ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

São Bernardo entrega de 16 novos triciclos elétricos para reforçar coleta seletiva 

Prefeito Marcelo Lima destacou que os novos veículos serão fundamentais para que o município faça, efetivamente, 100% da coleta seletiva

Gislayne Jacinto
Última atualização: 01/06/2025 08:08
Por Gislayne Jacinto
Publicado 31/05/2025
Compartilhar
São Bernardo entrega de 16 novos triciclos elétricos para reforçar coleta seletiva 
São Bernardo entrega de 16 novos triciclos elétricos para reforçar coleta seletiva. Foto: Divulgação
A Prefeitura de São Bernardo  lançou neste sábado (31/05) a primeira edição do Recicla Day. A grande mobilização teve como foco a educação ambiental e destinação correta dos resíduos recicláveis. Ao todo, o evento contou com 22 pontos espalhados pela cidade de coleta seletiva, além da entrega de 16 novos triciclos elétricos para modernizar e tornar ainda mais eficiente o serviço de coleta no município.
A iniciativa integra as diretrizes de sustentabilidade da atual gestão, alinhadas à Agenda 2030 da ONU e aos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança), reforçando o compromisso com práticas sustentáveis e de inclusão social.
O uso dos triciclos elétricos representa um avanço significativo para o serviço de coleta seletiva. Compactos e sustentáveis, eles possibilitam o acesso a locais de difícil circulação para caminhões, como vielas, escadões e áreas com ruas estreitas, garantindo que a coleta chegue a 100% das residências de São Bernardo. O equipamento é 100% elétrico, o que também reduz a emissão de poluentes ao longo das ações.
Durante o evento de lançamento do Recicla Day, na Esplanada do Paço, o prefeito Marcelo Lima destacou que os novos veículos serão fundamentais para que o município faça, efetivamente, 100% da coleta seletiva. “O triciclo vai adiantar muito porque tem lugares que não têm a coleta seletiva, porque a família mora numa viela, mora no escadão, mora num local de difícil acesso. Onde o caminhão não chega, o triciclo vai chegar. As mãos dos trabalhadores da nossa limpeza urbana vão chegar em 100% das casas de São Bernardo. A partir de hoje, é uma grande notícia: São Bernardo tem 100% de coleta seletiva porta a porta, para todos, independentemente de onde mora. E, ao mesmo tempo, é muito importante termos o Recicla Day para discutir a educação ambiental e a importância da reciclagem”, pontuou o chefe do Executivo.
 Além da ampliação da frota sustentável, o Recicla Day realizou uma verdadeira mobilização e conscientização da população. Ao todo, foram 22 pontos de coleta, sendo 9 ecopontos fixos e 13 pontos de apoio temporários, preparados para receber materiais como papel, plástico, vidro, metal e eletroeletrônicos. Nos ecopontos, também foi possível descartar móveis, utensílios (bota-fora) e resíduos de construção civil (até 1m³).
As crianças que participaram levando recicláveis receberam diversas cartilhas educativas e brindes, incentivando, desde cedo, a construção de hábitos sustentáveis.
“O Recicla Day não é apenas um dia de coleta. É uma grande ação de educação ambiental, de estímulo à cidadania e de reforço das nossas práticas sustentáveis. É a Prefeitura e a população caminhando juntas na construção de uma cidade mais consciente e comprometida com o meio ambiente”, ressaltou o secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Fernando Longo.
Prefeito Marcelo Lima destacou que os novos veículos serão fundamentais para que o município faça, efetivamente, 100% da coleta seletiva
Prefeito Marcelo Lima destacou que os novos veículos serão fundamentais para que o município faça, efetivamente, 100% da coleta seletiva. Foto: Divulgação

COMPROMISSO SOCIAL

Todo o material arrecadado foi encaminhado para as cooperativas CooperLuz e Reluz, que fazem a triagem dos resíduos e garantem geração de renda para mais de 80 famílias de catadores e catadoras do município.
No evento que deu o pontapé inicial do projeto, a colaboradora da SBS – empresa responsável pela coleta seletiva na cidade -, Glauciane Barbosa, frisou a importância do trabalho que o grupo faz todos os dias. “Faço parte desse trabalho há 30 anos, e é muito gratificante saber que nosso serviço não só ajuda o meio ambiente, mas também garante o sustento de muitas famílias. A cada saco de reciclável coletado, a gente vê emprego, dignidade e futuro sendo construídos. A gente só tem gratidão por fazer parte disso”, afirmou Glauciane.
Atualmente, São Bernardo coleta, em média, 1.300 toneladas de recicláveis por mês, o que representa uma expressiva redução no volume de resíduos encaminhados a aterro sanitário. O impacto positivo reflete tanto na preservação ambiental quanto na promoção de inclusão social, por meio do fortalecimento das cooperativas.

📍Os pontos de coleta do Recicla Day:

Ecopontos (fixos):
•Areião
•Bairro dos Casa
•Batistini
•Centro
•Divinéia
•Montanhão
•Parque dos Pássaros
•Taboão
•Três Marias
Pontos de apoio (temporários):
•Alvarenga
•Jardim Thelma
•Jardim das Orquídeas
•Assunção
•Baeta Neves
•Centro (Paço Municipal)
•Jardim Irajá
•Jardim Represa
•Parque Anchieta
•Paulicéia
•Riacho Grande
•Rudge Ramos
•Terra Nova II
Tags:coleta seletivaentregaMarcelo LimaprefeitoprefeituraprogramaRecicla Daysão bernardotriciclos

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Guto Volpi entrega 8ª Praça Esportiva em Ribeirão Pires Guto Volpi entrega 8ª Praça Esportiva em Ribeirão Pires
Próximo artigo Casa do Trabalhador de Mauá tem 405 vagas de empregos para a próxima semana Casa do Trabalhador de Mauá tem 405 vagas de empregos para esta semana

Últimas notícias ABC Paulista

Palmeiras
Palmeiras garante vaga na próxima edição da Libertadores
26/10/2026
Corinthians yuri alberto
Chances do Corinthians cair disparam após vitória do Grêmio; veja o novo percentual
26/10/2026
Palmeiras flamengo
Palmeiras volta ao segundo lugar com vitória do Flamengo
26/10/2026
corinthians gremio
Corinthians cai para antepenúltimo lugar com vitória do Grêmio fora de casa
26/10/2026
Poupatempo de São Bernardo verifica denúncias sobre supostos encontros íntimos em banheiro da unidade
Poupatempo de São Bernardo verifica denúncias sobre supostos encontros íntimos em banheiro da unidade
26/10/2026

Recomendadas

Perseguição policial termina com infratores detidos e moto recuperada em Rio Grande da Serra
Rio Grande da SerraCidades

Perseguição policial termina com infratores detidos e moto recuperada em Rio Grande da Serra

26/10/2026
Polícia Civil investiga morte de dois homens baleados na madrugada em Santo André
Santo AndréCidades

Polícia Civil investiga morte de dois homens baleados na madrugada em Santo André

26/10/2026
Motociclista envolvido em confusão em São Bernardo nega motivação política e registra B.O. por injúria racial
São BernardoCidades

Motoboy envolvido em confusão em São Bernardo nega motivação política e registra B.O. por injúria racial

26/10/2026
Policial militar de folga reage a assalto e prende criminoso baleado no centro de Diadema
DiademaCidades

Policial militar de folga reage a assalto e prende criminoso baleado no centro de Diadema

26/10/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?