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Escolas de São Caetano iniciam avaliação de indicadores de qualidade educacional

Escolas municipais de Educação Infantil de São Caetano realizaram nesta sexta-feira (28/3) avaliação dos indicadores de qualidade, atividade que reúne direção, funcionários e mães e pais de alunos para analisar eixos que norteiam a política educacional da cidade

Última atualização: 29/03/2025 09:30
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 29/03/2025
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Escolas de Educação Infantil de São Caetano iniciam avaliação de indicadores de qualidade educacional
Escolas de Educação Infantil de São Caetano iniciam avaliação de indicadores de qualidade educacional. Foto: Divulgação

As escolas municipais de Educação Infantil de São Caetano realizaram nesta sexta-feira (28/3) avaliação dos indicadores de qualidade, atividade que reúne direção, funcionários e mães e pais de alunos para analisar eixos que norteiam a política educacional da cidade.

Durante toda a manhã, a EMI Maria Simonetti Thomé, no Bairro Cerâmica, conduziu o processo de análise das atividades educacionais. Ao todo, foram respondidas 206 questões em nove eixos, que englobam planejamento e gestão escolar, atenção com alunos com deficiência e inclusão, incentivo à leitura, segurança, estrutura, organização, acolhimento e ações étnico-raciais, de gênero e combate ao preconceito.

Michelle Deranian, diretora da EMI Maria Simonetti Thomé, destacou a importância da atividade para as diretrizes educacionais. “É um momento muito importante, em que todos se debruçam para avaliar a escola como um todo. A escola é feita por todos, pais, mães, crianças e funcionários, e esse envolvimento é fundamental para ter a gente um cenário real de como está a escola e para onde temos que ir. As famílias são nossos termômetros.”

A dinâmica desta sexta-feira foi dividida em duas fases. Na primeira, os presentes foram divididos entre os nove eixos para discutir, questão por questão, a qualidade da atuação da escola em itens específicos. Na segunda parte, os relatórios de cada grupo eram lidos para todos os presentes e assuntos onde não houvesse consenso era realizada uma rodada de debate.

“Agora, depois dessa avaliação geral, vamos analisar com profundidade. Os itens que necessitarem de melhorias, vamos nos debruçar, elaborar ações e construí-las para implementá-las. As ações que receberam destaque positivo, nós também vamos analisar, porque sempre é possível aprimorar”, disse Michelle. “É essencial que cada vez mais famílias possam participar deste momento, para que possamos fazer uma escola cada vez melhor para nossas crianças.”

Fernanda Santos, moradora do Bairro Santa Paula e mãe do pequeno Isaac, participou pela primeira vez da avaliação dos indicadores de qualidade da escola. “Estou surpresa com a quantidade de assuntos abordados. A gente consegue discutir item a item e, depois, numa dimensão maior, discutimos cada detalhe da escola, o que precisa ser melhorado, o que está bom, o que precisa ser reavaliado. Participar é entender que a escola é muito além do que nós, mães, imaginamos”, comentou Fernanda, que disse se arrepender de não ter se envolvido na atividade do ano passado.

“Aqui, as famílias passam a ter visão diferente dos educadores e da escola. Se ficamos distantes, temos uma visão superficial do que acontece. Por isso temos  que estar mais presentes. Afinal, nossos filhos estão aqui no dia a dia, passam mais tempo aqui do que com a gente”, emendou.

Alessandra Rodrigues Silveira, moradora do Centro e mãe de Benício, destacou também a importância desse tipo de atividade para que a Prefeitura consiga identificar pontos a serem aperfeiçoados na rede municipal. “Sabemos que há melhorias que precisam ser feitas e o governo, assim como nós, pais, precisa participar e atuar em prol da criança. Estar aqui é importante para a gente saber o que acontece com as crianças, com os nossos filhos, e sabemos como os profissionais estão se aperfeiçoando para acompanhar o crescimento deles.”

Tags:avaliaçãoeducação infantilescolasindicadoresqualidade educacionalsão caetano

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