Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Em São Bernardo, 1ª edição do Recicla Day coleta 66 toneladas de resíduos

Evento que marcou conscientização e coleta de resíduos registrou também a entrega de triciclos elétricos

Última atualização: 05/06/2025 08:42
Por Gislayne Jacinto
Publicado 05/06/2025
Compartilhar
Em São Bernardo, 1ª edição do Recicla Day coleta 66 toneladas de resíduos
Em São Bernardo, 1ª edição do Recicla Day coleta 66 toneladas de resíduos. Foto: Divulgação

A primeira edição do Recicla Day em São Bernardo alcançou a marca de 66 toneladas de resíduos arrecadados em 22 postos de coletas – sendo nove ecopontos fixos e 13 pontos de apoio provisórios – distribuídos por toda a cidade. Alinhada à Agenda 2030 da ONU, a Prefeitura, sob gestão de Marcelo Lima, realizou grande mobilização no último sábado (31/5) para receber materiais como papel, plástico, vidro, metal e eletroeletrônicos. Nos ecopontos, também foi possível descartar móveis, utensílios (bota-fora) e resíduos de construção civil (até 1m³).

Todo material coletado foi destinado às centrais de triagens operadas pelas cooperativas de catadores de São Bernardo: a Cooperluz e Reluz, gerando renda aos trabalhadores. Como incentivo à participação das crianças na atuação de educação ambiental, aquelas que compareceram nos ecopontos e pontos de apoio com algum responsável, levando seus recicláveis, receberam brindes ofertados pelos parceiros da ação.

“Reforçamos o nosso compromisso com as práticas sustentáveis, com a inclusão social e também com os princípios da ESG (Ambiental, Social e Governança). Políticas públicas se faz com ação prática, efetiva, e essa foi a primeira de uma série de medidas nesta área. Uma cidade sustentável começa assim, com a união do poder público e da população”, ressaltou o chefe do Executivo municipal.

Secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Fernando Longo reforçou que o Recicla Day não foi apenas um dia de coleta, mas uma enorme ação de educação ambiental. “Foi uma grande mobilização ambiental, desde estímulo à cidadania. A Prefeitura e a população estão juntos na construção de uma cidade mais consciente e comprometida com o meio ambiente”, acrescentou o titular da pasta responsável pela ação.

TRICICLOS ELÉTRICOS

O Recicla Day marcou, ainda, a entrega de novos triciclos elétricos para o serviço de coleta seletiva. Compactos e sustentáveis, os veículos possibilitam o acesso a locais de difícil circulação para caminhões, como vielas, escadões e áreas com ruas estreitas, garantindo que a coleta chegue a 100% das residências de São Bernardo. O equipamento é 100% elétrico, o que também reduz a emissão de poluentes ao longo das ações.

ECOPONTOS

A Prefeitura de São Bernardo dispõe de 14 ecopontos espalhados pelo município para descarte de lixo e entulho com segurança e praticidade. Os equipamentos facilitam e ampliam as possibilidades de descarte correto dos resíduos gerados pelos moradores. É permitido destinar, nestes ecopontos, materiais de construção civil, resíduos volumosos e sem utilidade, normalmente recolhidos na operação Bota-Fora, além dos materiais recicláveis direcionados à coleta seletiva.

 

Confira abaixo a relação dos Ecopontos de São Bernardo:

Areião

Rua do Cruzeiro s/nº

 

Bairro dos Casa

Avenida Capitão Casa, 687

 

Batistini

Rua das Flores, 950

 

Centro

Rua Djalma Dutra, 323

 

DER

Rua Ernesto Bezerra, 60

 

Divinéia

Rua Mathilde Ferrari Marçon, altura do nº 30

 

Jardim Regina

Rua João de Barro, altura do nº 207

 

Montanhão

Estrada do Montanhão, 152

 

Parque dos Pássaros

Rua dos Tangarás, 867

 

Parque São Bernardo

Rua Almeida Leme s/nº

 

Riacho Grande

Rua Marcílio Conrado, 600

 

Rudge Ramos

Rua Guilherme de Almeida, 86

 

Taboão

Rua Pedro Ivo, 110

 

Três Marias

Estrada Eiji Kikuti, 1.892

 

Horário de funcionamento:

Segunda a sábado das 8h às 16h

Tags:coletaRecicla Dayresíduossão bernardotoneladas

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Prefeito de São Bernardo recebe policiais do Gabinete e diz que Rota está nas ruas. Foto: Reprodução/Vídeo Prefeito de São Bernardo recebe policiais do Gabinete e diz que Rota está nas ruas
Próximo artigo Roda de Caboclo chega à sexta edição e celebra cultura afro-brasileira em Santo André Roda de Caboclo chega à sexta edição e celebra cultura afro-brasileira em Santo André

Últimas notícias

Ladrão, com celulares furtados e ferramenta para quebrar vidros, é detido após cerco; ele havia furtado um iPhone momentos antes em Santo André.
Operação Cavalo de Aço prende em São Bernardo ladrão de celulares no ABCD  
06/07/2025
Santo André Intelli vence o Tubarão fora de casa e sobe na tabela da LNF
Santo André Intelli vence o Tubarão fora de casa e sobe na tabela da LNF
06/07/2025
Jovens que prestam serviço militar no Tiro de Guerra de SBC receberão bolsa de R$ 150
Jovens que prestam serviço militar no Tiro de Guerra de SBC receberão bolsa de R$ 150
06/07/2025
WD emociona durante apresentação no Festival Diversidade na Cidade - Foto Rafael Costa (PMETRP)
Festival Diversidade na Cidade celebra cultura e inclusão LGBTQIAP+ em Ribeirão Pires
06/07/2025
Edu Guedes passa por cirurgia de remoção de câncer no pâncreas
Edu Guedes passa por cirurgia de remoção de câncer no pâncreas
06/07/2025

Recomendadas

São Bernardo encerra audiências públicas do ‘Voz da Gente’ com 3 mil participantes
São BernardoCidades

São Bernardo encerra audiências públicas do ‘Voz da Gente’ com 3 mil participantes

06/07/2025
Santo André interdita Viaduto Castelo Branco totalmente a partir de segunda-feira
Santo AndréCidades

Santo André interdita Viaduto Castelo Branco totalmente a partir de segunda-feira

06/07/2025
São Bernardo lança sistema de parcelamento de tributos municipais por cartão de crédito
São BernardoCidades

São Bernardo lança sistema de parcelamento de tributos municipais por cartão de crédito

04/07/2025
São Bernardo cria 3.804 vagas com carteira assinada nos cinco primeiros meses de 2025
São BernardoCidades

São Bernardo cria 3.804 vagas com carteira assinada nos cinco primeiros meses de 2025

04/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?