
O Centro de São Bernardo do Campo foi palco de um grande incêndio na madrugada desta quinta-feira (20), que comprometeu seriamente duas construções comerciais localizadas entre a Rua Marechal Deodoro e a Rua Santa Filomena. Após horas de intenso trabalho do Corpo de Bombeiros, equipes da Enel Distribuição São Paulo assumiram o local no final da tarde para dar início aos reparos na rede elétrica atingida pelas chamas.
O ABCD Jornal esteve na área por volta das 17h45 e registrou parte dos trabalhos de manutenção. A entrada das equipes da Enel ocorreu logo após a liberação da área pelos bombeiros, que concluíram o combate ao fogo e os trabalhos de rescaldo.
Entenda o Caso
A ocorrência teve início à 1h42 desta quinta-feira, mobilizando um grande aparato do Corpo de Bombeiros, com um total de 21 viaturas. O fogo se alastrou rapidamente, resultando na queda do telhado em ambos os imóveis afetados. A frente do prédio principal fica na movimentada Marechal Deodoro, enquanto os fundos dão acesso à Rua Santa Filomena.
Apesar da dimensão do incêndio e dos danos estruturais, as autoridades confirmaram que, até o momento, não houve registro de vítimas. O combate ao fogo e os trabalhos de rescaldo se estenderam por toda a manhã.
Por conta do incêndio e da interdição em trecho da via motoristas enfrentaram lentidão do trânsito na Marechal Deodoro durante toda esta quinta.
Enel Nega Relação com Manutenção Anterior
Em nota, a Enel Distribuição São Paulo esclareceu sua atuação e negou qualquer ligação entre o incêndio desta quinta-feira e uma interrupção no fornecimento de energia registrada na mesma avenida no dia anterior.
“A Enel Distribuição São Paulo esclarece que a interrupção de fornecimento de energia ontem (19/11) num trecho da avenida Marechal Deodoro, em São Bernardo do Campo, não tem relação com o incêndio de hoje. No dia 19/11, um circuito foi desligado às 9h35 para manutenção e às 15h04 o fornecimento foi normalizado. Hoje, 20/11, a Enel foi acionada às 3h30 pelos Bombeiros para dar auxílio durante o incêndio”, afirmou a concessionária.
Com a área agora sob responsabilidade da Enel para o reparo da rede, a expectativa é que o fornecimento de energia seja plenamente restabelecido no trecho afetado, enquanto a Defesa Civil deve iniciar a avaliação da estrutura dos imóveis danificados.
Veja nota da Prefeitura de São Bernardo
“A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Coordenadoria da Defesa Civil, informa que foi acionada pelo Corpo de Bombeiros na madrugada desta quinta-feira (20/11) para prestar apoio no combate a um incêndio em uma loja localizada na Rua Marechal Deodoro, na região central da cidade.
Durante todo o dia as equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam para o controle dos focos remanescentes. Até o momento, não há registro de vítimas.
A Defesa Civil permanece no local e só poderá realizar a vistoria técnica tanto no imóvel atingido quanto nos prédios vizinhos após perícia do Instituto de Criminalística da Polícia Civil. Equipes de trânsito e da Guarda Civil Municipal (GCM) também atuam na área para garantir a segurança dos pedestres e a fluidez viária.
Agentes da Concessionária ENEL estão no local trabalhando para o reestabelecimento da energia no local, bem como na trocado poste em frente à loja de variedades, comprometido pelo incêndio.
Informamos que permanece interditado o trecho entre a Rua Rio Branco e a Avenida Prestes Maia, afetando tanto o fluxo sentido Paço Municipal pela Rua Marechal Deodoro. O acesso pela Rua Santa Filomena em direção ao bairro Nova Petrópolis já foi liberado.”
Ver essa foto no Instagram
