ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Esporte

Prefeitura de SBC, Liga e torcidas fazem acordo para final do futebol com fogos sem estampido

Encontro aconteceu nesta quarta entre representantes do poder público, forças de segurança e diretoria do Blumenau EC e do Unidos do Morro FC

Gislayne Jacinto
Última atualização: 10/07/2025 13:41
Por Gislayne Jacinto
Publicado 10/07/2025
Compartilhar
Prefeitura de São Bernardo notifica Liga de Futebol Amador por uso de fogos de artifício. Foto: Divulgação
Prefeitura de SBC, Liga e torcidas fazem acordo para final do futebol com fogos sem estampido. Foto: Divulgação

 

Contents
  • SEGURANÇA REFORÇADA
  • COMPROMISSO FIRMADO
  • O QUE DIZ A LEI EM SÃO BERNARDO

Para garantir o cumprimento da Lei 7.427, sancionada em 25 de maio, que proíbe em São Bernardo a queima e soltura de fogos de artifício com ruído, o prefeito Marcelo Lima recebeu nesta quarta-feira (9/7) no Salão Nobre do Paço Municipal representantes do poder público, da Liga de Futebol Amador e das equipes finalistas da Divisão Especial de Futebol da cidade. Todos fecharam acordo para ter a final com fogos sem estampido.

No último fim de semana, os esportistas não cumpriram a lei durante disputa e a Prefeitura precisou notificar a Liga sobre o descumprimento das normas da cidade.

O foco do encontro, que também contou com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM), foi o diálogo para que a grande final entre Blumenau EC e Unidos do Morro FC no dia 20 de julho, às 10h, no Estádio 1º de Maio seja apenas de festa e de confraternização entre as famílias.  “Cresci assistindo jogos de várzea em São Bernardo e sou um apaixonado por futebol. Meu pai foi presidente da Liga de Futebol Amador, sei da paixão dos torcedores por suas equipes e por isso o encontro de hoje teve um único objetivo: o diálogo. Só assim avançamos nos temas sensíveis para a nossa cidade e a soltura de fogos com barulho, com estampido fere, primeiro uma lei municipal; e segundo, é preciso pensar na nossa gente, nos idosos, nas pessoas com TEA, nos animais domésticos que sofrem com todo esse barulho”, declarou o Chefe do Executivo municipal.

Lima ainda reforçou o pedido aos representantes dos clubes finalistas para que conscientizem as torcidas acerca dos problemas que os ‘rojões’ trazem à população. “Fiz questão de deixar claro que a lei é para todos, não é uma lei que foi criada para cercear os torcedores ou a diversão das comunidades. Fogos com estampido, com ruído é proibido em toda São Bernardo. Se alguém descumprir a lei, seja ele quem for, serão tomadas todas as medidas cabíveis, incluindo multa para quem desrespeitá-la”, acrescentou.

Major Topalian, Secretário de Segurança do município reforçou a união entre poder executivo, Liga de Futebol e equipes finalistas em fazer da final um dia apenas de festa entre as equipes. “Temos de destacar a união da Liga com os times em reforçar esse pedido do nosso prefeito Marcelo Lima, de que a final seja apenas de diversão e lazer. É importante que todos que estejam envolvidos nessa decisão tenham o mesmo pensamento. Teremos outros encontros até o dia 20 de julho visando o melhor esquema de segurança possível para que as famílias estejam no estádio”.

Encontro aconteceu nesta quarta entre representantes do poder público, forças de segurança e diretoria do Blumenau EC e do Unidos do Morro FC
Encontro aconteceu nesta quarta entre representantes do poder público, forças de segurança e diretoria do Blumenau EC e do Unidos do Morro FC. Foto: Divulgação/PSBC

SEGURANÇA REFORÇADA

No encontro de hoje também foi definido que haverá mais duas reuniões antes da decisão visando o esquema de segurança que será adotado tanto no entorno do Estádio 1º de maio (região da Vila Euclides) bem como o acesso das torcidas ao palco da grande final, como também serão definidas regras acerca de bandeirões, sinalizadores e instrumentos musicais para a grande festa do futebol de várzea da cidade.

COMPROMISSO FIRMADO

O presidente do Unidos do Morro FC, Marcos Gomes, agradeceu a oportunidade em dialogar com o poder público. “Em tantos anos de futebol amador aqui na cidade esta é a primeira vez que o prefeito da cidade chama as equipes para falar sobre esses diversos aspectos de uma final. Parabéns ao prefeito Marcelo Lima e a todos nós por dialogar sobre um dia tão importante para as comunidades”. O compromisso em estabelecer com as torcidas outras formas de comemoração também foi compartilhado pelo presidente do Blumenau EC, Mauro José Nunes. “Tenho certeza que será uma grande festa. Vamos reforçar com a torcida todos os pontos discutidos nessa reunião de hoje”.

Também participaram da reunião Denilson Amador da Silva, Inspetor-Chefe da GCM; Major Ricardo, Sub-Comandante do 6º Batalhão da PM-SP; Luciano Marechal, presidente da Liga de Futebol Amadora; Fran Silva, Secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo e Edinho Montemor, Secretário-Adjunto de Esporte e Lazer de São Bernardo; Maurício Cardozo, vereador e Renatão, assessor de Região da Vila São Pedro.

O QUE DIZ A LEI EM SÃO BERNARDO

Conforme a Lei Municipal nº 7.427, sancionada em 25 de maio, a queima e soltura de fogos de artifício com ruído estão proibidas. A lei estabelece multas para quem descumprir a proibição: R$ 4.300 para pessoas físicas e R$ 11.600 para pessoas jurídicas. Fogos silenciosos ou de baixo impacto sonoro são permitidos entre 7h e 22h, desde que em conformidade com as normas estabelecidas.

Tags:acordofinalfogos sem estampidofutebol amadorligaprefeituratorcidas

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior GCM de São Bernardo recupera caminhão roubado na baixada santista GCM de São Bernardo recupera caminhão roubado na baixada santista
Próximo artigo Prefeitura de São Caetano realiza mapeamento de artistas da cidade; profissionais devem efetuar cadastro pela Internet. Foto: Divulgação Prefeitura de São Caetano realiza mapeamento de artistas da cidade

Últimas notícias

Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
04/12/2025
fachada do Carrefour da av. Maria Servidei Demarchi
Cliente morre após mal súbito, e Carrefour de São Bernardo do Campo fecha as portas
04/12/2025
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
04/12/2025
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
04/12/2025
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
04/12/2025

Recomendadas

Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes
Cultura e LazerSão Bernardo

Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes

04/12/2025
São Bernardo entrega mais 10 ônibus que vão atender linhas do Irajá e Taboão
São BernardoCidades

São Bernardo entrega mais 10 ônibus que vão atender linhas do Irajá e Taboão

04/12/2025
Rio Grande da Serra tem nova edição do “Prefeitura até Você” com cadastro para troca de geladeiras e lâmpadas
Rio Grande da SerraPolítica

Rio Grande da Serra tem nova edição do “Prefeitura até Você” com cadastro para troca de geladeiras e lâmpadas

04/12/2025
Com gol de Samuel Lino, ex-São Bernardo, Flamengo conquista o Brasileirão
São BernardoEsporte

Com gol de Samuel Lino, ex-São Bernardo, Flamengo conquista o Brasileirão

04/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?