ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Diadema

Em Diadema, formação gratuita coloca terceira idade em dia com o universo digital

Escola Digital da Melhor Idade, curso da Fundação Florestan Fernandes, ajuda o público maduro a usar apps de celular, redes sociais, internet e a evitar golpes

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 07/11/2025 19:53
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 07/11/2025
Compartilhar
Em Diadema, formação gratuita coloca terceira idade em dia com o universo digital
Em Diadema, formação gratuita coloca terceira idade em dia com o universo digital. Foto: Divulgação

É a coisa mais fácil de acontecer: todo mundo tem um parente que entrou para a fase “madura” e que tem dificuldade para pedir comida por aplicativos, que sofreu um golpe ou acabou comprando dois sofás on-line, quando desejava apenas um. Para os cerca de 70 alunos do curso Escola Digital da Melhor Idade, no entanto, essas dificuldades são cada vez mais coisa do passado. Lançado em março deste ano pela Fundação Florestan Fernandes – uma autarquia vinculada à Prefeitura de Diadema -, a formação, gratuita e já em seu segundo ciclo, insere o público maduro no mundo das ferramentas de apps, redes sociais e internet.

Uma das alunas da formação, Célia Dias Santos, 69 anos, é um exemplo do acerto da iniciativa. “Antes do curso não conseguia usar o celular para muita coisa. Eu tinha vontade, mas em casa ninguém me ensinava. Uma vez fiquei muito doente e precisei falar com o vizinho para ele chamar um carro pelo aplicativo. Mas hoje eu consigo me ‘desenrolar’ sem pedir ajuda de ninguém, sei me virar. Eu sou comerciante e aprender a usar o pix ajudou meu comércio.” Para ela, hoje em dia é quase obrigatório entender pelo menos um pouco sobre esse mundo digital.

Gilberto Hortalino De Gouveia, 65, morador do Jardim Olga, é outro aluno que está satisfeito com a oportunidade de aprender coisas novas. “Esse curso me ajudou bastante. Tinha coisas que eu não tinha condições de fazer e outras eu tentava, mas precisava de ajuda. Estava sempre pedindo ajuda para um ou outro.”

Para Gilberto, uma das vantagens da formação é aprender a comprar coisas pela internet sem medo. “Não tinha esse hábito até por causa dessas dificuldades. Uma vez comprei on-line duas câmeras e não veio a que eu queria. Acredito que eu deva ter errado alguma coisa. E nem pude devolver porque já tinha passado muito tempo”, afirma.

Sobre o que ele acha que foi importante ter aprendido no curso, Gilberto não tem dúvida. “Foi poder começar a pedir comida para entregar em casa. Antes eu não pedia, não me arriscava.”

Já a aluna Elza Octavia da Conceição, 81, da Vila Conceição, que nunca gostou nem de usar o celular, agora não tem dúvida sobre a importância do aparelho. “Aprendi muita coisa e agora consigo atender o celular, falar com meus filhos, e uso a câmera quando ligo para parentes no interior”, completa, com um sorriso no rosto.

Alguns dos conteúdos trabalhados pelo professor Fábio Lopes Guerreiro ao longo da formação são o básico sobre o uso do celular (Android), inclusive questões de segurança e WhatsApp; YouTube e entretenimento digital; serviços governamentais e documentos digitais, como o cadastro no GOV.BR , e serviços relacionados a INSS, SUS, CNH Digital, Carteira de Trabalho Digital, FGTS, CPF digital, título de eleitor online; aplicativos bancários e pagamentos digitais; o que é um QR Code e como utilizá-lo; compras online seguras; como identificar golpes e fraudes; e o computador e suas funcionalidades, inclusive como utilizar mouse, teclado, pendrive e impressora.

Guerreiro cita uma situação para descrever a importância de todos se inteirar sobre as potencialidades, e riscos, das novas tecnologias. “O marido de uma aluna sofreu um golpe pelo celular na conta de banco. A gente conseguiu intervir e o banco vai devolver o dinheiro. O resultado disso tudo é que, agora, ele também se interessou e pretende se matricular no curso.”

A formação inteira tem 60 horas e as aulas acontecem uma vez por semana. O segundo ciclo teve início em julho e a formatura está prevista para acontecer em dezembro.

- Públicidade -
Tags:formação gratuitaNotícias da cidade de Diadematerceira idadeuniverso digital

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Fiscalização apreende mais de 1.000 garrafas de vodka vazias em ferro velho do Riacho Grande Fiscalização apreende mais de 1.000 garrafas de vodka vazias em ferro velho do Riacho Grande
Próximo artigo Durante presidência de Ana Nice, Câmara de São Bernardo aprova mais de 150 matérias e amplia pautas sociais Durante presidência de Ana Nice, Câmara de S.Bernardo aprova 150 matérias e amplia pautas sociais

Últimas notícias

Novorizontino - Palmeiras - Transmissões
Transmissões desta terça-feira; saiba como assistir todos os jogos do Brasil
20/01/2026
São Paulo - Copinha
Em jogo truncado, São Paulo aproveita chances e avança às semis da Copinha
20/01/2026
Santos
Santos x Corinthians terá casa cheia: Peixe anunciou ingressos esgotados
19/01/2026
Cauly - São Paulo
Cauly interessa ao São Paulo, mas Bahia estabelece preço
19/01/2026
Acidente complica trânsito na alça de acesso à Via Anchieta em São Bernardo
Acidente complica trânsito na alça de acesso à Via Anchieta em São Bernardo
19/01/2026

Recomendadas

Casa do Trabalhador de Mauá tem 567 vagas de emprego para a próxima semana
MauáEconomia

Casa do Trabalhador de Mauá reúne 138 vagas de emprego

19/01/2026
Ribeirão Pires divulga 40 vagas de emprego do Atende Fácil
Ribeirão PiresEconomia

Ribeirão Pires divulga 40 vagas de emprego do Atende Fácil

19/01/2026
Diadema: Programa Ação nos Bairros convoca novos inscritos
CidadesDiadema

Diadema: Programa Ação nos Bairros convoca novos inscritos

18/01/2026
Chuva forte causa pontos de alagamento e interdita trechos de vias em Diadema
DiademaCidades

Chuva forte causa pontos de alagamento e interdita trechos de vias em Diadema

17/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?