ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » São Bernardo

Evento em São Bernardo conscientiza sobre importância do aleitamento materno

Abertura do calendário de eventos do Agosto Dourado contou com palestra do pediatra e especialista em amamentação Moises Chencinski

Gislayne Jacinto
Última atualização: 07/08/2025 23:39
Por Gislayne Jacinto
Publicado 07/08/2025
Compartilhar
Evento em São Bernardo conscientiza sobre importância do aleitamento materno
Evento em São Bernardo conscientiza sobre importância do aleitamento materno. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (6/08) evento de abertura das celebrações do Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno. A atividade contou com a palestra “Priorizar a amamentação: construindo sistemas de apoios sustentáveis”, do pediatra Moises Chencinski, especialista em amamentação. A abertura contou com apresentação musical da Orquestra da Creche Aba.

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, participou da mesa de abertura e destacou que ações de conscientização, como a que propõe a campanha Agosto Dourado, devem ser intensificadas na educação básica, com objetivo de transformar para melhor a cultura da população. “Um tema muito bacana, que faz com que as mulheres tenham a consciência de quanto é importante amamentar, seguindo o que os médicos e a ciência orientam, porque é bom para a mãe, para a criança e, ao mesmo tempo, ter consciência da importância de ter o Banco de Leite Humano no Hospital da Mulher”, citou.

EDUCAÇÃO –

O chefe do Executivo municipal destacou que, assim como é feito com questões como a reciclagem dos resíduos, que é ensinada nas escolas, com as crianças sendo fiscais dos próprios pais, assuntos como doação de leite humano, doação de sangue e outros podem e devem ser abordados nas unidades de ensino. “São temas para a gente levar para a educação, a questão do leite materno, a questão da doação de sangue é pra educação, para as crianças poderem motivar também o pai, a mãe e a família. Vamos pensar que a gente vai criar uma educação que possa também ajudar na prevenção”, concluiu o prefeito Marcelo Lima.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, lembrou que o incentivo ao aleitamento materno é realizado na rede municipal de saúde não apenas em agosto, mas durante o ano todo. “Estimulando as mulheres a amamentar nós protegemos vidas. Amamentar não é apenas um ato de amor, de contato dessa mulher com seu filho, mas também a proteção através da imunologia, por meio dos anticorpos que ali passam, é através dos nutrientes que também são transferidos, fazendo com que essa criança efetivamente esteja protegida e nutrida. Porque é isso que nós fazemos no nosso dia, um ato de amor e proteção à vida”, concluiu.

INCENTIVO PERMANENTE

A diretora do Hospital da Mulher, Adlin Veduato, frisou que o equipamento de saúde conta este mês com uma extensa programação para incentivar a amamentação, com atividades para as gestantes, as mães e seus bebês e também os trabalhadores. “Sabemos que amamentar é um ato de amor, mas também um ato que precisa ser sustentado por informação, empatia e estrutura”, afirmou.

“No Hospital da Mulher, promovemos diversas ações que envolvem gestantes, puérperas e nossos colaboradores, como oficinas de arte, rodas de conversa e atividades educativas. Nosso compromisso começa na assistência hospitalar, mas é fundamental lembrar que o sucesso do aleitamento também depende da continuidade desse apoio após a alta”, destacou. A diretora reforçou a importância da atenção básica nessa trajetória. “A transição do cuidado entre o hospital e a unidade de saúde deve ser fluida e fortalecida, pois é na rede básica que o aleitamento precisa ser incentivado, protegido e acompanhado continuamente, evitando o desmame precoce e promovendo todos os benefícios que o leite materno oferece”, concluiu.

Compuseram a mesa de abertura, além das autoridades citadas, a diretora de Atenção Básica e Gestão do Cuidado da Secretaria de Saúde, Ângela Fernando, a diretora-geral do Complexo de Saúde de São Bernardo, Heloísa Molinari, o diretor de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Romero Lima, e vereadores.

A programação das atividades do Agosto Dourado no Hospital da Mulher pode ser conferida no link https://encurtador.com.br/04MaN .

Tags:aleitamento maternoconscientizaçãoeventoimportânciasão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Fundação das Artes realiza semana de formação continuada para profissionais da instituição Fundação das Artes de SCS realiza semana de formação continuada para profissionais
Próximo artigo Policiais civis são alvos de tiros durante ação em Santo André Policiais civis são alvos de tiros durante ação em Santo André

Últimas notícias

O motorista da betoneira, William Rodrigues da Silva, de São Bernardo do Campo, não resistiu aos graves ferimentos
Motorista de betoneira de São Bernardo não resiste após acidente em rodovia
05/12/2025
Jovem é baleado durante roubo no Baeta Neves, em São Bernardo
Jovem é baleado durante roubo no Baeta Neves, em São Bernardo
05/12/2025
COI identifica ônibus clonado em Santo André e condutor é detido
COI identifica ônibus clonado em Santo André e condutor é detido
05/12/2025
Idosa morre atropelada por ônibus da BR7 no Rudge Ramos, em São Bernardo
Idosa morre atropelada por ônibus no Rudge Ramos, em São Bernardo
05/12/2025
Polícia Investiga óbito de grávida de sete meses em Mauá
Polícia Investiga óbito de grávida de sete meses em Mauá
05/12/2025

Recomendadas

fachada do Carrefour da av. Maria Servidei Demarchi
São BernardoCidades

Cliente morre após mal súbito, e Carrefour de São Bernardo do Campo fecha as portas

04/12/2025
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
MauáCidades

GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico

04/12/2025
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
DiademaCidades

GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade

05/12/2025
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
CidadesSão Bernardo

Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida

05/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?