
A última ação de voluntariado do Transforma Diadema aconteceu neste sábado (13/12). Foi a sexta edição de um projeto que, ao longo de 2025, mudou a realidade de 6 escolas da cidade e já beneficiou mais de 3,5 mil alunos. Se computadas outras ações de manutenção em escolas do Programa Escola Bonita, no qual o Transforma está incluído, o número de beneficiados ultrapassa 8 mil estudantes.
Um grupo formado por cerca de 200 voluntários trouxe uma nova realidade para a escola: reforma, pintura completa inclusive da quadra, limpeza, paisagismo, sinalização, entre outras ações, fizeram parte da ação. “É motivo de muito orgulho chegarmos ao final deste ano com seis escolas transformadas e perspectiva de mais 12 unidades no ano que vem. Sabemos que a Prefeitura vem com um déficit fiscal de R$ 411 milhões e, com muita contenção, conseguimos economizar R$ 320 milhões, cortando regalias, horas-extras e aluguéis, enfim, tudo o que não trazia muita efetividade na gestão. Com este voluntariado maravilhoso, a gente vê que a transformação, para quem quer, acontece. Hoje no Chico Mendes vemos uma perspectiva positiva, com pessoas querendo de fato fazer a diferença. Tenho um orgulho muito grande de cada voluntariado”, afirmou o prefeito Taka Yamauchi que trabalhou em todas as ações e em diversos setores da ação.
O início: o Transforma Diadema começou com 70 voluntários e conta hoje com aproximadamente 560 participantes que realizam os serviços de
pintura, limpeza, jardinagem, zeladoria, reparos em hidráulica, troca de lâmpadas e manutenção em geral.
Iniciado em maio desse ano, o Transforma Diadema nasceu da ideia do prefeito Taka Yamauchi, que reuniu inicialmente um grupo pequeno com o objetivo de ajudar a cidade a ficar mais bonita e organizada. “A primeira ação que fizemos foi um mutirão de limpeza de entulhos. Em apenas um dia recolhemos quase o que se recolhe em 15 em dias normais. Aí veio a ideia de fazermos o trabalho nas escolas. Tem sido muito gratificante ver a alegria das crianças ao chegarem para a aula e verem suas escolas tão bonitas”, comenta o prefeito Taka Yamauchi, que comemora o crescimento e adesão de voluntários no grupo.
O projeto conta com o apoio de parceiros da comunidade que doam tintas, materiais para limpeza, itens de jardinagem e até alimentação para os voluntários que trabalham na ação.
O grupo conta com secretários municipais, vereadores, pessoas da comunidade e também das igrejas.
Como participar
Os interessados em participar do Transforma Diadema podem se inscrever através do
📝 PASSO A PASSO PARA O CADASTRO:
🔹 1º passo – Cadastro:
Acesse o link abaixo e preencha o formulário de inscrição:
👉 https://web.voluts.com.br/voluts/public/form/0neeqhqnpxbfbqvo1fr4
📌 No campo “Função”, selecione a opção Voluntário Sociedade Civil” e a equipe que deseja atuar. São seis opções: Pintura, Jardinagem, Limpeza, Apoio, Cozinha e Agito.
🔹 2º passo – Aplicativo:
Baixe gratuitamente o aplicativo Voluts em sua loja de aplicativos:
* Android (Google Play): https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.voluts.voluts
* iPhone (App Store): https://apps.apple.com/br/app/voluts/id6462766316
🔹 3º passo – Acesso:
Faça login no aplicativo utilizando o mesmo e-mail e senha cadastrados.
A partir disso, todas as informações e atualizações sobre o mutirão estarão disponíveis por lá.
