Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Bernardo

Programação do ‘Junho Verde’ em São Bernardo inclui plano de sinalização da Billings

Com recursos angariados do Fehidro, programação contempla instalação de 65 placas estratégicas; mês do Meio Ambiente traz conferência

Última atualização: 04/06/2025 20:47
Por Gislayne Jacinto
Publicado 04/06/2025
Compartilhar
Programação do ‘Junho Verde’ em São Bernardo inclui plano de sinalização da Billings
Programação do ‘Junho Verde’ em São Bernardo inclui plano de sinalização da Billings. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo intensificou nesta quarta-feira (4/6) as atividades do ‘Junho Verde”, que traz programação especial com, ao menos, 15 ações dentro do período até 30 de junho para marcar o mês do Meio Ambiente na cidade. E justamente na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quinta (5/6), tem início o Plano de Sinalização e Identificação Visual da Represa Billings. Outra atividade desta quarta, que faz parte do cronograma, é a primeira aula do curso da Escola de Licenciamento Ambiental, criada recentemente pelo governo do prefeito Marcelo Lima, em parceria com a Faculdade de Direito.

O plano de sinalização contempla a instalação de 52 placas toponímicas (que têm a função de denominar, referenciar e distinguir um espaço geográfico concreto), distribuídas estrategicamente pelo território de São Bernardo. Também está prevista a instalação de 13 placas de maior dimensão, totalizando 65.

A iniciativa é resultado de uma ação conjunta entre o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, com recursos provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). O objetivo da medida é reforçar a identificação das áreas de mananciais protegidas, promovendo o reconhecimento territorial e a valorização ambiental.

As placas serão posicionadas para que a população local e pessoas que circulam pela região possam identificar os limites das áreas de proteção, o que vai colaborar para reforçar a conscientização sobre a importância da preservação da Represa Billings, fundamental para o abastecimento de água para mais de 1,5 milhão de pessoas e a manutenção dos ecossistemas.

JUNHO VERDE

Com o tema ‘Meio Ambiente: sua atitude transforma’, a proposta envolve ações voltadas à conscientização ambiental, participação social, fortalecimento das políticas públicas de sustentabilidade, educação e formação. A iniciativa, liderada pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, também fortalece o compromisso da cidade com as pautas ambientais, em sintonia com a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Conforme o calendário de ações, a Prefeitura assinará carta da ONU em 30 de junho, último dia de atividades da programação, formalizando o compromisso de São Bernardo com as diretrizes da Agenda 2030 e os ODSs.

Entre os destaques da programação estão o lançamento do programa ‘SBC Sustentável’, a inauguração da Linha Verde — canal de comunicação direta via WhatsApp com a população sobre temas ambientais — e a formalização de importantes instâncias regionais de proteção da fauna e biodiversidade, além da realização da 5ª edição da Conferência Municipal da Cidade.

“A proposta deste ‘Junho Verde’ é ampliar o diálogo com a população e fortalecer a corresponsabilidade social na proteção ambiental. Queremos que cada morador de São Bernardo se reconheça como parte fundamental das soluções para os desafios climáticos e ambientais atuais”, pontuou o prefeito Marcelo Lima.

SBC SUSTENTÁVEL

A Prefeitura também abre espaço para que moradores possam participar do ‘Junho Verde’ e mostrar, por meio da campanha #SBCSustentável, ações em defesa do meio ambiente. Assim, moradores, escolas, coletivos, empresas e instituições podem compartilhar fotos, vídeos e relatos de suas iniciativas sustentáveis nas redes sociais, usando a hashtag #SBCSustentavel.

 

Toda iniciativa que envolva sustentabilidade pode ser compartilhada, seja plantando uma árvore, separando resíduos para reciclagem, reduzindo o consumo de água ou participando de atividades promovidas pela Prefeitura, entre outras. Afinal, cada atitude transforma e inspira mais pessoas a cuidar do planeta.

“Com a campanha, queremos valorizar as boas práticas locais, fortalecer o sentimento de pertencimento e construir, de forma coletiva, uma São Bernardo mais verde, mais justa e sustentável”, comentou a secretária de Meio Ambiente, Ruth Cristina Ramos.

A realização do ‘Junho Verde’ tem também como objetivo sensibilizar e mobilizar a população para pensar na causa ambiental de uma maneira geral. Agentes de três secretarias têm percorrido os bairros Ferrazópolis, Taboão e Santa Cruz para convidar a população a participar do Programa de Educação Ambiental nos Bairros – ‘Nosso Bairro, Nosso Ambiente’, que entre julho e outubro se estenderá a outras 13 localidades para a realização de oficinas. Neste mês e início de julho, as cinco atividades semanais previstas no calendário serão realizadas nos bairros já visitados pelos agentes, com início nesta quinta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, no Taboão e Santa Cruz, enquanto no Ferrazópolis começa na sexta-feira (6/6).

Confira a programação completa:

 

4/6 — Educação, conscientização e capacitação

* Início do Plano de Sinalização e Identificação Visual da Represa Billings, com a instalação de 52 placas toponímicas (que têm a função de denominar, referenciar e distinguir um espaço geográfico concreto), distribuídas estrategicamente pelo território de São Bernardo. Também está prevista a instalação de 13 placas de maior dimensão.

* Primeira aula do Curso da Escola de Licenciamento Ambiental, na faculdade de Direito de São Bernardo. Formação especializada para qualificar profissionais e ampliar a segurança jurídica e técnica no licenciamento ambiental.

 

5/6 — Dia Mundial do Meio Ambiente – 16h

Secretaria de Meio Ambiente, Rua Tasman, 520, Jardim do Mar

* Lançamento oficial do Programa ‘SBC Sustentável’, marca do novo programa de Sustentabilidade da Prefeitura de São Bernardo.

* Lançamento da Linha Verde, canal via WhatsApp para diálogo com a população sobre sustentabilidade.

* Realização de Pré-Conferência da Cidade — Debate aberto com participação de especialistas e sociedade civil, preparativo para a 5ª Conferência da Cidade de São Bernardo para reflexão sobre caminhos para desenvolvimento sustentável e justo do município.

* Sustentabilidade Institucional na Administração Pública. Como transformar São Bernardo em uma cidade cada dia mais sustentável, e isso levando em conta também a própria estrutura da administração. Participação do secretário de Administração da Prefeitura, André Luiz Cottet.

* Início do Programa de Educação Ambiental nos Bairros “Nosso Bairro, Nosso Ambiente”, com ações nos dias 5, 6, 12, 13, 26 e 27/6.

 

13/6 — Proteção da Fauna Regional – das 13h às 18h

Consórcio Intermunicipal, Avenida Ramiro Colleoni, 5, Santo André

* Workshop do Consórcio do ABC sobre Fauna Regional: 1º Encontro sobre Conservação da Fauna do Grande ABC.

* Formalização do Grupo de Trabalho da Proteção Animal do ABC, fortalecendo a cooperação regional.

 

15/6 — Participação Social – 8h às 17h15 – Câmara Municipal de São Bernardo

* Realização da 5ª Conferência da Cidade de São Bernardo, momento de construção coletiva de propostas prioritárias para o futuro sustentável da cidade, nos eixos de habitação, desenvolvimento urbano, meio ambiente e mudanças climáticas, mobilidade e participação social.

 

19/6 — Ação Integrada no Parque Estoril – 10h – Parque Natural Estoril

* Atividade com escoteiros voltada para conscientização sobre descarte adequado de resíduos e soltura de fauna (aves que estão em reabilitação no Zoo do Estoril), reforçando a importância da proteção da fauna silvestre.

 

23/6 — Combate à Ilegalidade e Economia Circular – 15h – Local a definir

* Destruição de materiais inservíveis utilizados em práticas de infrações e crimes ambientais que foram apreendidos pela GCM Ambiental e fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal.

 

Reciclagem de tarrafas, promovendo reaproveitamento e sustentabilidade.

30/6 — Encerramento e Reflexão Coletiva – Horário e local a definir

* Assinatura e Leitura da Carta da ONU, assumindo o compromisso de São Bernardo com a Agenda 2030 e os ODS.

* Fórum Social de Mudanças Climáticas, promovendo debate público sobre as ações locais frente à emergência climática.

* Reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

* Criação do Comitê Intersetorial de Proteção Animal e Biodiversidade, articulando políticas públicas integradas.

Tags:billingsinclusãojunho verdeprogramaçãosão bernardosinalização

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior GCM de Ribeirão Pires aborda suspeitos tentando vender objeto suspeito na Rodovia Índio Tibiriçá GCM de Ribeirão Pires aborda dupla tentando vender objeto suspeito na Índio Tibiriçá
Próximo artigo Tite Campanella toma posse como prefeito projetando a Educação como seu maior legado em São Caetano Prefeito de São Caetano anuncia aumento de 5,06% nos salários dos servidores

Últimas notícias

Gilvan antecipa entrega de trecho do Viaduto Castelo Branco para o dia 24 de julho e reforça planejamento na mobilidade urbana
Gilvan antecipa entrega de trecho do Viaduto Castelo Branco para 24 de julho
11/07/2025
Alunos do Conecta São Bernardo aproveitam cada minuto para viver a experiência do intercâmbio na Irlanda
Alunos de SBC aproveitam cada minuto para viver a experiência do intercâmbio na Irlanda
11/07/2025
Em conjunto com a Polícia Civil, GCM de São Bernardo cumpre mandados de prisão
Em conjunto com a Polícia Civil, GCM de São Bernardo cumpre mandados de prisão
11/07/2025
Em seis meses de Programa São Caetano Cidade Linda, Prefeitura revitaliza parques, praças e cemitérios municipais
Em 6 meses do Programa S.Caetano Cidade Linda, parques, praças e cemitérios são revitalizados
11/07/2025
Entidades de SBC recebem R$ 640 mil para projetos voltados à infância e adolescência
Entidades de SBC recebem R$ 640 mil para projetos voltados à infância e adolescência
11/07/2025

Recomendadas

Ribeirão Pires recebe dois novos profissionais do programa ‘Mais Médicos’
Ribeirão PiresCidades

Ribeirão Pires recebe dois novos profissionais do programa ‘Mais Médicos’

11/07/2025
Hospital Veterinário de Santo André realiza Feira de Adoção de Animais neste sábado
Santo AndréCidadesEspaço Pet

Hospital Veterinário de Santo André realiza Feira de Adoção de Animais neste sábado

11/07/2025
GCM de Mauá resgata porco-espinho de residência e devolve à natureza
MauáCidades

GCM de Mauá resgata porco-espinho de residência e devolve à natureza

11/07/2025
Prefeitura de Diadema entrega a pavimentação da Travessa Novo Horizonte no Canhema
DiademaCidades

Prefeitura de Diadema entrega a pavimentação da Travessa Novo Horizonte no Canhema

11/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?