
A Unipar realizou a cerimônia de formatura da 7ª turma do Projeto Pescar, no auditório de sua unidade em Santo André (SP). O evento marcou a conclusão demais um ciclo de formação de jovens de 16 a 19 anos, que participaram, ao longo de seis meses, de um programa focado no desenvolvimento pessoal, social e profissional. Ao todo, 122 jovens já foram capacitados pela iniciativa.
Antes mesmo de concluir o curso, Melissa Feitoza, de 18 anos, uma das alunas formadas, já havia ingressado no mercado de trabalho: “Esse projeto transformou a minha vida. Agora sou jovem aprendiz e tenho essa dinâmica mais clara por ter passado pelo projeto. O Projeto Pescar é muito importante para a formação dos jovens, porque a gente tem uma experiência de empresa, entende como é a rotina de trabalho e de formação.”
Desde 2020, a Unipar apoia o Projeto Pescar como parte de seu compromisso com a responsabilidade social, reforçando seu empenho com o desenvolvimento socioeconômico das localidades onde atua. “Tive a oportunidade, pela segunda vez, de ser um dos voluntários deste projeto. Aprendi muito com esses jovens. É fundamental nos mantermos atualizados, sair da zona de conforto e buscar aprendizado constante. Ao apoiar esse projeto, reforçamos nosso compromisso com as comunidades do nosso entorno, levando educação e sendo agentes de transformação social.”, afirma Ricardo Congro, diretor Executivo Industrial da Unipar.
Transformação pela educação e geração de oportunidade Durante o curso, os participantes tiveram acesso a conteúdos sobre ética, cidadania, comunicação, empreendedorismo, produção industrial e manutenção. A proposta é ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho para jovens do entorno das instalações da companhia, promovendo uma formação técnica e comportamental qualificada.
A educadora Cecília Raissa dos Reis, que acompanhou a formação dos alunos, destacou a importância do projeto na região. “É uma oportunidade para que esses jovens conheçam setores da indústria que antes lhes eram desconhecidos, tudo em um espaço acessível e próximo de casa.”
Já Gisele Marques, coordenadora do núcleo Sudeste do Projeto Pescar, reforçou o alcance e o impacto social da iniciativa. “O Pescar tem conquistado cada vez mais reconhecimento, evidenciando sua importância para a sociedade. Essa realidade nos dá esperança na juventude e satisfação em poder contribuir para sua formação e capacitação rumo a um futuro melhor.”
Além dos formandos, a cerimônia contou com a presença de familiares, representantes da Unipar, do Instituto Pescar e convidados especiais.
Sobre a Unipar
A Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.
A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Camaçari (BA), Cubatão (SP), Santo André (SP) e em Bahia Blanca (AR). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia elétrica renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.
Em 2023, a Unipar aderiu ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e foi reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética, selo que identifica as empresas que mantêm políticas avançadas de governança e integridade.
