ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Carla Morando propõe emenda à Constituição para reforçar papel das GCMs

PEC ( Proposta de Emenda Constitucional) segue a linha do entendimento já consolidado pelo Supremo Tribunal na atuação das Guardas em ações de segurança urbana

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 09/04/2025 08:22
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 09/04/2025
Compartilhar
Carla Morando propõe emenda à Constituição para reforçar papel das Guardas Civis Municipais
Carla Morando propõe emenda à Constituição para reforçar papel das Guardas Civis Municipais. Foto: Divulgação

A deputada estadual Carla Morando (PSDB) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acrescenta um parágrafo ao artigo 147 da Constituição Estadual. O objetivo é fortalecer o papel dos municípios na segurança urbana, permitindo que as Leis Orgânicas e os Estatutos das Guardas Civis Municipais (GCM) possam regulamentar com mais clareza e segurança jurídica a atuação dessas corporações, respeitadas as competências da União e do Estado.

A proposta contou com a assinatura de 36 deputados estaduais, demonstrando amplo apoio da Casa à iniciativa, que segue a linha do entendimento já consolidado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que, no julgamento do Recurso Extraordinário 608588, reconheceu como constitucional a atuação das Guardas Municipais em ações de segurança urbana, incluindo o policiamento ostensivo e comunitário.

“O STF já deixou claro que as Guardas Municipais integram o Sistema de Segurança Pública e podem exercer uma atuação mais efetiva na proteção da população. A PEC que apresentamos tem justamente o objetivo de adequar a Constituição do Estado de São Paulo a essa nova realidade jurídica, garantindo respaldo legal para que os municípios possam atualizar suas legislações locais”, destacou Carla Morando.

Segundo a parlamentar, a proposta representa um importante avanço para fortalecer a segurança nas cidades, especialmente diante do crescimento da violência urbana. “O trabalho das Guardas Civis tem sido cada vez mais essencial na prevenção ao crime e no apoio às demais forças policiais. Precisamos garantir que esse trabalho seja reconhecido e amparado legalmente”, afirmou.

A Proposta de Emenda Constitucional aguarda agora tramitação e apreciação dos demais parlamentares da Casa.

ATUAÇÃO PARLAMENTAR NA SEGURANÇA

É de autoria deputada estadual a lei que garante espaço isolado durante prisão cautelar ou cumprimento de pena ao profissional da GCM e aos demais agentes municipais de segurança pública.  Além do espaço assegurado de forma isolada, a lei também prevê que o transporte do profissional da GCM à unidade penitenciária deve ser feito separado de outros presos. A medida está respaldada na Lei Federal nº 13.022/2014, que determina “ampliação do leque de atuação dos Guardas Civis Municipais que passaram a não só possuir tarefas voltadas ao cuidado patrimonial e zeladoria, mas também de encaminhamento ao delegado de polícia, diante de flagrante delito, o autor da infração”.

SALA DA DEFENSORIA

Fruto da articulação da deputada, junto das entidades e do governador Tarcísio de Freitas, a sala da defensoria instalada março deste ano, no Quartel do Comando da Polícia Militar, com atendimento exclusivo dos agentes da PM em serviço, reforça o compromisso com a ampliação do acesso à Justiça e a garantia dos direitos fundamentais.

OUTROS PROJETOS

A parlamentar obteve também a aprovação do projeto que cede armamento das polícias civil e militar para os GCMs. Para a região do Grande ABC, foram 860 armamentos doados pela Polícia Militar aos profissionais da região, sendo 500 para São Bernardo, 180 para São Caetano, 100 para Santo André e 80 para Diadema.

- Públicidade -
Tags:carla morandoconstituiçãoemendaguardas civis municipaispropositurareforço

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Câmara de São Bernardo realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional da Imprensa Câmara de São Bernardo realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional da Imprensa
Próximo artigo Prefeito Marcelo Oliveira se reúne com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha Prefeito Marcelo Oliveira se reúne com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha

Últimas notícias

Nikolas Ferreira segue caminhada de 200 km rumo a Brasília em defesa da liberdade
Nikolas Ferreira segue caminhada de 200 km rumo a Brasília em defesa da liberdade
20/01/2026
secretária de Saúde, Adriana Berringer Stephan, apresentou um balanço positivo das ações implementadas desde o segundo semestre,
Saúde de São Caetano zera filas de especialidades e anuncia “Casa Caramelo” para o bem-estar animal
20/01/2026
Vila Belmiro - Corinthians - Santos
Santos e Corinthians: Entenda o acordo da troca de estádios
20/01/2026
Carlos Aparecido Felizardo de Lima, conhecido carinhosamente como "Ninja", perdeu a vida no domingo.
Despedida e comoção: Motociclista de 32 anos é sepultado em São Bernardo após acidente
20/01/2026
Novorizontino - Palmeiras - Transmissões
Transmissões desta terça-feira; saiba como assistir todos os jogos do Brasil
20/01/2026

Recomendadas

Consórcio ABC retoma diálogo com lideranças do futebol amador da região
Santo AndréPolítica

Consórcio ABC retoma diálogo com lideranças do futebol amador da região

18/01/2026
Ação da Operação Bairro Mais Seguro reforça trabalho contra pancadões na região do Batistini
São BernardoCidades

Ação da Operação Bairro Mais Seguro reforça trabalho contra pancadões na região do Batistini

17/01/2026
Nova cela de Bolsonaro é cinco vezes maior que a da PF e inclui cozinha e lavanderia
BrasilPolítica

Nova cela de Bolsonaro é cinco vezes maior que a da PF e inclui cozinha e lavanderia

16/01/2026
Guto Volpi assume presidência do Conselho Fiscal da APRECESP
Ribeirão PiresPolítica

Guto Volpi assume presidência do Conselho Fiscal da APRECESP

16/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?