ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
1

Início » São Bernardo

Patrulha Guardiã Maria da Penha avança no combate à violência doméstica com ações estratégicas em São Bernardo

No primeiro semestre deste ano, a especializada da Guarda Municipal realizou 945 visitas domiciliares, 464 mulheres foram assistidas e 18 agressores presos por violência doméstica

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 31/07/2025 12:46
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 31/07/2025
Compartilhar
Patrulha Guardiã Maria da Penha avança no combate à violência doméstica com ações estratégicas em São Bernardo
Patrulha Guardiã Maria da Penha avança no combate à violência doméstica com ações estratégicas em São Bernardo. Foto: Divulgação

Com atuação estratégica no enfrentamento à violência doméstica, a Patrulha Guardiã Maria da Penha reforçou sua operação em São Bernardo ao longo do primeiro semestre de 2025. A especializada da GCM (Guarda Civil Municipal) realizou 945 visitas domiciliares de acompanhamento a mulheres em situação de vulnerabilidade, garantiu assistência direta a 464 vítimas e efetuou 18 prisões de agressores.

Com plantão 24 horas, a Patrulha realiza rondas preventivas e visitas periódicas às vítimas de mulheres com medidas protetivas ativas. O trabalho é conduzido por guardas civis especialmente capacitadas para oferecer um atendimento humanizado, que garante acolhimento, escuta qualificada e encaminhamento às redes de apoio. A atuação também inclui orientação jurídica, articulação com os serviços do município e ações contínuas de prevenção e educação para o enfrentamento à violência de gênero.

“Nosso trabalho vai além da ronda. Estamos ao lado dessas mulheres em um momento de extrema vulnerabilidade, oferecendo escuta, orientação e presença constante. Cada visita é um ato de cuidado e respeito”, destacou a subinspetora Heloísa, responsável pela Patrulha Guardiã Maria da Penha.

A Patrulha Guardiã Maria da Penha representa o compromisso da GCM com a proteção integral das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, consolidando-se como instrumento fundamental para romper o ciclo da violência e apoiar as vítimas em processo de reconstrução da autonomia.

“A Patrulha Guardiã é uma ferramenta essencial no enfrentamento à violência doméstica. Nosso compromisso é garantir que cada mulher atendida se sinta segura, acolhida e amparada para retomar sua vida com dignidade e proteção”, destacou Major Topalian, secretário de Segurança de São Bernardo.

VIOLÊNCIA 

Segundo a Lei Maria da Penha, que define as formas de violência doméstica como física, psicológica, moral, sexual e patrimonial (Capítulo II, art. 7º, incisos I a V) — a violência contra a mulher vai muito além das agressões físicas visíveis. Ela pode se manifestar de forma silenciosa e profunda, como na violência psicológica, marcada por ameaças constantes, humilhações e chantagens que enfraquecem emocionalmente a vítima. A violência sexual ocorre quando a mulher é forçada a manter relações íntimas sem consentimento, enquanto a violência patrimonial se caracteriza pelo controle do dinheiro, destruição de bens e retirada da autonomia financeira. A violência moral, por sua vez, se expressa por meio de calúnias, difamações e injúrias que atingem a dignidade da mulher.

Essas formas de violência, frequentemente interligadas, compõem um ciclo que compromete a integridade física, emocional e social das vítimas. Reconhecer esses sinais é o primeiro passo para romper esse ciclo.

ATENDIMENTO 

 Em situações de emergência ou risco iminente, a recomendação é acionar imediatamente a GCM pelo telefone 153. O atendimento é feito por equipes preparadas para responder com agilidade e sensibilidade, resguardando a integridade da vítima e garantindo que seus direitos sejam respeitados.

OUTRAS AÇÕES 

Durante patrulhamento preventivo nas proximidades da Emeb Manoel Torres, equipes da GCM com apoio da especializada da Romu flagraram dois indivíduos em atitude suspeita na Rua Alberto Benecasa, no bairro Montanhão, na manhã de quarta-feira (30/7). Ao avistarem as viaturas, os suspeitos tentaram se desfazer de uma sacola e seguiram caminhando, mas foram abordados imediatamente.

Na vistoria do material dispensado, os agentes encontraram 38 papelotes de maconha, 62 pedras de crack, 27 porções de cocaína e R$ 112 em dinheiro trocado. Questionados, um dos detidos confessou atuar na venda de entorpecentes e o outro como olheiro.

Diante dos fatos, ambos foram conduzidos ao 6º Distrito Policial de São Bernardo, onde o delegado de plantão ratificou a voz de prisão por tráfico de drogas.

Tags:ações estratégicascombatepatrulha guardiã maria da penhasão bernardoviolência doméstica

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Prefeito Taka retoma canil da Guarda Municipal de Diadema Prefeito Taka retoma canil da Guarda Municipal de Diadema
Próximo artigo 32ª Festa Italiana de São Caetano começa neste fim de semana 32ª Festa Italiana de São Caetano começa neste fim de semana
- Públicidade -

Últimas notícias ABC Paulista

Corinthians augusto melo
Corinthians decide por expulsão de Augusto Melo
01/06/2026
Seleção Brasileira CBF Brasil jogadores
Jogadores da Seleção visitam museu da CBF e se despedem dos funcionários
01/06/2026
são paulo
São Paulo ganha vantagem contra o Botafogo em corrida por zagueiro
01/06/2026
Palmeiras
Alvo do Palmeiras aparece com camisa do clube e alimenta rumores
01/06/2026
Copa do Brasil Brasileirão
Brasileirão: Palmeiras e Flamengo são os times que mais cederam jogadores à Copa
01/06/2026

Recomendadas

Rodoviários do ABC aprovam estado de greve e ameaçam paralisação de ônibus
Santo AndréCidadesSão Bernardo

Rodoviários do ABC aprovam estado de greve e ameaçam paralisação de ônibus

01/06/2026
Jovem de São Bernardo desaparece no mar em Mongaguá; família reclama da demora e falta de estrutura nas buscas
São BernardoCidades

Jovem de São Bernardo desaparece no mar em Mongaguá; família reclama da demora e falta de estrutura nas buscas

01/06/2026
Motorista embriagado e sem habilitação é preso pela GCM em São Bernardo do Campo
São BernardoCidades

Motorista embriagado e sem habilitação é preso pela GCM em São Bernardo

01/06/2026
Campanha de Inverno do Fundo Social de São Bernardo disponibiliza mais de 50 pontos para arrecadação
São BernardoCidades

Campanha de Inverno do Fundo Social de São Bernardo disponibiliza mais de 50 pontos para arrecadação

01/06/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?