ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Bernardo

Campanha do Laço Branco de SBC amplia participação de homens em defesa das mulheres

 Compromisso pela vida das mulheres une prefeito, secretários e vereadores em São Bernardo em campanha idealizada pela Secretaria da Mulher

Gislayne Jacinto
Última atualização: 11/08/2025 21:47
Por Gislayne Jacinto
Publicado 11/08/2025
Compartilhar
Campanha do Laço Branco de SBC amplia participação de homens em defesa das mulheres
Campanha do Laço Branco de SBC amplia participação de homens em defesa das mulheres. Foto: Divulgação       

São Bernardo está intensificando as ações voltadas à igualdade de gênero na cidade. O prefeito Marcelo Lima, secretários, secretários adjuntos e vereadores do município assinaram, nesta segunda-feira (11/08), compromisso de adesão à Campanha do Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra Mulheres. Esta é a primeira etapa da mobilização que, até dezembro, integrará lideranças do segmento religioso, profissionais de segurança e equipes que compõem a rede de proteção, entre outras.

A Campanha do Laço Branco, promovida em São Bernardo pela Secretaria da Mulher, gerida por Sandra do Leite, terá data específica no calendário municipal, instituída por lei – dia 6 de dezembro. Além de assinar o compromisso de adesão, chefe do Executivo, integrantes do primeiro escalão do governo, secretários adjuntos e parlamentares receberam botton com o símbolo da mobilização.

“Reafirmamos o nosso compromisso na luta contra a violência de gênero, pela proteção das mulheres. Nós, homens, temos que ser atuantes. Denunciar atos covardes de violência, prestar apoio e suporte, buscar informações sobre os serviços de segurança e proteção. E, acima de tudo, não tolerar o desrespeito. Medidas simples, no nosso dia a dia, para descontruir pensamentos e atitudes que ainda, infelizmente, causam tanto sofrimento e são inaceitáveis”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.

A secretária municipal da Mulher destacou avanços importantes para o fortalecimento da rede de proteção da cidade, detalhando o objetivo central da campanha. “Esse é um movimento global que trazemos para nossa cidade para dar ainda mais visibilidade às ações para garantir às moradoras segurança e direitos. Os homens precisam aderir à causa e fazerem sua parte. Para que mulheres não sejam mais vítimas em episódios lamentáveis, todos temos que fazer parte dessa luta”, frisou Sandra.

REDE DE PROTEÇÃO

A Prefeitura de São Bernardo trabalha em ações permanentes e integradas para o acolhimento, atendimento especializado e encaminhamento de mulheres vítimas de violência na cidade.

Entre os serviços de emergência em segurança, as moradoras contam com o apoio 24 horas da Patrulha Guardiã Maria da Penha, atrelada à GCM (Guarda Civil Municipal), que pode ser acionada pelo telefone 153. A Polícia Militar pode ser acionada em casos de urgência pelo telefone 190. Outros canais recebem denúncias sobre casos de violência: Central da Mulher, pelo telefone 180, e o Disque Denúncia, pelo telefone 181.

Vítimas de violência sexual ou outros tipos de violência física contam com o atendimento 24 horas do Hospital da Mulher (Avenida Imperador Pedro II, 216, Nova Petrópolis). O município conta com serviços gratuitos de acolhimento, para orientações, atendimento psicossocial, atividades de empoderamento e acompanhamento especializado: CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), localizado na Rua Dr. Fláquer, 208 – 2º andar, e a Casa da Mulher Paulista, na Rua Senador Ricardo Batista, 300.

Além disso, as moradoras contam com a Casa de Passagem para casos em que há a necessidade de a mulher deixar sua casa e buscar abrigo seguro – temporário, até a liberação de Medida Protetiva pela Justiça. Há também o Abrigo Protegido, estadia de longa permanência. O encaminhamento para este local é feito dentro da própria rede de proteção, seja por unidades municipais de saúde, nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade, ou outros serviços de referência.

Tags:campanha do laço brancoprefeiturasão bernardoSecretaria da Mulher

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Ligação de aduelas do Viaduto Estaiado Robert Kennedy é concluída e obra finaliza 1ª fase Ligação de aduelas do Viaduto Estaiado Robert Kennedy é concluída e obra finaliza 1ª fase
Próximo artigo Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, postou vídeo em que denunciou o influenciador Hytalo Santos por exploração de menores Felca agora usa carro blindado e seguranças após vídeo com denúncias de ‘adultização’

Últimas notícias ABC Paulista

Palmeiras
Palmeiras garante vaga na próxima edição da Libertadores
26/10/2026
Corinthians yuri alberto
Chances do Corinthians cair disparam após vitória do Grêmio; veja o novo percentual
26/10/2026
Palmeiras flamengo
Palmeiras volta ao segundo lugar com vitória do Flamengo
26/10/2026
corinthians gremio
Corinthians cai para antepenúltimo lugar com vitória do Grêmio fora de casa
26/10/2026
Poupatempo de São Bernardo verifica denúncias sobre supostos encontros íntimos em banheiro da unidade
Poupatempo de São Bernardo verifica denúncias sobre supostos encontros íntimos em banheiro da unidade
26/10/2026

Recomendadas

Flávio Bolsonaro diz ter sido intimado pela PF a entregar passaporte ao sair da casa do pai
BrasilPolítica

Flávio Bolsonaro diz ter sido intimado pela PF a entregar passaporte ao sair da casa do pai

26/10/2026
Motociclista envolvido em confusão em São Bernardo nega motivação política e registra B.O. por injúria racial
São BernardoCidades

Motoboy envolvido em confusão em São Bernardo nega motivação política e registra B.O. por injúria racial

26/10/2026
Com mudanças aprovadas, cerimônias do Executivo passam para 5 e 6 de janeiro, enquanto deputados estaduais de SP assumem em 1º de fevereiro
Santo AndréMauáPolíticaSão BernardoSão Caetano

Novas datas de posse: Presidente, governadores e deputados alteram calendário a partir de 2027

26/10/2026
São Caetano firma parceria com TJ-SP e Childhood Brasil para atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência
São CaetanoCidades

São Caetano firma parceria com TJ-SP e Childhood Brasil para atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência

26/10/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?