ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
1

Início » São Bernardo

Bibliotecas comunitárias de São Bernardo ampliam acesso ao conhecimento nos bairros

Com apoio da Secretaria de Cultura, espaços estruturados por comunidades integram roteiro de endereços destinados à leitura em São Bernardo

Gislayne Jacinto
Última atualização: 11/09/2025 19:06
Por Gislayne Jacinto
Publicado 11/09/2025
Compartilhar
Bibliotecas comunitárias de São Bernardo ampliam acesso ao conhecimento nos bairros
Bibliotecas comunitárias de São Bernardo ampliam acesso ao conhecimento nos bairros

Quase 3 mil livros organizados nas estantes de uma sala simples, mas acolhedora, compõem o acervo da Biblioteca Popular Carlos Marighella, em São Bernardo. Há oito anos, a mobilização de moradores, educadores e voluntários fez do pequeno espaço um portal para o universo literário, dentro da sede do Conselho Comunitário Núcleo Cafezais, no Montanhão. A unidade está entre as cinco bibliotecas comunitárias já mapeadas pela Secretaria de Cultura do município, que trabalha para apoiar e fomentar as iniciativas.

“Dentro de um conjunto de ações de estímulo ao setor cultural, para ampliar o acesso dos moradores ao conhecimento e a manifestações de arte, nossa equipe tem trabalhado no apoio às bibliotecas comunitárias da cidade. Espaços que se somam às bibliotecas públicas municipais e se tornam ponto de encontro para os apreciadores da literatura, estudantes e escritores”, destacou a secretária de Cultura de São Bernardo, Samara Dinis.

Além da Biblioteca Popular Carlos Marighella, fazem parte dos espaços já catalogados a Biblioteca Comunitária Pulo do Sapo, no Alvarenga; a Biblioteca Comunitária Mboatar, no Jordanópolis; a Sala de Leitura Padre Léo Commissari, no Montanhão; e o Quero Ler, no Curucutu, região do Pós-Balsa.

DO CAFEZAIS PARA O MUNDO

Biblioteca Popular Carlos Marighella, no início das atividades, em 2017, os títulos de maior procura eram os infantis. “Nosso público assíduo, nos primeiros anos, eram as crianças do bairro”, lembra o coordenador do espaço, Geraldo de Souza Pereira, que é sociólogo e um idealizadores do projeto.

Com o tempo, e doações que representam 90% do acervo, as áreas do conhecimento no catálogo de livros cresceram e se diversificaram. Tem opção para quem curte poesia, literatura nacional e latino-americana, saúde, ecologia, direito. “A gente dá conta das principais categorias daquilo que está disponível em bibliotecas públicas”, observa Geraldo.

Instalada no segundo andar de um imóvel na Passagem dos Cafezais, a Biblioteca Popular do Montanhão recebe, por semana, média de 150 leitores. São moradores da comunidade e frequentadores das atividades culturais, esportivas e educativas gratuitas realizadas dentro da sede da associação.

O cursinho pré-vestibular para jovens da rede pública está entre elas. Foi em busca deste tipo de oportunidade que um dos alunos da turma, Gabriel Victor Rodrigues, de 20 anos, descobriu o espaço literário.

“Passava aqui e não sabia o que era. A biblioteca pra mim é como água para minhas raízes, pra eu poder crescer. Aproveito este espaço para evoluir. Por isso comecei a ter conhecimento em português e sobre a cultura dos meus ancestrais”, destaca o jovem, que tem origens familiares indígenas.

BUSCAR ESPERANÇA

Para levar o livro emprestado para casa, é necessário ter carteirinha e assinar a ficha de empréstimo. Tem opção para todos os estilos – e para todos. O acervo conta com títulos em braile e até audiolivros, em aparelhos MP3.

Na sala modesta e bem estruturada, entre tantos livros e tantas boas histórias cabem novos sonhos. “Aqui tem disso, de as pessoas virem buscar esperança e encontrar. Esse é um espaço de acolhimento. Antes era uma sala onde dava aulas de alfabetização. Decidimos transformar em um espaço de cultura, que a comunidade pudesse desfrutar. Tenho muito orgulho de nossa biblioteca”, conta Rosa Maria de Souza – a Tia Rosa, 53 anos, presidente do Conselho Comunitário.

 

 

Tags:acessoampliaçãobairrosbiblioteca comunitáriasconhecimentosão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Jornalista Miriam lança livro infantil com ilustrações de Fernandes, um artista premiado Jornalista do ABC lança livro infantil com ilustrações de artista premiado
Próximo artigo Por 4 a 1, STF condena Bolsonaro e mais sete pela trama golpista. Foto: Por 4 a 1, STF condena Bolsonaro e mais sete
- Públicidade -

Últimas notícias ABC Paulista

Santos neymar
Neymar desconversa sobre lesão: “Não tem problema nenhum”
27/05/2026
Corinthians Andres sanchez
Andrés Sanchez enxerga irregularidades na expulsão e vai judicializar o caso
27/05/2026
Memphis corinthians
Memphis é convocado para a Copa do Mundo
27/05/2026
Acidente entre carro e moto em Santo André trava trânsito e causa reflexos em SBC
Acidente entre carro e moto em Santo André trava trânsito e causa reflexos em SBC
27/05/2026
são paulo
São Paulo foi o time com melhor defesa na fase de grupos da Sul-Americana
27/05/2026

Recomendadas

GCM Ambiental apreende 570 metros de redes de pesca na Represa Billings em São Bernardo
São BernardoCidades

GCM Ambiental apreende 570 metros de redes de pesca na Represa Billings em São Bernardo

27/05/2026
Homem tira a vida da namorada em S.Bernardo 4 dias após ser solto em audiência de custódia
São BernardoCidades

Homem que matou namorada em S.Bernardo após ser solto em audiência de custódia é condenado a 26 anos de prisão

27/05/2026
Moto aquática usada por casal desaparecido é encontrada à deriva em alto-mar
BrasilCidades

Jovem que ficou 42 horas à deriva em Ilhabela é resgatada por pescadores

27/05/2026
Moradores de São Bernardo e da capital relatam tremor após terremoto de magnitude 6,9 no Chile
São BernardoCidades

Moradores de São Bernardo e da capital relatam tremor após terremoto de magnitude 6,9 no Chile

27/05/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?