
A Prefeitura de São Bernardo informa que, em decorrência das fortes chuvas e ventos registrados na manhã desta segunda-feira (22/09), ocorreu o desligamento da Subestação Sul da CTEEP, responsável pela transmissão de energia para a rede da Enel SP. A ocorrência impactou aproximadamente 927 mil clientes, afetando não apenas grande parte de São Bernardo, mas também áreas de Diadema, São Paulo, São Caetano do Sul e Santo André. No município, 51% dos clientes da Enel foram afetados.
Segundo a Enel, o restabelecimento das ligações já está em andamento. A Prefeitura acompanha de perto a operação para garantir que a retomada ocorra de forma ordenada e segura, minimizando prejuízos à população.
O trânsito do município também foi afetado. Cerca de 70% dos semáforos apresentaram falhas em função da queda de energia. Para reduzir os impactos e reforçar a segurança de motoristas e pedestres, a Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura mobilizou agentes em pontos estratégicos de grande movimento. A normalização do sistema semafórico já foi iniciada e as equipes seguem em monitoramento constante.
A Defesa Civil de São Bernardo esclarece que, até o momento, houve registro de queda de duas árvores na cidade: uma na Rua Padre Manuel da Natividade, altura do número 110, no bairro Assunção, onde a Enel foi acionada para que possa ser retirada do local; a outra, na Rua Paulo Nagima, altura do número 3, no Rudge Ramos, está em área privada, apoiada no muro.
Nota da Enel
A Enel se manifestou sobre a falta de energia na Grande São Paulo.
Leia:
”A Enel Distribuição São Paulo informa que um desligamento em subestação da empresa de transmissão Isa Energia Brasil, ocorrido por volta das 10h50 de hoje (22), afetou o fornecimento de energia para cerca de 900 mil clientes da distribuidora. Até as 11h22, todos os clientes impactados por essa ocorrência tiveram o serviço restabelecido. As regiões mais afetadas foram os municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, no ABC, e bairros como Jabaquara, Vila Mariana e Ipiranga.
A concessionária esclarece ainda que fortes ventos, acompanhados de chuvas, persistem na área de concessão desde a madrugada de segunda-feira (22) provocando queda de galhos e árvores e danos à rede elétrica em diversos pontos. A distribuidora reforçou as equipes em campo e segue atuando para restabelecer o serviço. Entre os bairros da capital mais atingidos estão Pinheiros, Parelheiros, Tucuruvi, Lapa e Vila Andrade.
Veja a situação em outras cidades

Em caso de falta de luz, a Enel orienta que os clientes priorizem os canais digitais para agilizar o atendimento:
Site: www.enel.com.br
Aplicativo Enel São Paulo: disponível para iOS e Android
WhatsApp (Elena): (21) 99601-9608”
