Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Economia

 Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul

Comercialização da resina, produzida a partir da reciclagem química, é feita para a Copobras que usará o material em embalagens flexíveis

Gislayne Jacinto
Última atualização: 28/05/2025 13:52
Por Gislayne Jacinto
Publicado 28/05/2025
Compartilhar
 Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul
Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul. Foto: Divulgação

A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, concluiu a venda de polietileno (PE) circular, produzido a partir da reciclagem química, para o Grupo Copobras. É a primeira vez que a petroquímica comercializa tal resina circular na América do Sul e o material será utilizado pela Copobras para a produção de embalagens flexíveis no segmento de pet food.

O PE circular da Braskem, assim como todos os demais produtos circulares da companhia, integra o portfólio Wenew, que busca alavancar ainda mais o conceito de economia circular dentro da cadeia produtiva da química e do plástico. A matéria-prima usada na produção desta resina circular foi fornecida pela Neste, empresa finlandesa de refino. Em 2024, as duas companhias assinaram um acordo para o fornecimento de matérias-primas circulares e bio-circulares voltado à produção de resinas e produtos químicos.

“É o nosso primeiro case de reciclagem química na América do Sul. Tivemos a matéria-prima oriunda da parceria com a Neste, a nossa atuação na produção da resina circular e a venda para a Copobras. Esse é um grande marco da companhia na direção do desenvolvimento sustentável e da concretização da economia circular”, afirma Pier Pesce, gerente de desenvolvimento de negócios da Braskem na América do Sul.

A circularidade por meio da reciclagem química já é reconhecida pela Anvisa e tal processo produz monômeros de alta pureza, sendo indistinguíveis dos monômeros originais de origem virgem. Portanto, os materiais estão em total conformidade com a regulamentação aplicável para serem usados, sem a necessidade de autorização específica, em embalagens que entram em contato direto com alimentos. Isso é um grande avanço e diferencial, pois destrava uma gama abrangente de novas aplicações nas quais a reciclagem mecânica tem dificuldades de suprir por questões técnicas e de regulamentação.

Essa primeira venda na América do Sul concretiza as iniciativas da Braskem em prol da reciclagem química e na construção de um portfólio de produtos cada vez mais sustentáveis. Desde 2021, a companhia investe no tema, seja por meio de pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias ou pela aquisição de matérias-primas circulares, produzidas via pirólise. Além disso, o PE circular, fornecido para o Grupo Copobras, possui certificação ISCC Plus, reiterando a qualidade e circularidade do produto.

“O processo de desenvolvimento do PE circular da Braskem é de altíssima qualidade e temos muito orgulho de termos sido os primeiros a utilizar tal resina. Soluções como essas devem se tornar cada vez mais presentes no mercado para que consigamos garantir padrões sustentáveis para o setor como um todo. E esse é um caminho fundamental para atendermos as demandas dos consumidores e brand owners por mais sustentabilidade nos produtos”, afirma Morgana Bon, gerente Engenharia de Produto do Grupo Copobras.

Em busca do desenvolvimento sustentável

A estratégia de economia circular da Braskem está focada no desenvolvimento de produtos e soluções alinhados às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. E isso inclui a criação de tecnologias e a comercialização de produtos oriundos da reciclagem mecânica e química, o que consolida a companhia em economia circular e expande o portfólio Wenew por meio de soluções que atendem às necessidades dos clientes.

Além disso, o portfólio de resinas Wenew se destaca pelos ganhos com a redução de até 48% nas emissões de carbono, em comparação com resinas virgens convencionais. E o novo PE circular da marca entra no portfólio como mais um aliado rumo ao alcance da meta de circularidade da Braskem – expandir as vendas de produtos com conteúdo reciclado para 1 milhão de toneladas até 2030.

 

Tags:Braskemcomercializaçãomauápolietilenoreciclagemsanto andrésão paulovenda

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Com 4,2 mil refeições servidas por dia, Bom Prato integra ações de combate à fome em São Bernardo Com 4,2 mil refeições servidas por dia, Bom Prato integra ação de combate à fome em SBC
Próximo artigo Gilvan visita agência nacional de educação da Finlândia em busca de inovações para Santo André Gilvan visita agência nacional de educação da Finlândia em busca de inovações para Santo André
- Publicidade -

Últimas notícias

Polícia Militar Captura 8 Procurados da Justiça na região do ABCD
Polícia Militar captura 8 procurados da Justiça na região do ABCD
10/11/2025
Simone e Simaria cantam juntas 3 anos após o fim da dupla sertaneja
Simone e Simaria cantam juntas 3 anos após o fim da dupla sertaneja
10/11/2025
Em São Bernardo, GCM detém 5 pessoas durante nova etapa da Operação Bairro Mais Seguro
Em São Bernardo, GCM detém 5 pessoas durante nova etapa da Operação Bairro Mais Seguro
10/11/2025
Cake Fest Mauá. idealizado por Dudu Oliveira, completa 10 edições e vira referência nacional na confeitaria solidária
Cake Fest Mauá completa 10 edições e vira referência nacional na confeitaria solidária
10/11/2025
Três jovens morrem em acidente na Imigrantes.
Conheça quem são as jovens que morreram na Imigrantes
10/11/2025

Recomendadas

Vítima reconhece suspeito de 40 anos pelas roupas; ele procurou atendimento em UPA Bangu após ser ferido.
Santo AndréCidades

Homem baleado em suposto assalto é preso por roubo de moto em Santo André

10/11/2025
Baú das Artes conclui ciclo no ABC e celebra aprendizado coletivo
Santo AndréCidadesMauá

Baú das Artes conclui ciclo no ABC e celebra aprendizado coletivo

10/11/2025
Câmara de Mauá identifica homem mascarado que invadiu sessão e traça plano de segurança
MauáPolítica

Câmara de Mauá identifica homem mascarado que invadiu sessão e traça plano de segurança

10/11/2025
Ventania causa queda de árvores em Santo André
Santo AndréCidades

Ventania causa queda de árvores em Santo André

09/11/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?