ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » São Bernardo

SBC adere a projetos de inclusão de mulheres PCDs e Polo de Empregabilidade Inclusiva

Prefeito Marcelo Lima formaliza parceria a programas Todas in-Rede e de auxílio ao mercado de trabalho, ligados ao governo do Estado; ato é parte da programação de aniversário da cidade de São Bernardo 

Gislayne Jacinto
Última atualização: 14/08/2025 22:56
Por Gislayne Jacinto
Publicado 14/08/2025
Compartilhar
SBC adere a projetos de inclusão de mulheres PCDs e Polo de Empregabilidade Inclusiva
SBC adere a projetos de inclusão de mulheres PCDs e Polo de Empregabilidade Inclusiva. Foto: Divulgação

Em medida que visa ampliar ações efetivas de inclusão, a Prefeitura de São Bernardo oficializou na tarde desta quarta-feira (13/08) a adesão aos programas Todas in-Rede e Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), iniciativas do governo do Estado de São Paulo coordenadas pela Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A parceria foi firmada pela Prefeitura e pelo secretário estadual da PCD, Marcos da Costa, em evento realizado na Câmara, durante agenda que integra a programação de 472 anos de São Bernardo.

Contents
  • ESTRATÉGICOS
  • Objetivos principais do Todas in-Rede:
  • Público-alvo
  • Eixos de atuação
  • Para empresas

O Todas in-Rede tem como foco a promoção de políticas públicas para mulheres com deficiência de todas as idades, voltadas à inclusão social, capacitação delas e da rede de apoio com cursos de capacitação e ajuda em casos de violência e capacitismo (preconceito contra pessoas com deficiência). Já o PEI, por sua vez, faz a conexão entre a pessoa com deficiência que procura emprego e a capacitação da empresa para fazer a inclusão deste público nos seus espaços de trabalho.

Participaram também do evento a presidente do Conselho Estadual de Assuntos da Pessoa com Deficiência, Ariane Sá, o prefeito Marcelo Lima a vice-prefeita Jéssica Cormick, o secretário municipal da PCD e TEA (Transtorno do Espectro Autista), Fábio Branco, e o presidente da Câmara, Danilo Lima, entre outras autoridades e representantes.

ESTRATÉGICOS

De forma geral, o Programa Todas in-Rede oferece às mulheres com deficiência cursos voltados para quatro áreas estratégicas: trabalho, renda e autonomia financeira; prevenção à violência; empoderamento, autoestima e liderança; e ainda sobre direitos afetivos, sexuais e reprodutivos.

O PEI, por sua vez, visa a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio de ações de busca ativa de candidatos, entrevista de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas e apoio pós-inclusão.

“São Bernardo dá mais um passo firme nas políticas públicas de inclusão ao trazer os programas Todas in-Rede e Polo de Empregabilidade Inclusiva para nossa cidade. O Todas in-Rede fortalece o protagonismo e a autonomia das mulheres com deficiência e o PEI cria oportunidades reais de trabalho, conectando talentos e empresas. São ações que colocam nossa São Bernardo na vanguarda da igualdade de oportunidades e do respeito à diversidade”, disse o secretário Fábio Branco.

Objetivos principais do Todas in-Rede:

– Fortalecer o protagonismo e a autonomia das mulheres com deficiência.

– Garantir acesso à informação sobre direitos, serviços públicos e canais de denúncia.

– Conectar mulheres com deficiência a políticas públicas já existentes.

– Combater todas as formas de violência e exclusão social.

– Promover ações de capacitação, apoio psicológico e jurídico.

Público-alvo

– Mulheres com deficiência, de todas as idades, independentemente do tipo de deficiência.

Eixos de atuação

– Disseminação de conteúdos acessíveis sobre direitos e serviços.

– Apoio psicológico, jurídico e social.

– Capacitação profissional e empoderamento.

– Integração com municípios, organizações e outros programas governamentais.

O que o PEI oferece para candidatos:

– O PEI atua como ponte entre candidatos com deficiência e empresas, buscando vagas adequadas ao perfil de cada pessoa.

– Oferece suporte para elaboração de currículos, preparação para entrevistas e acompanhamento durante o processo seletivo.

– Auxilia na avaliação interdisciplinar para identificação das funcionalidades e habilidades do candidato, recomendando funções e trabalhos adequados.

Para empresas

– O PEI oferece suporte para empresas que desejam contratar pessoas com deficiência, incluindo treinamento e sensibilização das equipes, além de auxílio na adequação do posto de trabalho.

– O PEI possui um banco de dados com candidatos com deficiência qualificados para diferentes áreas.

– Auxilia na criação de ambientes mais acessíveis e inclusivos.

 

Tags:inclusão socialmulheres PCDsPolo de Empregabilidade Inclusivaprojetossão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior São Caetano exclui quase 48 mil moradores de outras cidades do cadastro de Saúde São Caetano exclui quase 48 mil moradores de outras cidades do cadastro de Saúde
Próximo artigo Em São Bernardo, PM prende homem com moto adulterada no Jordanópolis Em São Bernardo, PM prende homem com moto adulterada no Jordanópolis

Últimas notícias

COI identifica ônibus clonado em Santo André e condutor é detido
COI identifica ônibus clonado em Santo André e condutor é detido
05/12/2025
Idosa morre atropelada por ônibus da BR7 no Rudge Ramos, em São Bernardo
Idosa morre atropelada por ônibus no Rudge Ramos, em São Bernardo
05/12/2025
Polícia Investiga óbito de grávida de sete meses em Mauá
Polícia Investiga óbito de grávida de sete meses em Mauá
05/12/2025
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
04/12/2025
fachada do Carrefour da av. Maria Servidei Demarchi
Cliente morre após mal súbito, e Carrefour de São Bernardo do Campo fecha as portas
04/12/2025

Recomendadas

GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
MauáCidades

GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico

04/12/2025
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
DiademaCidades

GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade

05/12/2025
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
CidadesSão Bernardo

Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida

05/12/2025
Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes
Cultura e LazerSão Bernardo

Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes

04/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?