
O Governo de São Paulo, por meio do Fundo Social, inaugurou nesta sexta-feira (29) a primeira Praça da Cidadania de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana. Localizado no Jardim Planalto, o espaço reúne áreas de esporte, lazer, convivência e uma Escola de Qualificação Profissional com cursos gratuitos voltados à população.
“Essa não é só uma Praça, é um verdadeiro Complexo da Cidadania, um espaço gigante, estruturado e de qualidade, que vai transformar muitas vidas em São Bernardo. Além de toda a estrutura esportiva e de lazer, teremos cursos profissionalizantes que representam inclusão social e oportunidades de futuro para a nossa população. Só tenho a agradecer ao Fundo Social do Estado e ao Governo do Estado, que têm sido grandes parceiros da nossa cidade”, frisou a prefeita Jessica Cormick, destacando a importância da entrega do equipamento à população.
O governador Tarcísio de Freitas ressaltou que a Praça da Cidadania tem em seu escopo o compromisso de inclusão e transformação. “Este é um local para a prática de esportes e convivência, mas, acima de tudo, de capacitação. As pessoas virão para esta Praça para fazer cursos que conectam as pessoas mais rapidamente ao mercado de trabalho. Acreditamos na inserção produtiva: vamos formar as pessoas, que vão encontrar um emprego, prosperar e levar o pão para casa. Tenho certeza de que muitas vidas serão transformadas aqui. O Governo de São Paulo está aqui para caminhar junto com São Bernardo”, sustentou.
Cabe frisar que esta é a quarta visita oficial do governador Tarcísio de Freitas ao município em 2025, que já recebeu neste ano a entrega de matrículas da CDHU na Vila Ferreira, a ampliação da ETA Rio Grande e a entrega de 120 unidades habitacionais no Alvarenga Peixoto, o que reforça a parceria do município com o Governo do Estado, promovendo iniciativas em benefício da população.
A Praça fica na Rua Oneda, próxima à EMEB Sadao Higuchi e à Avenida Dom Jaime de Barros Câmara. A gestão da unidade será integrada. Com a entrega, a Prefeitura de São Bernardo – que cedeu o terreno – ficará responsável pela manutenção e zeladoria do espaço, enquanto o Fundo Social irá gerir a Escola de Qualificação Profissional, garantindo a oferta de cursos de capacitação.
O modelo de Praça foi criado sob o conceito de transformar áreas urbanas em espaços de convivência, lazer e desenvolvimento humano.
Rede
Com a entrega, São Bernardo passa a integrar a rede de Praças da Cidadania já instaladas em Guarulhos, Osasco, Itapevi, Mauá, Mogi das Cruzes, Paraisópolis, Vila da Paz, Hortolândia, Itaquaquecetuba e Santo André. A nova unidade é a 11ª inaugurada no Estado.
O empreendimento ocupa uma área superior a 40 mil m², planejada para atender diferentes faixas etárias e necessidades da comunidade. Entre os equipamentos disponíveis estão campo de futebol, quadras poliesportiva e society, pista de skate, academia ao ar livre, playground (parquinho infantil), piscina, pista de caminhada e área de jogos. A estrutura também abriga salas de aula para cursos de qualificação profissional.
A implantação da Praça da Cidadania contou com investimentos de mais de R$ 20 milhões, viabilizados pelo Fundo Social de São Paulo, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Após a entrega, a Prefeitura de São Bernardo do Campo ficará responsável pela manutenção e zeladoria do espaço, enquanto o Fundo Social continuará a gerir a Escola de Qualificação Profissional, garantindo a oferta de cursos gratuitos à população.

Escola de Qualificação Profissional
Integrada ao projeto, a Escola de Qualificação Profissional da Praça da Cidadania de São Bernardo do Campo oferece cursos em seis áreas: moda e arte, beleza e bem-estar, gastronomia, informática, construção civil e administração. Com capacidade para atender até 120 alunos por dia, a iniciativa busca ampliar oportunidades, gerar renda e promover inclusão social.
A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, destacou a relevância da ação. “É isso que buscamos em cada Praça da Cidadania: criar condições para que cada cidadão sonhe, alcance autonomia, tenha acesso ao mercado de trabalho e construa uma vida melhor para si e para sua família”, afirmou.

Sustentabilidade
A Praça da Cidadania de São Bernardo do Campo também foi planejada com foco em soluções sustentáveis, que reduzem impactos ambientais e promovem eficiência no uso de recursos. O projeto conta com iluminação em LED, pisos permeáveis, jardins de chuva para retenção e infiltração das águas pluviais, além de um sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva destinado ao uso nos sanitários.
Novas Praças
O programa continua em expansão. Em 2025, estão previstas inaugurações das Praças da Cidadania em Embu das Artes, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, fortalecendo a política pública de integração social, lazer e qualificação profissional em diferentes regiões do Estado.

Ver essa foto no Instagram
