ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Consórcio ABC e Prefeitura de SP alinham trabalho conjunto nas divisas da região com a Capital

Gislayne Jacinto
Última atualização: 08/09/2025 17:22
Por Gislayne Jacinto
Publicado 08/09/2025
Compartilhar
Consórcio ABC e Prefeitura de SP alinham trabalho conjunto nas divisas da região com a Capital
Consórcio ABC e Prefeitura de SP alinham trabalho conjunto nas divisas da região com a Capita. Foto: Divulgação/Consórcio

Com o objetivo de dar sequência no trabalho integrado entre as prefeituras do Grande ABC e da Capital, o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Aroaldo da Silva, se reuniu com secretários municipais paulistanos e subprefeitos para alinhar ações conjuntas nas áreas de divisas. O encontro ocorreu na Praça da Artes, no Centro de São Paulo.

Representando a Capital, participaram do encontro o secretário das Subprefeituras, Fabricio Cobra, os 32 subprefeitos da cidade, o secretário de Esportes e Lazer, Rogério Lins, e o secretário-executivo de Limpeza Urbana, Osmário Ferreira da Silva.

A pauta da reunião incluiu a criação do Grupo de Trabalho Divisas, com o objetivo de ampliar a integração de políticas públicas entre as sete cidades do Grande ABC e a Capital.

Também participaram da agenda representantes da Transpetro, subsidiária da Petrobras responsável pelo transporte e logística de combustíveis e derivados. A empresa conta com uma malha dutoviária que atravessa a região e articula ações, em conjunto com as prefeituras, para o desenvolvimento social e ambiental das comunidades vizinhas às suas operações.

O secretário-executivo do Consórcio ABC ressaltou que o encontro com representantes da Capital representou mais um para fortalecer a integração entre o Grande ABC e São Paulo.

“A criação do Grupo de Trabalho Divisas vai nos permitir avançar em soluções conjuntas para questões que afetam diretamente a população nas áreas limítrofes, com ações coordenadas em segurança, limpeza urbana, esportes, lazer e desenvolvimento social. Com o apoio das prefeituras, subprefeituras e parceiros estratégicos, vamos consolidar políticas públicas integradas que promovam qualidade de vida, sustentabilidade e um desenvolvimento regional cada vez mais equilibrado”, afirmou Aroaldo da Silva.

União metropolitana

A proposta de criação do Grupo de Trabalho Divisas, para articular ações conjuntas entre o Grande ABC e a Capital, foi anunciada em março, quando o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, esteve na sede da entidade regional, em reunião com os sete prefeitos da região, e formalizou o ingresso da capital paulista ao Consórcio ABC. Desde então, o órgão que representa as sete cidades tem feito levantamentos sobre as divisas com o território paulistano e articulado reuniões para alinhas ações conjuntas.

Segundo dados levantados pela equipe técnica do Consórcio ABC, nove subprefeituras da Capital fazem limite com cinco cidades do Grande ABC. As subprefeituras que fazem divisa com a região aproximadamente 2,5 milhões de pessoas, número de habitantes próximo ao total das sete cidades (2,8 milhões).

- Públicidade -
Tags:capitalconsórcio intermunicipal do abcprefeiturareuniãosão pauloseretários

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Polícia recupera carro e moto roubados em Santo André e detém dois assaltantes. Homem joga carro em cima de 4 assaltantes para salvar esposa de roubo em Santo André
Próximo artigo Por volta das 11h de sábado (6/9), os GCMs avistaram uma motocicleta Honda PCX em alta velocidade. GCM de São Caetano prende dupla por tráfico, associação criminosa e rifa de drogas

Últimas notícias

'O governo não quer paz', diz Paulinho da Força após Lula vetar redução de penas a Bolsonaro e aliados
‘O governo não quer paz’, diz Paulinho da Força após Lula vetar redução de penas a Bolsonaro e aliados
08/01/2026
Explosão de tanque de óleo deixa dois feridos em fábrica de lubrificantes em Mauá
Explosão de tanque de óleo deixa dois feridos em fábrica de lubrificantes em Mauá
08/01/2026
GCM de São Bernardo atende três ocorrências de violência doméstica no fim de semana
GCM de São Bernardo atende três ocorrências de violência doméstica no fim de semana
07/01/2026
GCM de Santo André prende 12º foragido da Justiça com uso de reconhecimento facial
GCM de Santo André prende 12º foragido da Justiça com uso de reconhecimento facial
08/01/2026
Em São Bernardo, PM prende trio e recupera motocicleta furtada em condomínio no Jardim Silvina
Em São Bernardo, PM prende trio e recupera motocicleta furtada em condomínio no Jardim Silvina
08/01/2026

Recomendadas

Lula veta integralmente 'PL da Dosimetria' que reduziria penas de condenados pelo 8 de janeiro
BrasilPolítica

Lula veta integralmente ‘PL da Dosimetria’ que reduziria penas de condenados pelo 8 de janeiro

08/01/2026
Prefeitura inicia manutenção da Tenda Multicultural do Complexo Ayrton Senna
Ribeirão PiresCidades

Prefeitura de Ribeirão Pires inicia manutenção da Tenda Multicultural do Complexo Ayrton Senna

08/01/2026
Prefeitura de São Bernardo articula fortalecimento do setor moveleiro e prepara novas edições da Jurubatuba Week
CidadesSão Bernardo

S.Bernardo articula fortalecimento do setor moveleiro e prepara novas edições da Jurubatuba Week

08/01/2026
Prefeitura de Mauá alerta sobre golpes contra MEIs da cidade
CidadesMauá

Prefeitura de Mauá alerta sobre golpes contra MEIs da cidade

07/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?