
Um caso ocorrido em São Bernardo do Campo de agressão de uma paciente a uma médica ganhou visibilidade nacional ao ser noticiado em reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, mostrando a importância da tecnologia para a segurança dos profissionais da saúde. O uso do botão do pânico é um exemplo de como a tecnologia pode ser uma aliada na proteção dos trabalhadores, que são cada vez mais alvos de violência.
Em 5 de julho, foi registrada violência sofrida por uma médica que trabalhava na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Alvarenga. A profissional foi agredida por uma paciente após negar a emissão de um atestado médico, considerado injustificado.
O que poderia ter resultado em uma situação ainda mais grave foi rapidamente controlado graças ao botão do pânico. O dispositivo de segurança, instalado em todas as unidades de urgência do município, foi acionado pela médica. Em poucos minutos, a GCM (Guarda Civil Municipal) chegou ao local, seguida pela Polícia Militar. A agressora foi detida e levada para a delegacia.
Na manhã desta segunda-feira, o prefeito Marcelo Lima destacou a importância do botão e elogiou o fato de ter virado notícia em nível nacional
Ver essa foto no Instagram
