ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Brasil

Lula classifica Operação Contenção, no Rio de janeiro como “desastrosa”: ‘Matança’

Presidente da República defende que legistas da Polícia Federal participem de investigação  

Gislayne Jacinto
Última atualização: 04/11/2025 18:29
Por Gislayne Jacinto
Publicado 04/11/2025
Compartilhar
Lula classifica Operação Contenção, no Rio de janeiro como "desastrosa": 'Matança'
Lula classifica Operação Contenção, no Rio de janeiro como “desastrosa”: ‘Matança’. Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta terça-feira (04/11), sobre a Operação Contenção, realizada no dia 28 de outubro, no Rio de Janeiro. Para o presidente, a operação foi “desastrosa”.

“O dado concreto é que a operação, do ponto de vista da quantidade de mortes, as pessoas podem considerar um sucesso, mas do ponto de vista da ação do Estado, eu acho que ela foi desastrosa”, disse o presidente em entrevista a agências internacionais de notícias.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o presidente disse que seu governo vai pressionar por uma investigação independente. “É importante ver em que condições se deu”, disse Lula. “A ordem do juiz era uma ordem de prisão, não uma ordem de matança, e houve uma matança”, acrescentou.

A Operação Contenção integrou 2500 policiais de diversas unidades fluminenses para atacar pontos estratégicos da facção Comando Vermelho em bairros dos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. A ação teve tiroteios intensos e registrou a morte de 121 pessoas, sendo quatro delas policiais.

Moradores relatam que dezenas de corpos foram encontrados na mata, muitos deles com sinais de rendição, como mãos e pernas amarrados, e de execução e tortura. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, sustenta a versão de que todos os homens que se renderam foram presos, além de afirmar que a operação “foi um sucesso”. Essa foi a operação policial mais letal da história do estado.

A Organização das Nações Unidas (ONU) já havia se manifestado favorável a uma investigação independente para “garantir responsabilização pelos fatos.

COP30

Lula conversou com jornalistas em Belém, onde acontecerá a Cúpula do Clima, nos próximos dias 6 e 7, que reunirá dezenas de chefes de Estado. A partir do dia 10, a capital paraense recebe a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

- Públicidade -
Tags:investigaçãoLulamegaoperaçãoPolícia Federalrio de janeiro

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Smart Sanca auxilia em três capturas de procurados pela Justiça em São Caetano do Sul Smart Sanca auxilia em três capturas de procurados pela Justiça em São Caetano
Próximo artigo Bacci Rebate Huck Após Declaração Polêmica Sobre Megaoperação no Rio Bacci rebate Huck após declaração polêmica sobre megaoperação no Rio

Últimas notícias

Matheus Pereira fecha com o Corinthians
Matheus Pereira fecha com o Corinthians até o final de 2026
11/01/2026
Gerson
R$ 640 milhões: Gerson movimentou uma fortuna em transferências
11/01/2026
GCM Ambiental apreende quase 2 km de redes de pesca ilegais na Represa Billings
GCM Ambiental apreende quase 2 km de redes de pesca ilegais na Represa Billings
11/01/2026
Morre a atriz Titina Medeiros, aos 48 anos, em decorrência de um câncer
Morre a atriz Titina Medeiros, aos 48 anos, em decorrência de um câncer
11/01/2026
Logo da Copinha 2026
Veja todos os jogos da 2ª fase na Copinha
11/01/2026

Recomendadas

Lyon - Endrick estreia
EsporteBrasil

Endrick estreia hoje (11), saiba como assistir

11/01/2026
Gerson
EsporteBrasil

Gerson no Cruzeiro é a maior contratação da história do BR

10/01/2026
Corpo é localizado em São Bernardo e Polícia investiga caso
São BernardoCidades

Corpo é localizado em São Bernardo e Polícia investiga caso

10/01/2026
CNH 2026: Renovação de habilitação pode ser feita de forma automática e gratuita
BrasilCidades

CNH 2026: Saiba como renovar sua habilitação de forma automática e gratuita

10/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?