ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

Futuros GCMs de Rio Grande têm 1° treinamento no Centro de Formação do ABCD

 Agentes que formarão primeira equipe da cidade iniciaram atividades na sede do equipamento regional

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 29/05/2019 10:10
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 29/05/2019
Compartilhar

 Agentes que formarão primeira equipe da cidade iniciaram atividades na sede do equipamento regional

 

novos gcms
Agentes que formarão primeira equipe da cidade iniciaram atividades na sede do equipamento regional. Foto: Divulgação/Consórcio

 

O Centro Regional de Formação em Segurança Urbana do Grande ABC (CRFSU), mantido pelo Consórcio Intermunicipal do ABC, recebeu nesta terça-feira (28/05) a primeira turma de GCMs (Guardas Civis Municipais) da história de Rio Grande da Serra. Os agentes, que já tinham sido apresentados à população na segunda-feira (27/05), tiveram a primeira aula na sede do equipamento regional, em São Bernardo do Campo.

O treinamento deve durar cerca de quatro meses, com aulas no CRFSU. A grade curricular é de 720 horas e composta por 35 disciplinas teóricas e práticas, incluindo Administração Pública, Sistema Brasileiro de Segurança Pública, Direito Penal, Direitos Humanos, Segurança Escolar, Mediação de Conflitos, Libras e Armamento. Os GCMs de Rio Grande da Serra também terão aulas de Tiro Defensivo na Preservação da Vida, também conhecido como Método Giraldi, e de direção de viaturas.

Segundo o supervisor-administrativo do CRFSU, Cícero Ribeiro Silva, o primeiro mês das atividades deve ser focado em conteúdo teórico em sala de aula e avaliações físicas. A partir do segundo mês, serão iniciadas as orientações sobre práticas policiais, como aulas de tiro – a GCM de Rio Grande da Serra será equipada com pistolas 380 – e outras ações pertinentes às rondas na rua.

Somente para as atividades com armas são necessárias 152 horas de treinamento, sendo 100 exigidas pela Polícia Federal (que concede a licença para a atividade) e outras 52 específicas para o Método Giraldi.

Inauguração da Base da GCM

 

novos gcms
Secretário de Administração do município, Claurício Bento, diz que articulou emenda parlamentar de R$ 150 mil para a construção da Base da GCM. Foto: Divulgação

 

Rio Grande da Serra ganhou neste ultimo sábado (25/05) a primeira Base da Guarda Municipal. O secretário de Administração do município, Claurício Bento, comemorou o fato, pois diz que a construção do equipamento de segurança pública foi articulada por meio de emenda parlamentar atendida pelo deputado estadual Estevam Galvão (DEM).

Durante a inauguração, o deputado Estavam Galvão, ressaltou a importância da participação de Claurício Bento na conquista da Base. “Nada teria saído do papel se não fosse um pedido do então vereador Clauricio Bento, agora secretário de Administração. Um grande parceiro que tem ajudado a cidade evoluir”, disse o deputado.
A emenda teve um valor de R$150 mil e a Base está instalada na Praça da Gaivota. “É mais um compromisso que foi cumprido. Esse é um ponto estratégico da nossa cidade, do ponto de vista de deslocamento. Com a inauguração, a equipe de ação conta com estrutura adequada para o trabalho de combate à criminalidade na região”, explicou Claurício Bento.

 

Tags:formaçãoGCMgcmsguarda municipalrio grande da serratreinamento

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior dívidas Três milhões de clientes da Caixa poderão quitar dívidas com desconto
Próximo artigo Miss teen São Bernardo se prepara para competição estadual

Últimas notícias

Santo André realiza obras para modernizar Avenida José Antônio de Almeida Amazonas
Santo André realiza obras para modernizar Avenida José Antônio de Almeida Amazonas
08/12/2025
Entre os itens subtraídos e recuperados estavam 9 unidades de gin, 14 unidades de uísque e 493 maços de cigarros, que foram restituídos ao representante do estabelecimento comercial.
GCM de São Caetano prende trio por roubo a estabelecimento comercial
08/12/2025
Operação São Bernardo Protege realiza mutirões em áreas de risco para conscientizar comunidades
Operação São Bernardo Protege realiza mutirões em áreas de risco para conscientizar comunidades
08/12/2025
São Bernardo tem uma nova milionária após prêmio no "Domingão com Huck"
São Bernardo tem uma nova milionária após prêmio no “Domingão com Huck”
08/12/2025
"A 1ª a vez que meu mental se esgotou", diz Neymar após permanência do Santos na Série A. Foto: Divulgação/Santos FC  
“A 1ª a vez que meu mental se esgotou”, diz Neymar após permanência do Santos na Série A
08/12/2025

Recomendadas

Vigilância sanitária interdita para venda 636 garrafas de bebidas em adega e supermercado de Diadema
MauáCidades

Primeiro caso de intoxicação por metanol é confirmado em Mauá

07/12/2025
Prefeito de Diadema entrega ampliação do Hospital de Piraporinha com 23 novos leitos
DiademaCidades

Prefeito de Diadema entrega ampliação do Hospital de Piraporinha com 23 novos leitos

07/12/2025
Prefeito Taka inaugura o SIM - Saúde Integrada da Mulher
DiademaCidades

Prefeito Taka inaugura o SIM – Saúde Integrada da Mulher

07/12/2025
Homem tira a vida da ex-companheira em Diadema
DiademaCidades

Homem tira a vida da ex-companheira em Diadema

08/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?