ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » São Bernardo

Conecta São Bernardo: estudantes começam a viver experiências do intercâmbio na Irlanda

Grupo de 20 alunos da rede pública chegou em Dublin no sábado e neste domingo fizeram passeios e já conheceram estudantes de outros países

Gislayne Jacinto
Última atualização: 06/07/2025 17:16
Por Gislayne Jacinto
Publicado 06/07/2025
Compartilhar
Conecta São Bernardo: estudantes começam a viver experiências do intercâmbio na Irlanda
Conecta São Bernardo: estudantes começam a viver experiências do intercâmbio na Irlanda. Foto: Divulgação

Os 20 estudantes do Ensino Médio da rede pública de São Bernardo começaram a viver neste domingo (6/7) a experiência de fazer um intercâmbio internacional por meio do Conecta São Bernardo, programa inédito na cidade criado pelo prefeito Marcelo Lima que na estreia enviou o grupo para Dublin, na Irlanda.

A apreensão, a ansiedade, o medo, a saudade antecipada da família e o choro, sentimentos que marcaram a sexta-feira (4/7) da despedida, com festa na escola Professora Maristela Vieira, no Jardim Thelma, e antes do embarque, no Aeroporto de Guarulhos, por volta das 21h45, deram lugar a momentos de descontração e felicidade, como revelam vídeos e fotos enviadas pelos intercambistas durante o café da manhã no restaurante do campus da UCD (University College Dublin).

O primeiro dia também foi de interação com estudantes italianos e portugueses com os quais os alunos de 15 a 17 anos de São Bernardo vão dividir período de intercâmbio de um mês. Durante a viagem que levava brasileiros e italianos para passeios, os ‘conectados’ mostraram a que foram quando ensinaram e convenceram estudantes da Itália a falar a marca da gestão Marcelo Lima, ‘Cidade Pra Frente’, momento de descontração e entendimento que foi gravado em vídeo. Não foi uma tarefa fácil ensiná-los, mas a pronúncia foi quase perfeita e comemorada.

Juntos, foram ao The Irish National Heritage Park, onde guias vestidos a caráter levam os alunos para fazer um tour pelo parque e explicam a história da civilização irlandesa e como eles viviam em cada era. Depois, fizeram um city tour em Wexford, cidade do interior da Irlanda que fica a 146 quilômetros de Dublin.

 

 

APRENDENDO E CONECTANDO

“Uma coisa muito legal sobre hoje (domingo) é que fizeram uma super conexão com um grupo de estudantes italianos. Conversaram muito dentro do ônibus, treinando inglês e conhecendo pessoas e culturas de outras partes do mundo desde o primeiro dia”, relatou Sara Rodrigues, uma das monitoras que viajou com o grupo do Conecta. Nesta segunda-feira (7) os alunos começam as atividades educativas, mas a monitora disse que também os levará à St. Patricks Catedral, que é um dos ícones de Dublin e da Irlanda.

Moradora do Bairro Assunção e aluna da ETEC Lauro Gomes, na região central de São Bernardo,  Maria Eduarda Paulino Cavalcante disse que a viagem de cerca de 15 horas até Dublin foi cansativa e que o grupo não conseguia esconder o medo e a apreensão, já que a imensa maioria nunca viajou de avião nem ficou longe da família por tanto tempo. Afinal, serão praticamente 30 dias longe de casa. Mas, segundo ela, o fato de o grupo saber que está realizando um sonho que parecia impossível ajuda a acalmar a alma e o coração. Ainda mais porque o local onde estão superou as expectativas que tinham.

“O campus é incrível, muito mais do que a gente poderia imaginar ou sonhar, porque nunca na minha vida pensaria que isso algum dia ocorreria comigo, sabe? Tipo, eu posso sonhar, mas nunca pensei que seria possível. Mas olha, o que a gente recebeu é realmente muito incrível. A gente tem um quarto para cada um, com banheiro. E o campus é enorme, quase uma cidade”, relatou.

Se na ida o medo do desconhecido dava um certo pavor, bastou um dia de vivência na Irlanda para Maria Eduarda começar a sentir outro tipo de ansiedade, a de o sonho do intercâmbio terminar. “A minha ansiedade agora já é de pensar na volta, no último dia aqui. Estou gostando tanto, mas tanto daqui, que estou preocupada com o meu último dia, porque eu, sério, estou amando cada detalhe. A gente fez novas amizades, conhecemos grupos de diversos países, como Itália e Portugal. Então, é uma loucura isso”, acrescentou.

GRANDIOSIDADE

Se Maria Eduarda disse que o campus parece uma cidade, sua colega Ana Julya de Oliveira Almeida, que mora no Alves Dias e estuda na EE Professora Vilma Aparecida Anselmo Silveira, comparou o complexo educacional a um bairro. A jovem contou que a viagem até Dublin foi quase tranquila, marcada apenas por um leve enjoo, talvez causado pela ansiedade. “Agora nós estamos chegando no campus e vamos para o refeitório, para a cantina. Aqui é bem bacana. Nossa, demais na verdade, é enorme, você não tem noção. É enorme mesmo, parece um bairro aqui dentro. São vários lugares, mas tem alguns que a gente precisa pagar. Porém, em tudo que a gente pode ir é muito legal. Tem a lavanderia, a cantina, os dormitórios, lago, parque. Enfim, muita coisa legal para a gente aproveitar aqui”, comentou Ana Julya.

A se julgar pelo relato de Maria Elisma Bitu Soares, mãe da Isabela Bitu Soares, aluna da EE Professora Maristela Vieira, onde o prefeito Marcelo Lima também estudou e onde foi realizada a festa de despedida do grupo selecionado pelo Conecta, os pais também já não estão mais tão ansiosos e apreensivos. “O coração agora está mais tranquilo, com certeza, ainda mais que ela (Isabela) está sempre dando notícias, e  eles (os alunos) estão sempre colocando vídeos também no grupo das mães. Então, nós estamos bem tranquilos, até porque sentimos também que é um programa muito seguro, o que nos deixa felizes por ela realizar um sonho”.

Tags:alunosestudantesintercâmbioirlandasão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Santo André abre inscrições de vagas em creches municipais e conveniadas para 2026 Santo André abre inscrições de vagas em creches municipais e conveniadas para 2026
Próximo artigo Suspeito é detido após tentativa de assalto que vitimou passageiro de moto de aplicativo em SBC Polícia investiga homicídio de  homem em São Bernardo

Últimas notícias

Leonardo recebe alta após internação por gastroenterite; artista relata “susto” com bom humor
Leonardo recebe alta após internação por gastroenterite; artista relata “susto” com bom humor
09/12/2025
Pedestre Morre Atropelado por Caminhão na Rodovia Índio Tibiriçá
Em São Bernardo, pedestre morre atropelado por caminhão na Rodovia Índio Tibiriçá
09/12/2025
Funcionária do Coco Bambu morre dentro de restaurante em Santo André
Funcionária do Coco Bambu morre dentro de restaurante em Santo André
09/12/2025
Teto de academia desaba em São Caetano deixando dois feridos
Teto de academia desaba em São Caetano deixando dois feridos
09/12/2025
Operação Bairro Mais Seguro registra sete prisões em quatro dias de ações em São Bernardo
Operação Bairro Mais Seguro registra sete prisões em quatro dias de ações em São Bernardo
09/12/2025

Recomendadas

Taka Inaugura Agência do INSS após 6 Anos do seu Fechamento em Diadema
DiademaCidades

Taka Inaugura Agência do INSS após 6 Anos do seu Fechamento em Diadema

09/12/2025
Conselho Universitário pede paralisação e exige renovação na gestão da Fundação do ABC
São CaetanoPolíticaSanto AndréSão Bernardo

Governador confirma indicação de Aldemir Soares para a presidência da FUABC

08/12/2025
PM captura procurado da Justiça após ação integrada com o Smart Sanca no Bairro Fundação
São CaetanoCidades

PM captura procurado da Justiça após ação integrada com o Smart Sanca no Bairro Fundação

09/12/2025
Santo André realiza obras para modernizar Avenida José Antônio de Almeida Amazonas
Santo AndréCidades

Santo André realiza obras para modernizar Avenida José Antônio de Almeida Amazonas

08/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?