ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Com mais 4 compras formalizadas, S.Bernardo avança na urbanização do Parque Imigrantes

Iniciativa contemplará 320 famílias que serão removidas de seus imóveis para obras no bairro; formato de aquisição é de habitação popular

Gislayne Jacinto
Última atualização: 18/05/2025 08:03
Por Gislayne Jacinto
Publicado 18/05/2025
Compartilhar
Com mais 4 compras formalizadas, S.Bernardo avança na urbanização do Parque Imigrantes
Com mais 4 compras formalizadas, S.Bernardo avança na urbanização do Parque Imigrantes. Foto: Divulgação/PSBC

A Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, viabilizou neste sábado (17/5) a assinatura do contrato para a aquisição de mais quatro imóveis pela modalidade de compra assistida. As famílias beneficiadas do Parque Imigrantes, região que está sendo urbanizada pelo município, estarão nas novas casas ou apartamentos, que puderam escolher, em até 40 dias.

Este formato de compra de habitação popular, concretizada por meio de parceria com o Programa Pró-Moradia, do Governo Federal, foi adotado pela Prefeitura de São Bernardo para atender os moradores de áreas que precisarão ser desocupadas no Parque Imigrantes. A cidade foi a primeira do Brasil a usar este tipo de aquisição, em fevereiro deste ano.

A regularização fundiária do bairro contemplará 2.194 núcleos familiares. A compra assistida será utilizada para garantir moradia digna a 320 famílias, com recursos do município e financiamento pelo FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

O prefeito Marcelo Lima recebeu, neste sábado, os moradores atendidos nesta etapa para oficializar a aquisição dos imóveis. “Isso é pensar no futuro. Eu conheço o Parque Imigrantes de quando não tinha rua asfaltada. O time da Habitação está urbanizando o bairro. Lá ainda tem lugar onde não é possível chegar de carro ou se estiver chovendo”, disse.

“Para poder melhorar essa região, o município precisa fazer a retirada de algumas casas. Quanto retira, a família geralmente ia para programa de renda aluguel, e não é justo a família ficar anos esperando um projeto habitacional. A compra assistida foi uma forma encontrada pela Prefeitura de assegurar a essas famílias a casa própria, com escritura, averbada, em menor tempo”, ressaltou o chefe do Executivo.

VIDA NOVA

José Nildo Felismino dos Santos, de 59 anos, e sua esposa, Maria José da Silva Santos, 61, chamaram de “bênção dos céus” a assinatura da compra do novo apartamento. Por seis anos, o casal morou, com o neto, na Rua Simon Bolivar, no Parque Imigrantes.

“O imóvel que a gente estava era metade madeira, metade alvenaria. Na beira do esgoto. Agora tem que fazer a canalização do esgoto, que o prefeito já está fazendo na rua toda. Antes não tinha infraestrutura de nada. A casa foi condenada. Eram três cômodos. Sala, quarto e cozinha, bem pequenininha. O banheiro era do lado de fora”, relembrou Maria.

Um apartamento na Rua dos Vianas foi o novo endereço escolhido pelo casal. “A gente sair de onde estava para ir para um apartamento desse (é uma alegria). São dois quartos, sala, cozinha, banheiro. Tudo organizado e no térreo”, listou.

SOBRE A COMPRA ASSISTIDA

A Prefeitura de São Bernardo foi a primeira cidade do País a realizar, neste ano, a compra assistida de um imóvel, modalidade de aquisição de habitação popular. O formato foi escolhido para reduzir o tempo de espera das 320 famílias que precisarão sair de suas casas no Parque Imigrantes para que o bairro seja urbanizado, garantindo moradia digna para essas pessoas.

- Advertisement -

A compra assistida funciona da seguinte forma: o morador a ser beneficiado escolhe o imóvel que passa por avaliação da Caixa Econômica Federal, que, entre outros aspectos, certifica as condições de habitação do local. O laudo emitido pela Caixa também inclui avaliação do valor do imóvel. O valor pago é o menor entre o que o proprietário atual solicitou e o que a Caixa indicou em sua avaliação.

Após assinatura do contrato, em até 40 dias é feito o pagamento do imóvel na integralidade. O Pró-Moradia disponibiliza, com recursos do FGTS, até R$ 164 mil por unidade habitacional popular adquirida, valor que pode ser pago em até 20 anos. Já o morador paga à Prefeitura valor que corresponde ao equivalente de 20% da renda familiar – em até 30 anos. Esse valor pago pelo beneficiário é destinado ao Fundo Municipal de Habitação, revertido para novos projetos habitacionais da cidade.

Tags:aquisiçãocomprasfamíliasimóveismoradia popularparque imigrantesprefeituraremoçãosão bernardourbanização

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Casa de Cursos de Mauá é inauguradas e vai formar 2.500 pessoas por ano Casa de Cursos de Mauá é inauguradas e vai formar 2.500 pessoas por ano
Próximo artigo Gilvan Júnior Sto.André promove ação pioneira no ABCD ao anunciar renaturalização do Córrego GE

Últimas notícias ABC Paulista

sao paulo morumbi
São Paulo x Santos atrasado é agendado pela CBF
15/09/2026
Palmeiras
Palmeiras tem 2 jogadores convocados pela Argentina
15/09/2026
Outdoor com 'fofoca' e QR Code atrai milhares de curiosos na Via Anchieta
Outdoor com ‘fofoca’ e QR Code atrai milhares de curiosos na Via Anchieta
15/09/2026
santos zé rafael
Santos pagará Zé Rafael até 2032 em rescisão milionária
15/09/2026
Homem é preso em flagrante após invadir Centro de Treinamento Esportivo em São Caetano
Homem é preso em flagrante após invadir Centro de Treinamento Esportivo em São Caetano
15/09/2026

Recomendadas

Três vidas interrompidas e o horror em detalhes: o passo a passo do ataque na fábrica da Bombril
São BernardoCidades

Clima tenso na Bombril: após tragédia, funcionário denuncia ameaça de morte

15/09/2026
Caminhão com asfalto tomba ao tentar subir rua aclive e atinge muro de casa em São Bernardo
São BernardoCidades

Caminhão com asfalto tomba ao tentar subir rua aclive e atinge muro de casa em São Bernardo

15/09/2026
Colisão entre caminhão e carro mobiliza atendimento na Via Anchieta, em São Bernardo
São BernardoCidades

Colisão entre caminhão e carro mobiliza atendimento na Via Anchieta

15/09/2026
Moradora de São Bernardo denuncia abandono de estruturas de propaganda eleitoral em calçada no Taboão
São BernardoPolítica

Moradora de São Bernardo denuncia abandono de estruturas de propaganda eleitoral em calçada no Taboão

15/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?