da população, sempre com foco em garantir mais segurança e tranquilidade nos bairros”, afirmou o comandante da GCM, Eduardo dos Santos.
OPERAÇÃO
Deflagrada na quinta-feira (11/12), no Montanhão, a Operação Bairro Mais Seguro teve como primeira etapa uma ação integrada de fiscalização, que resultou na apreensão de mais de 10 mil garrafas de vidro inteiras, proibidas pela Lei Municipal nº 7.487/2025. Essa fase contou com a atuação conjunta da GCM, Vigilância Sanitária, Secretaria de Planejamento Urbano e Polícia Civil, por meio do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), com foco em galpões irregulares, construções sem alvará e práticas que representam risco à saúde pública.
Paralelamente às fiscalizações urbanas, a operação também intensificou o combate ao furto de cabos, com diligências em pontos mapeados pela GCM como áreas sensíveis para descarte e receptação, incluindo abordagens táticas, verificação de ferramentas e fiações suspeitas, em atuação integrada com o Deic.
Planejada com base em dados estatísticos, denúncias da população e relatórios de patrulhamento, a Operação Bairro Mais Seguro, nesta etapa, concentrou ações em bairros como Montanhão, Irajá, Silvina, Palermo, São Pedro, Ferrazópolis, Vila Esperança e Vila São José. Ao longo dos quatro dias desta fase, a atuação contou com cerca de 30 agentes e 14 veículos, entre viaturas, motocicletas, Ambiental, Base Móvel e equipes da ROMU.
“A estratégia da Operação Bairro Mais Seguro parte da leitura contínua do território e do cruzamento de dados operacionais, permitindo intervenções cirúrgicas nos locais e horários mais críticos. Não se trata apenas de aumentar a presença, mas de posicionar as equipes de forma inteligente, integrada e preventiva, garantindo impacto real na segurança e na rotina da população”, afirmou o secretário de Segurança, Major Arley Topalian.
