ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

Marcelo Lima inaugura Faculdade Municipal de São Bernardo  

Vestibular já foi realizado no último domingo para preencher 200 vagas; aulas começarão no dia 14

Gislayne Jacinto
Última atualização: 01/08/2025 22:33
Por Gislayne Jacinto
Publicado 01/08/2025
Compartilhar

 

Contents
  • TRANSFORMAR VIDAS
  • AULA MAGNA
Marcelo Lima inaugura Faculdade Municipal de São Bernardo  
Marcelo Lima inaugura Faculdade Municipal de São Bernardo. Foto: Gislayne Jacinto

Nesta sexta-feira (1º/8), o prefeito Marcelo Lima inaugurou o prédio que será a sede do Programa Faculdade Municipal de São Bernardo, voltado a pessoas de baixa renda que ainda não concluíram um curso de nível superior. Os cursos oferecidos são: Gestão Ambiental, Gestão Pública e Marketing Digital (bacharelados), e de Gestão Financeira (graduação tecnológica).

O vestibular já foi realizado no último domingo para preencher 200 vagas.  Os aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 11 e 12 de agosto, enquanto o início das aulas está marcado para 14 de agosto, no polo localizado na Rua Marechal Deodoro, 1.058, no Centro da cidade.

Parte da programação do mês de aniversário de São Bernardo, que no dia 20 de agosto completa 472 anos de fundação, o evento de inauguração simboliza também um marco na história da cidade. Afinal, pela primeira vez o município terá uma faculdade gratuita para beneficiar pessoas que sonham em ter um curso superior, mas não têm condições financeiras. À frente da faculdade estarão Cécile Leme e Crissina Sena, coordenadoras administrativas que cuidaram da recepção na entrega da obra.

“A faculdade estava no nosso Plano de Governo, que construímos junto com a população, e também era um sonho meu. Mas desde 1º de janeiro, quando assumi, deixou de ser um Plano de Governo para mim. É uma meta de gestão, e vida, e hoje estamos tendo a oportunidade de realizar mais uma, que é a faculdade, e também de poder falar à população que, em sete meses de governo, já foram entregues dezenas de itens do nosso plano”, sustentou o prefeito.

A primeira turma terá 200 estudantes, nos cursos de Gestão Ambiental, Gestão Financeira, Gestão Pública e Marketing Digital. O chefe do Executivo já adiantou que que a meta da Prefeitura é aumentar o número de alunos e de opções de cursos gradualmente, já a partir do ano que vem. Também disse que a Prefeitura vai buscar parcerias com empresas para oferecer estágio e emprego aos futuros alunos.

“Hoje entregamos a primeira parte, onde temos salas de recepção, administrativa, banheiros, inclusive adaptado, e depósito, além de laboratório de tecnologia e sala de aula. Mas as intervenções não param e até o fim do ano queremos entregar todo o prédio pronto para novos cursos e mais alunos, que serão incorporados aos poucos”, frisou o prefeito Marcelo Lima.

TRANSFORMAR VIDAS

Diretora adjunta da São Judas Tadeu, Thiciane Lins destacou que o Programa Faculdade Municipal de São Bernardo nasce com o propósito de transformar vidas através da Educação, e que a parceria representa “muito mais do que a inauguração de um prédio, mas simboliza o acesso real à Educação a todos que necessitam”. A executiva lembrou, em seu discurso, que a São Judas comemorou 54 anos na terça-feira e que, desde 2019, está em São Bernardo.

“Hoje a gente tem mais um marco na nossa história. Que essa faculdade seja um marco de inclusão, de qualidade e de esperança. Que os estudantes que agora iniciam essa jornada conosco tenham um futuro e possam olhar para trás com orgulho por terem feito parte desta história. Acreditamos que a Educação é um direito e, acima de tudo, um instrumento de mudança. Quero agradecer em nome da Prefeitura e do prefeito Marcelo Lima toda confiança para com a universidade, e também expressar meu agradecimento à toda a equipe que acreditou, que trabalhou junto para que esse projeto saísse do papel”, disse Thiciane.

Faculdade Municipal fica na rua Marechal Deodoro, principal centro comercial de São Bernardo
Faculdade Municipal fica na rua Marechal Deodoro, principal centro comercial da cidade. Foto: Divulgação

AULA MAGNA

Secretário executivo de Programas Governamentais da Prefeitura e um dos responsáveis pela implantação da faculdade, Hiroyuki Minami expôs que o primeiro grupo de estudantes inicia suas atividades no prédio da Rua Marechal Deodoro em 15 de agosto, um dia depois da Aula Magna, que marca o começo das atividades e será realizada no Cenforpe (Centro de Formação dos Professores), no Planalto.

“No Plano de Governo, encontramos algumas mensagens significativas, como ‘Esta é a São Bernardo do Campo que sonhamos. Tecnológica, inteligente, eficiente e inclusiva para todos’. E esse sonho, em seis meses, torna-se realidade. Gostaria de ler mais um trecho do plano, que diz o seguinte: ‘A Educação deve estar sempre entre as prioridades de qualquer governo. E esta, se não é a principal, está entre as mais importantes. Uma educação de qualidade que garanta a inclusão, a equidade e a aprendizagem’. Prefeito, você lança hoje aqui uma semente que, com certeza, vai gerar muitos frutos daqui para frente”, pontuou Minami.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ABCD Jornal (@abcd_jornal)

 

 

 

Tags:faculdadeinauguraçãoMarcelo Limaprefeitosão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Em convênio com Flor da Vida, Metalúrgicos do ABC inauguram 1º espaço de cannabis medicinal de São Bernardo Metalúrgicos do ABC inauguram 1º espaço de cannabis medicinal de São Bernardo
Próximo artigo Com auxílio de câmeras, GCM prende em flagrante dupla por furto em São Bernardo Com auxílio de câmeras, GCM prende em flagrante dupla por furto em São Bernardo

Últimas notícias

Polícia Investiga óbito de grávida de sete meses em Mauá
Polícia Investiga óbito de grávida de sete meses em Mauá
05/12/2025
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
04/12/2025
fachada do Carrefour da av. Maria Servidei Demarchi
Cliente morre após mal súbito, e Carrefour de São Bernardo do Campo fecha as portas
04/12/2025
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
04/12/2025
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
04/12/2025

Recomendadas

Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
CidadesSão Bernardo

Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida

05/12/2025
Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes
Cultura e LazerSão Bernardo

Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes

04/12/2025
Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá.
MauáCidades

Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá; carro do autor também é registrado

04/12/2025
Em Sto.André, trio é detido após identificação de carro 'escolta' ligado a crimes na Av. dos Estados
CidadesSanto André

Em Santo André, trio é detido após identificação de carro ‘escolta’ ligado a roubos e furtos

04/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?