ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » São Bernardo

Advogado Ariel de Castro Alves, ex-secretário nacional, é homenageado na Câmara de SBC nesta sexta

Ex-secretário nacional dos direitos da criança e do adolescente receberá título de Cidadão Emérito de São Bernardo do Campo

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 15/11/2025 14:12
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 13/11/2025
Compartilhar
Advogado Ariel de Castro Alves, ex-secretário nacional, será homenageado na Câmara Municipal de São Bernardo nesta sexta-feira, 14 de novembro
Advogado Ariel de Castro Alves, ex-secretário nacional, será homenageado na Câmara Municipal de São Bernardo nesta sexta-feira, 14 de novembro. Foto: Divulgação

O advogado Ariel de Castro Alves será homenageado nesta sexta-feira, 14 de novembro, na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, com o recebimento do título de Cidadão Emérito da Cidade. A proposta legislativa aprovada pelos vereadores da Câmara foi apresentada pelo vereador Getúlio do Amarelinho, líder da bancada do PT, por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 61 de 2025.

Em 2012, o advogado teve o título de Cidadão São-Bernardense, apresentado pelo então vereador Antonio Carlos da Silva (PT), aprovado pela Câmara e publicado por meio do Decreto 1340 de 2012.

Ariel é referência na área de direitos humanos e um dos defensores dos direitos da infância e juventude mais conhecidos do País. Foi secretário nacional dos direitos da criança e do adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e presidente do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) em 2023. Em São Bernardo, foi secretário municipal como presidente da Fundação Criança entre 2009 e 2013, na gestão do ex-prefeito e atual ministro do Trabalho, Luiz Marinho.  No mesmo período coordenou o grupo de trabalho de infância e juventude do Consórcio Intermunicipal do ABC.

Na OAB de São Paulo, Ariel é membro da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de presidir a Comissão de Direitos Humanos da OAB de São Bernardo do Campo.  Na OAB Nacional, Alves é membro da Comissão da Criança e do Adolescente.

Ariel atua há 30 anos na área de direitos humanos e atualmente integra também o Instituto Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (INDICA), é consultor da World Vision (Visão Mundial), maior entidade cristã humanitária internacional e presidente de honra do Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo, a entidade de direitos humanos mais antiga do Brasil, fundada pelo falecido arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns.

Além disso, o advogado já atuou e colaborou com importantes entidades e instituições, como a Human Rights Watch, Justiça Global, Aldeias Infantis SOS, Ação dos Cristãos para a Abolição da Tortura (ACAT), Movimento Nacional de Direitos Humanos, Projeto Meninos de Rua de SBC, entre outras. Também foi secretário geral do Condepe (Conselho Estadual de Direitos Humanos de São Paulo) e membro dos Conselhos de Política Penitenciária e do Bem Estar do Menor de São Paulo.

Em 2012, Ariel recebeu menção honrosa do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo, pelo trabalho como presidente da Fundação Criança de São Bernardo, entre 2009 e 2013. Pela atuação na defesa dos direitos humanos da infância e juventude, o advogado também já foi homenageado pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho) e pela ONG Cidade Escola Aprendiz, fundada pelo conhecido jornalista Gilberto Dimenstein, já falecido.

“É uma grande satisfação e honra ser homenageado na Câmara da Cidade que resido há mais de 47 anos, na qual já fui secretário municipal como presidente da Fundação Criança e participo de projetos, organizações sociais e da OAB há algumas décadas”, afirma o advogado.

Ariel de Castro Alves, de 48 anos, nasceu na cidade de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, mas reside em São Bernardo do Campo há mais de 47 anos.  Seu pai, Luiz Roberto Alves, professor da USP, é um conhecido intelectual do ABC e do País, tendo sido vice presidente do Conselho Nacional de Educação, vice reitor da Universidade Metodista e ex secretário de educação, cultura e esportes das cidades de Mauá e São Bernardo do Campo, no Grande ABC.

Na mesma Sessão Solene, que será realizada nesta sexta-feira, 14 de novembro, às 18:30hs, outras personalidades e profissionais também serão homenageados, entre eles o promotor de justiça aposentado Jairo Edward de Luca, que atuou na Vara da Infância e Juventude da Cidade; o advogado Epaminondas Gomes de Farias e o ex vereador de SBC Luiz Francisco da Silva (Luizinho).

O evento é aberto ao público e será realizado no Plenário da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, no Paço Municipal.

Tags:14 de novembroadvogadoAriel de Castro Alvescãmara municipalex-secretário nacionalsão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Prefeitura de São Caetano inicia projeto de coleta seletiva nas escolas inspirado por alunos da EMEF Vicente Bastos Prefeitura de São Caetano inicia projeto de coleta seletiva nas escolas inspirado por alunos da EMEF Vicente Bastos
Próximo artigo GCM Ambiental utiliza técnica de rapel para retirar animal preso em córrego da cidade. Foto: Reprodução Vídeo de resgate de pato em São Bernardo viraliza nas redes sociais

Últimas notícias

Intervenção concluída entre as ruas Santinho Gianasi e Nazareno Romaldini integra obra de R$ 8,8 milhões e amplia a mobilidade urbana em Ribeirão Pires
Guto Volpi entrega 1º trecho do prolongamento da Avenida Prefeito Valdírio Prisco
23/12/2025
Tarifa Zero realiza ajustes nas linhas Santa Maria e Ligação Fórum/Santa Maria para atender moradores de São Caetano
São Caetano vai restringir Tarifa Zero exclusivamente para moradores da cidade
23/12/2025
Tarcísio brinca com "previsão" de título do Corinthians durante inauguração de piscinão no ABC
Tarcísio brinca com “previsão” de título do Corinthians durante inauguração de piscinão no ABC
23/12/2025
Fluxo de veículos na Avenida José Fornari, foi prejudicado devido às intervenções necessárias para o reparo emergencial em uma tubulação de alimentação da rede.
Vazamentos em São Bernardo causam transtornos no trânsito e deixam 12 bairros sem água
23/12/2025
Tarcísio ‘cutuca’ Havaianas: “Vamos começar o ano com o pé direito”
Tarcísio ‘cutuca’ Havaianas: “Vamos começar o ano com o pé direito”
23/12/2025

Recomendadas

São Bernardo recebe 4ª unidade do Assaí e gera 600 postos de trabalho diretos e indiretos
São BernardoEconomia

São Bernardo recebe 4ª unidade do Assaí e gera 600 postos de trabalho diretos e indiretos

22/12/2025
Operação Bairro Mais Seguro resulta em quatro prisões e ações preventivas em São Bernardo
São BernardoCidades

Operação Bairro Mais Seguro resulta em quatro prisões e ações preventivas em São Bernardo

23/12/2025
Em São Bernardo, vazamento de água mobiliza equipes da Sabesp no Jardim Silvina
São BernardoCidades

Em São Bernardo, vazamento de água mobiliza equipes da Sabesp no Jardim Silvina

22/12/2025
"Não quero que você comece 2026 com o pé direito", diz atriz em campanha; Nikolas Ferreira e Eduardo Bolsonaro criticaram a peça publicitária
BrasilPolítica

Direita convoca boicote à Havaianas após comercial com Fernanda Torres

22/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?