
Em uma cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (31/07), o prefeito Taka Yamauchi (MDB) reinaugurou o canil da Guarda Municipal, que havia sido desativado na gestão de seu antecessor, José de Filippi Júnior (PT). O prefeito batizou um dos cães de três meses com o nome de “Yuki”, que, segundo ele, significa “bravura e coragem” em japonês.
O canil, que conta com sete novos cães da raça pastor belga Malinois, será usado para treinamento e apoio em operações da Guarda Municipal. Em entrevista coletiva, Yamauchi explicou que os cachorros não foram comprados pela prefeitura, mas doados por duas pessoas físicas, amigos da corporação.
“Tanto o Rogério quanto o Elcio, que são amigos da Guarda Municipal, eles propuseram uma doação de pessoa física. Porque eles têm, enfim, alguns cachorros dessa raça, que é um pastor belga Malinois, específica para isso. Então eles doaram para a Guarda sete cachorros totalmente de forma a título de doação”, afirmou o prefeito.
Yamauchi também criticou a gestão anterior, destacando que a desativação do canil resultou em uma perda financeira para o município. “A Guarda Municipal tinha, na gestão anterior, cerca de 12 cachorros. Chegou a ter 12 cachorros. E vale lembrar que cada cachorro desse, adestrado, hoje tem um valor agregado que pode chegar até a 30 mil reais. Então você imagina que só de cachorro e que foi desmobilizado na gestão anterior, tinha 360 mil reais em ativo”, declarou.
Os sete cães recém-chegados passarão por um período de treinamento de cerca de 10 meses antes de estarem aptos a colaborar com as atividades da Guarda Municipal.
Filhotes
Seis dos cães já foram batizados com os nomes Luna, Kyra, Thor, Argus, Doruk e Zion. O sétimo filhote recebeu o nome de Yüki, escolhido pessoalmente pelo prefeito Taka Yamauchi — um nome de origem japonesa que significa coragem, força e gentileza, simbolizando a nova missão do Canil de unir proteção e empatia.
Os cães estão sendo socializados e preparados para diferentes estímulos e ambientes, com foco na obediência, no equilíbrio emocional e no vínculo com seus condutores. O treinamento, conduzido por profissionais capacitados da GCM, segue técnicas modernas de adestramento positivo, que valorizam a cooperação e o bem-estar do animal.

Além de atuarem em operações de segurança — como patrulhamento, apoio tático, faro de entorpecentes, busca, resgate e controle de distúrbios civis — os cães também participarão de ações educativas em escolas, projetos sociais e eventos comunitários, promovendo a integração entre a GCM e a sociedade.
“A retomada do Canil é mais uma estratégia para fortalecer a segurança de Diadema, mas também queremos que ele seja uma ferramenta de cidadania. Esses cães serão agentes de aproximação com a população, especialmente nas escolas, onde poderão despertar nas crianças valores como responsabilidade, empatia e respeito”, afirma o prefeito Taka Yamauchi.
Combinando tecnologia, planejamento e presença territorial, a Prefeitura de Diadema segue investindo em uma segurança pública mais próxima da população e integrada com ações de cidadania.
“Além da criação do CISP – Centro Integrado de Segurança Pública, da IOPE – Inspetoria de Operações Especiais, a compra do drone, a retomada da ROMU e o reforço na Ronda Escolar, a reativação do Canil é mais um passo concreto para garantir mais segurança e bem-estar à população”, destaca o secretário de Segurança Cidadã, Paulo Pinheiro da Silva.
O evento contou com a presença especial das crianças do quinto ano da Escola Municipal de Educação Básica Profº Francisco Daniel Trivinho. Elas vieram prestigiar esse momento simbólico para a cidade, reforçando a importância do Canil também como ferramenta de educação e cidadania.
Ver essa foto no Instagram
