
São Caetano do Sul comemora nesta segunda-feira (28/07) 148 anos com destaque para a área da Segurança Pública. Os índices criminais têm caído, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
A cidade tem realizado várias operações policiais com todas as Forças de Segurança. A GCM foi responsável pela recuperação de veículos e pela queda de 6,02% nos furtos de automóveis no quadrimestre. Nos roubos de veículos, a redução foi ainda mais expressiva, chegando a 44% na comparação com 2024.
A atuação firme da GCM em conjunto com a Polícia Militar e da Polícia Civil resultou de janeiro a maio em 150 pessoas presas em flagrante e 54 presos por mandado, a recuperação de 81 veículos, além da apreensão de 7 armas de fogo que estavam em circulação ilegal. A Polícia Civil também efetuou 413 inquéritos policiais instaurados, demonstrando a eficiência do fluxo entre as instituições.
Mas o grande destaque ficou para a inauguração, no dia 19 de julho, do Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências, primeiro equipamento de videomonitoramento do ABC a contar com sistema de reconhecimento facial e integração aos principais bancos de dados do País.
“Com o Smart Sanca, o recado é claro: você, que esteja em débito com a Justiça ou esteja pensando em cometer algum crime na nossa cidade, não venha para cá, porque você vai ser identificado e preso”, disse o prefeito.
São Caetano possui um sistema de videomonitoramento desde 2020, mas o novo equipamento traz uma evolução tecnológica à ferramenta inicial. Além das 510 câmeras espalhadas por 100% do município, o Smart Sanca integra as forças de segurança, como GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Militar e Polícia Civil, além da Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Saúde e Defesa Civil. Essa integração permite rápido atendimento das diversas ocorrências na cidade.
Somente na fase de testes, o Smart Sanca auxiliou na prisão de dez procurados pela Justiça por meio da identificação facial e na detenção de outros dez procurados por meio da visualização das placas de veículos envolvidos em crimes. Até sexta-feira (25/07) os números aumentaram e agora já são 24 capturados em São Caetano.
Esses dados foram destacados pelo secretário de Segurança de São Caetano, Lourival dos Santos Silva. “Essa ferramenta é muito importante para subsidiar o trabalho das forças de segurança em São Caetano. Vai ajudar demais a combater a criminalidade e dar proteção aos munícipes da nossa cidade.”

Além do reconhecimento facial e câmeras de identificação de placas veiculares, o Smart Sanca conta com câmeras compartilhadas (particulares, de condomínios), Botão SOS (proteção das escolas e mulheres com medidas protetivas), Boletim de Ocorrência eletrônico e uma central de atendimento do telefone 0800 7000 156, que pode ser utilizado pelo munícipe para comunicação de ocorrências criminais, de trânsito e até de saúde.
Veja atividades em comemoração ao aniversário nesta segunda-feira
MISSA
Quando: Segunda-feira (28/7), às 10h
Onde: Paróquia São Caetano (Praça Comendador Ermelino Matarazzo, 81, Bairro Fundação)
BOLO
Quando: Segunda-feira (28/7), às 11h
Onde: Parque Municipal Província de Treviso (Praça Comendador Ermelino Matarazzo, 83, Bairro Fundação)
