
A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (6/08) evento de abertura das celebrações do Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno. A atividade contou com a palestra “Priorizar a amamentação: construindo sistemas de apoios sustentáveis”, do pediatra Moises Chencinski, especialista em amamentação. A abertura contou com apresentação musical da Orquestra da Creche Aba.
O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, participou da mesa de abertura e destacou que ações de conscientização, como a que propõe a campanha Agosto Dourado, devem ser intensificadas na educação básica, com objetivo de transformar para melhor a cultura da população. “Um tema muito bacana, que faz com que as mulheres tenham a consciência de quanto é importante amamentar, seguindo o que os médicos e a ciência orientam, porque é bom para a mãe, para a criança e, ao mesmo tempo, ter consciência da importância de ter o Banco de Leite Humano no Hospital da Mulher”, citou.
EDUCAÇÃO –
O chefe do Executivo municipal destacou que, assim como é feito com questões como a reciclagem dos resíduos, que é ensinada nas escolas, com as crianças sendo fiscais dos próprios pais, assuntos como doação de leite humano, doação de sangue e outros podem e devem ser abordados nas unidades de ensino. “São temas para a gente levar para a educação, a questão do leite materno, a questão da doação de sangue é pra educação, para as crianças poderem motivar também o pai, a mãe e a família. Vamos pensar que a gente vai criar uma educação que possa também ajudar na prevenção”, concluiu o prefeito Marcelo Lima.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, lembrou que o incentivo ao aleitamento materno é realizado na rede municipal de saúde não apenas em agosto, mas durante o ano todo. “Estimulando as mulheres a amamentar nós protegemos vidas. Amamentar não é apenas um ato de amor, de contato dessa mulher com seu filho, mas também a proteção através da imunologia, por meio dos anticorpos que ali passam, é através dos nutrientes que também são transferidos, fazendo com que essa criança efetivamente esteja protegida e nutrida. Porque é isso que nós fazemos no nosso dia, um ato de amor e proteção à vida”, concluiu.
INCENTIVO PERMANENTE
A diretora do Hospital da Mulher, Adlin Veduato, frisou que o equipamento de saúde conta este mês com uma extensa programação para incentivar a amamentação, com atividades para as gestantes, as mães e seus bebês e também os trabalhadores. “Sabemos que amamentar é um ato de amor, mas também um ato que precisa ser sustentado por informação, empatia e estrutura”, afirmou.
“No Hospital da Mulher, promovemos diversas ações que envolvem gestantes, puérperas e nossos colaboradores, como oficinas de arte, rodas de conversa e atividades educativas. Nosso compromisso começa na assistência hospitalar, mas é fundamental lembrar que o sucesso do aleitamento também depende da continuidade desse apoio após a alta”, destacou. A diretora reforçou a importância da atenção básica nessa trajetória. “A transição do cuidado entre o hospital e a unidade de saúde deve ser fluida e fortalecida, pois é na rede básica que o aleitamento precisa ser incentivado, protegido e acompanhado continuamente, evitando o desmame precoce e promovendo todos os benefícios que o leite materno oferece”, concluiu.
Compuseram a mesa de abertura, além das autoridades citadas, a diretora de Atenção Básica e Gestão do Cuidado da Secretaria de Saúde, Ângela Fernando, a diretora-geral do Complexo de Saúde de São Bernardo, Heloísa Molinari, o diretor de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Romero Lima, e vereadores.
A programação das atividades do Agosto Dourado no Hospital da Mulher pode ser conferida no link https://encurtador.com.br/04MaN .
