
O Bar Villa Jardim, que fica na Avenida Marginal Direita, 235, no bairro Taboão, em São Bernardo do Campo, anunciou nesta terça-feira (30/09) a suspensão temporária de suas atividades. A decisão, comunicada pelas redes sociais do estabelecimento, ocorre em meio a uma onda de casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado de São Paulo, que já levou à interdição de outros bares na capital e na própria São Bernardo.
A suspensão foi motivada após um relato de cliente que teria passado mal depois de consumir bebida alcoólica no local. Em seu comunicado, o Villa Jardim defendeu a qualidade e procedência de seus produtos, afirmando que “todas as bebidas comercializadas são adquiridas lacradas, diretamente de distribuidores e fornecedores tradicionais, com autenticidade e procedência comprovadas por notas fiscais.”
Apesar de ter ciência de “apenas um relato”, a administração frisou que “preza rigorosamente pela qualidade dos produtos comercializados e dos serviços prestados” e declarou que o local permanecerá fechado até que haja total esclarecimento sobre a situação e a segurança dos clientes esteja integralmente garantida. “Nos solidarizamos com todos aqueles que foram afetados por esta situação”, diz a nota.

Vigilância Sanitária Interdita Bar em São Bernardo
Paralelamente à decisão do Villa Jardim, a Vigilância Sanitária do Estado e do município de São Paulo, em parceria com a Polícia Civil, intensificou as fiscalizações na região.
Em São Bernardo do Campo, um bar foi interditado pela vigilância nesta terça-feira (30) como medida cautelar dentro da investigação sobre a intoxicação por metanol. Garrafas de bebidas apreendidas no estabelecimento interditado foram encaminhadas para perícia policial.
Na capital paulista, dois bares nos bairros dos Jardins e Mooca também tiveram as atividades totalmente interditadas. As ações ocorreram após o registro de sete casos confirmados de intoxicação por metanol e outros 15 registros sob investigação. Até o momento, foram confirmados cinco óbitos ligados aos casos, sendo um deles na capital e quatro ainda em análise.
O Governo de São Paulo anunciou a criação de um gabinete de crise para atuar nos casos de intoxicação. As fiscalizações resultaram na apreensão de mais de 100 garrafas de bebidas sem rótulos e comprovação de procedência apenas nos estabelecimentos da capital. Em outras regiões, como o Planalto Paulista e M’Boi Mirim, minimercados e distribuidoras também foram fiscalizados e tiveram produtos apreendidos ou a comercialização parcialmente interditada.

Sinais de Alerta para Intoxicação por Metanol
A intoxicação por metanol é considerada grave e pode levar à cegueira permanente ou até mesmo a óbito. A substância pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas e adulteradas.
O secretário de Saúde, Eleuses Paiva, alertou que o socorro em até 6 horas após o início dos sintomas é crucial para evitar o agravamento do quadro.
Sintomas de alerta:
- Dores abdominais intensas
- Tontura
- Confusão mental
Pacientes com quadro incomum após a ingestão de bebida alcoólica devem procurar atendimento médico imediato para exames laboratoriais e avaliação oftalmológica. As unidades de saúde do estado estão preparadas para lidar com a situação, e o tratamento precoce, que pode incluir o uso de antídoto, é fundamental para a recuperação.
