ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Sem classificação

Canal de Ouvidoria PCD é criado em SBC para agilizar atendimento e identificar necessidades

Com a proposta da inclusão, prefeito lançou serviço exclusivo no início da noite desta segunda-feira, como parte da programação de aniversário

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 13/08/2025 15:58
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 13/08/2025
Compartilhar
Canal de Ouvidoria PCD é criado em São Bernardo para agilizar atendimento e identificar necessidades
Canal de Ouvidoria PCD é criado em São Bernardo para agilizar atendimento e identificar necessidades. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo anunciou no início da noite desta segunda-feira (11/8) a criação de canal de Ouvidoria da Pessoa com Deficiência para receber, exclusivamente, as demandas relacionadas à proteção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência. O objetivo da gestão municipal, com a criação desta ferramenta direta, é identificar com mais eficiência e celeridade as necessidades deste público em São Bernardo, a fim de direcionar a implementação de políticas públicas mais adequadas e assertivas.

Durante o lançamento, o prefeito Marcelo Lima estava acompanhado pelo secretário municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, Fábio Branco, e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Allan Mazzolene. A iniciativa significa também a realização de mais uma das propostas do Plano de Governo

“A instalação da Ouvidoria da Pessoa com Deficiência materializa a missão da Prefeitura na responsabilidade, defesa e cuidado com as pessoas, zelando pela efetividade dos direitos consagrados pela Constituição Federal e Lei Brasileira de Inclusão, assumindo dentro deste contexto o papel de agente transformador, tornando nossa cidade cada vez mais inclusiva”, pontuou o prefeito Marcelo Lima.

A Ouvidoria da Pessoa com Deficiência foi criada por meio do Decreto 23.020 de 2025 e já está disponível para o recebimento de denúncias, reclamações, elogios ou sugestões. O morador deve acessar o site da Prefeitura, ir no ícone Ouvidoria e buscar a opção Ouvidoria da Pessoa com Deficiência.

“A Ouvidoria da Pessoa com Deficiência é mais um canal de comunicação entre as pessoas com deficiência e a administração pública, permitindo-lhes falar de suas necessidades específicas, contribuindo na identificação de soluções, na proposição de melhorias e na construção de políticas públicas adequadas ao acesso físico, digital e tecnológico”, frisou o secretário Fábio Branco.

DEFESA DOS DIREITOS

A iniciativa complementa outras ações do governo do prefeito Marcelo Lima na defesa dos direitos e da inclusão da pessoa com deficiência e TEA de São Bernardo, casos da Oficina Ortopédica Itinerante, Rota do Emprego PCD, que promoveu ações na Praça da Matriz, no Centro, e no Batistini. Também com o objetivo de oferecer oportunidades de trabalho a esse público, foi realizado em março o Feirão de Emprego para Mulheres, que ofertou mais de 2.000 vagas em parceria com 40 empresas da cidade.

Recentemente, foi aprovado na Câmara projeto do Executivo que estabelece gratuidade em todos os parques e espaços públicos para pessoas com deficiência e TEA. A nova norma abrange todos os equipamentos de lazer e convívio localizados em São Bernardo, independentemente da forma de administração, seja direta da Prefeitura ou indireta, por meio de concessão, permissão ou outra modalidade de delegação.

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Allan Mazzolene avaliou que o canal criado pela Prefeitura vai encurtar o caminho para que sugestões, demandas, reclamações e elogios por ações e serviços implementados pela gestão Marcelo Lima cheguem mais rapidamente aos destinatários.

“A criação da Ouvidoria da Pessoa com Deficiência pela Prefeitura de São Bernardo é muito importante para essa população, pois se trata de um canal acessível por meio do qual as pessoas podem se expressar de acordo com as suas necessidades, que serão acolhidas, analisadas e devidamente encaminhadas, tanto no setor público quanto no privado. Assim, é um canal que vai resultar em melhores serviços e políticas públicas eficazes, promovendo inclusão, justiça e cidadania para essa parcela da população”, comentou Allan.

Tags:agilizaçãoatendimentocanalidentificaçãonecessidadesOuvidoria PCDsão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Medieval Experience – A Taberna leva a Idade Média à Santo André Medieval Experience – A Taberna leva a Idade Média à Santo André
Próximo artigo Santo André promove 2ª edição do Mês do Hip Hop Santo André promove 2ª edição do Mês do Hip Hop

Últimas notícias

Operação São Bernardo Protege realiza mutirões em áreas de risco para conscientizar comunidades
Operação São Bernardo Protege realiza mutirões em áreas de risco para conscientizar comunidades
08/12/2025
São Bernardo tem uma nova milionária após prêmio no "Domingão com Huck"
São Bernardo tem uma nova milionária após prêmio no “Domingão com Huck”
08/12/2025
"A 1ª a vez que meu mental se esgotou", diz Neymar após permanência do Santos na Série A. Foto: Divulgação/Santos FC  
“A 1ª a vez que meu mental se esgotou”, diz Neymar após permanência do Santos na Série A
08/12/2025
Stuppendo Gelateria, do chef Edu Guedes, inaugura em Santo André 1ª unidade do ABCD
Stuppendo Gelateria, do chef Edu Guedes, inaugura em Santo André 1ª unidade do ABCD
07/12/2025
Vigilância sanitária interdita para venda 636 garrafas de bebidas em adega e supermercado de Diadema
Primeiro caso de intoxicação por metanol é confirmado em Mauá
07/12/2025

Recomendadas

Acidente tira a vida do sertanejo Mauri, irmão de Chitãozinho & Xororó
MauáBrasilCultura e Lazer

Acidente tira a vida do sertanejo Mauri, irmão de Chitãozinho & Xororó

08/12/2025
Marcelo Lima recepciona candidatos do 2º vestibular da Faculdade Municipal São Bernardo
São BernardoPolítica

Marcelo Lima recepciona candidatos do 2º vestibular da Faculdade Municipal São Bernardo

07/12/2025
América Central é Campeão da 3ª Divisão de São Bernardo
São BernardoEsporte

América Central é Campeão da 3ª Divisão de São Bernardo

07/12/2025
Atrações com Palhacinho Fofura, Naruto e Mickey aproveitam a movimentação das atividades antes do Natal para percorrer ruas da cidade
São BernardoCultura e Lazer

Carreta explosão volta a São Bernardo do Campo e encanta moradores

07/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?