Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cultura e Lazer

Ribeirão Pires conquista 8ª posição no ranking estadual de Estâncias Turísticas

Ribeirão Pires  se destaca entre os 78 municípios paulistas reconhecidos por vocação turística após atualização oficial do Governo do Estado

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 27/11/2025 10:35
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 27/11/2025
Compartilhar
Ribeirão Pires conquista 8ª posição no ranking estadual de Estâncias Turísticas
Ribeirão Pires conquista 8ª posição no ranking estadual de Estâncias Turísticas. Foto: Divulgação

Ribeirão Pires, reconhecida como Estância Turística desde 1998, figura agora na 8ª posição entre as cidades turísticas mais bem avaliadas do Estado de São Paulo, segundo novo ranqueamento divulgado pela Secretaria de Turismo e Viagens. A atualização integra o ciclo 2024/2025 e foi encaminhada à Assembleia Legislativa (Alesp) para tramitação, ampliando para 78 o número total de Estâncias Turísticas paulistas. Com o novo ranking, Ribeirão Pires passa a ocupar um dos destaques entre as principais referências turísticas paulistas ao lado de municípios como Itanhaém, Caraguatatuba e Campos do Jordão.

Ribeirão Pires iniciou seu movimento turístico ainda na década de 1950, consolidando-se como destino de veraneio para moradores da capital e do litoral. Em 1985, alcançou a classificação de Município de Interesse Turístico após investimentos em atrativos naturais, culturais e equipamentos públicos. Em dezembro de 1998, obteve o título definitivo de Estância Turística, condição que mantém até hoje como a única cidade da região do ABC com essa distinção.

“O reconhecimento é resultado do nosso potencial cultural, ambiental e histórico da cidade, conhecida por seus recursos naturais, paisagens, lagos, eventos sazonais e atrações culturais que movimentam o turismo regional ao longo de todo o ano”, disse o prefeito Guto Volpi.

O status garante ao município prioridade e maior acesso a recursos estaduais destinados à infraestrutura turística por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). O reconhecimento também autoriza o uso oficial do termo “Estância Turística” junto ao nome da cidade, reforçando sua identidade e vocação regional.

A cidade de Ribeirão Pires, possui um calendário extenso de eventos que conta com mais 100 atividades no ano, entre culturais, esportivas e turísticas. Com destaque para o Festival do Chocolate, Entoada Nordestina, FLIRP (Feira Literária de Ribeirão Pires), Festival Oriental, Choco Run, Festa do Pilar, entre outras grandes atrações anuais da cidade.

O estudo técnico que determinou as posições das cidades avaliou critérios legais previstos na Lei Complementar nº 1.261/2015, incluindo infraestrutura, atrativos, serviços turísticos e capacidade de atendimento ao visitante. Com a revisão, oito Municípios de Interesse Turístico (MITs) foram promovidos ao grupo das Estâncias, sem rebaixamentos nesta edição, graças ao limite legal máximo de 80 municípios na categoria.

Atualmente, o Estado de São Paulo conta com 78 Estâncias Turísticas e 136 Municípios de Interesse Turístico, totalizando 214 cidades inseridas na política de desenvolvimento do setor. A ampliação integra o plano estadual que, somente em agosto deste ano, aprovou a inclusão de 70 novos MITs. Segundo o Governo Estadual, 44% dos municípios paulistas já possuem classificação turística.

Tags:conquistaEstâncias Turísticasranking estadualribeirão pires

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior ônibus na João Firmino Idoso de 69 anos morre atropelado após cair na rua
Próximo artigo Paramotor de Ribeirão Pires ganha projeção com recordes, ações sociais e voos de longa distância Paramotor de Ribeirão Pires ganha projeção com recordes, ações sociais e voos de longa distância

Últimas notícias

Tentativa de homicídio em Ribeirão Pires: Discussão na rua termina em golpes de faca
Tentativa de homicídio em Ribeirão Pires: Discussão na rua termina em golpes de faca
03/12/2025
Márcio Garcia desabafa em luta contra o câncer de seu pet: "O Dilema Mais Difícil da Vida"
Márcio Garcia desabafa em luta contra o câncer de seu pet: “O Dilema Mais Difícil da Vida”
03/12/2025
Última grande greve dos caminhoneiros, ocorrida em 2018 durante o governo Michel Temer (MDB), durou 10 dias.
Caminhoneiros marcam greve para esta quinta em meio a divergências na categoria
03/12/2025
GCM de Santo André e Detran fecham dois desmanches em operação conjunta
GCM de Santo André e Detran fecham dois desmanches em operação conjunta
03/12/2025
Taka Yamauchi entregou a primeira fase de revitalização do cemitério municipal, com ar-condicionado e nova pintura nas salas de velório.
Emocionado, Taka entrega cemitério de Diadema revitalizado
03/12/2025

Recomendadas

Consórcio ABC celebra em dezembro 35 anos de integração e referência nacional
PolíticaDiademaMauáRibeirão PiresRio Grande da SerraSanto AndréSão BernardoSão Caetano

Consórcio ABC celebra em dezembro 35 anos de integração e referência nacional

03/12/2025
Ribeirão Pires conhece os finalistas da Copa Profª Camila Ferreira e do Campeonato Masculino de Futsal
EsporteRibeirão Pires

Ribeirão Pires conhece os finalistas da Copa Profª Camila Ferreira e do Campeonato Masculino de Futsal

03/12/2025
Núcleo de Dança Karen Kihara é recebido no Paço Municipal após destaque em competição internacional
Ribeirão PiresCultura e Lazer

Núcleo de Dança Karen Kihara é recebido por Guto Volpi após destaque em competição internacional

02/12/2025
Circuito Cultural Descentralizado agitou o sábado em todas as regiões de Diadema
Cultura e LazerDiadema

Circuito Cultural Descentralizado agitou o sábado em todas as regiões de Diadema

02/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?