
O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, afirmou que ele, Tite Campanella (São Caetano do Sul) e Gilvan Ferreira (Santo André) estão em total sintonia para a indicação do próximo presidente da Fundação do ABC (FUABC). A declaração de Lima reforça a união regional e o compromisso de que a escolha do nome será feita em conjunto, por consenso entre os três municípios.
“Hoje, nós nos encontramos, eu, o prefeito Tite, o prefeito Gilvan, e tiramos dentre a nossa conversa que a Fundação ABC terá, continuaremos dialogando, portanto não terá uma indicação de uma cidade A, B ou C. Nós teremos uma indicação, já, em conjunta, entre os três prefeitos, nós vamos ser um consenso entre as três cidades e assim vamos indicar o nome que chegarmos ali em conjunto, em consenso total com o apoio das três cidades”, disse Marcelo Lima.
Possibilidade de Recondução
Questionado pelo ABCD Jornal sobre a possibilidade de permanência do atual presidente, o advogado e procurador-geral de São Bernardo, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, Marcelo Lima não descartou a hipótese.
“Sim, também. É um dos nomes que estão cotados,” confirmou o prefeito de São Bernardo. Ele, no entanto, ressaltou que a decisão ainda não está fechada: “Não, ainda não. Portanto, a gente está dialogando e a decisão é que nós vamos fazer isso em conjunto, mostrando a união do ABC, a união das três cidades, como também da região, através do consórcio, nós vamos fazer a indicação em conjunto. Teremos outros encontros para definir isso.”
Eleição e Composição da Diretoria
O Conselho de Curadores da Fundação do ABC deu posse à atual Presidência da entidade em reunião extraordinária na manhã de 25 de janeiro do ano passado, para o mandato 2024-2025. .
O atual presidente, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, que é advogado e procurador-geral do Município de São Bernardo do Campo, tem um histórico de liderança na instituição. Ele já foi presidente da FUABC nos mandatos 2018-2019 e 2022-2023, e esteve como vice na gestão 2020-2021.
A indicação do presidente da FUABC é formalizada pelos prefeitos dos três municípios Instituidores: São Bernardo, São Caetano e Santo André. Historicamente, há um rodízio para os mandados e cada um desses municípios faz a indicação.
️ Questão da Reitoria
Ainda em sua declaração, Marcelo Lima aproveitou para comentar a recente eleição do reitor da instituição, onde Fernando teve 41 votos de um total de 42 votantes, e o Dr. Chagas obteve 1 voto.
Embora o processo final passe pelo Conselho de Curadoria, o prefeito indicou que o apoio ao candidato que teve votação quase unânime é o caminho natural: “Na minha opinião, é a opinião do Marcelo, que o Fernando vai ter o apoio da curadoria para poder ser o próximo reitor.”
