ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cultura e Lazer

Cineclube em Santo André exibe quatro filmes gratuitos no mês de março

Programação do CineClube acontece nos dias 13, 14, 20 e 21 no equipamento A Casa

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 12/03/2025 07:43
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 12/03/2025
Compartilhar
Cineclube em Santo André exibe quatro filmes gratuitos no mês de março
Cineclube em Santo André exibe quatro filmes gratuitos no mês de março. Foto: Divulgação

O longa-metragem “Sem coração”, dirigido por Nara Normande e Tião, é o primeiro filme da programação do Cineclube ELCV (Escola Livre de Cinema e Vídeo) de Santo André no mês de março. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a ELCV e o MIS (Museu da Imagem e do Som), por meio do programa de difusão cultural Pontos MIS, promove a exibição gratuita de diversos filmes com entrada franca. A exibição de “Sem coração” pode ser conferida nesta quinta-feira (13), às 14h, no equipamento A Casa (Centro Artístico de Santo André), localizado na Avenida Industrial, 1.740, no bairro Campestre

Contents
  • Infantojuvenil
  • Serviço

O filme “Sem coração” tem no elenco Maya de Vicq, Eduarda Samara e Alaylson Emanuel. O longa, lançado em 2024, se passa no verão de 1996, no litoral de Alagoas, e conta o conflito da personagem Tamara, que ouve falar de uma adolescente apelidada de “sem coração” por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.

O documentário “Sofia foi”, dirigido por Pedro Geraldo, foi premiado como melhor filme de diretor estreante no Festival de Marseille, em 2023, e poderá ser assistido na sexta-feira (14), às 17h, também nA Casa. A obra mistura ficção e documentário, acompanhando a jornada de Sofia Tomic, uma jovem tatuadora que, após ser despejada de seu apartamento, passa uma madrugada vagando pelo campus da Universidade de São Paulo. O filme explora a sensação de deslocamento e a busca por pertencimento, evidenciando as dificuldades enfrentadas pela personagem em um momento de incerteza.

“A hora da estrela”, de 1985, foi considerado pela Associação Brasileira de Cinema (Abraccine) um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. A obra, restaurada em 2024, também faz parte da programação do Cineclube ELCV deste mês, com exibição no dia 21 (sexta-feira), às 17h. O primeiro longa, dirigido por Suzana Amaral, é baseado no famoso romance de Clarice Lispector “A hora da estrela”.

O filme conta a história de Macabéa (Marcélia Cartaxo), uma imigrante nordestina que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico (José Dumont), um operário metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória (Tamara Taxman), colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante (Fernanda Montenegro).

O drama “Cidade; Campo”, selecionado para o Festival de Berlim em 2024, é o último filme deste mês do Cineclube ELCV. Dirigido por Juliana Rojas, que também assina o roteiro, o filme com as atrizes Fernanda Vianna, Mirella Façanha e Bruna Linzmeyer conta a história de duas mulheres  que transitam entre a vida urbana e rural em busca de um novo começo. O longa será exibido no dia 22 (sábado), às 18h.

Infantojuvenil

Ainda nesta sexta-feira, às 19h30, acontece a estreia de “A garota da pipa”, um filme infantojuvenil gravado no Jardim Santo André com a participação dos moradores. O longa tem roteiro e direção de Neta Lavor, que tradicionalmente produz trabalhos documentais no bairro onde mora.

Desta vez, no entanto, Neta traz uma ficção infantil que conta a história de duas garotinhas aventureiras que, a fim de matarem a saudade da avó que está viajando, resolvem criar um plano mirabolante. No desenrolar dos acontecimentos outras crianças entram em cena e em torno de uma pipa iniciam uma jornada surpreendente. A exibição é gratuita, nA Casa.

 

Serviço

Cineclube ELCV – Pontos MIS

Local: A Casa (Centro Artístico de Santo André)

Endereço: Avenida Industrial , 1.740 – Campestre

Gratuito

 

| Quinta-feira – 13/3, às 14h

Filme: Sem coração

Direção: Nara Normande, Tião, 2024

Sinopse: O filme se passa durante o verão de 1996, no litoral de Alagoas. Tamara (Maya de Vicq) está aproveitando suas

Tags:cineclubeexibiçãolitoralmarçomoradoresmulheresquatro filmessanto andrétrabalhoverão

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior MIlton Bigucci Júnior e prefeito Gilvan MBigucci antecipa ampliação de Centro Logístico de alto padrão em Santo André
Próximo artigo Jairo Antonio dos Santos, de 41 anos Homem atropelado pelo irmão em estacionamento não resiste e morre em SBC

Últimas notícias

Começa neste sábado o Natal Iluminado de São Bernardo: árvore gigante, pista de gelo e atrações gratuitas no Paço
Começa neste sábado o Natal Iluminado de São Bernardo: árvore gigante, pista de gelo e atrações gratuitas no Paço
06/12/2025
Chegada do Papai Noel e show musical à luz de velas marcam abertura do Paço Encantado em Santo André
Chegada do Papai Noel e show musical à luz de velas marcam abertura do Paço Encantado em Santo André
05/12/2025
Acácio Miranda, remanescente da gestão de Paulo Serra, é demitido da pasta de Infraestrutura após antecipar pré-candidatura; Gilvan quer "imprimir sua personalidade" 
Reforma no Secretariado: Prefeito de Santo André exonera secretário e anuncia 4 nomes
06/12/2025
PM à paisana é baleado e agentes da GCM e PM entram em confronto físico. Foto: Reprodução/Vídeo
PM à paisana é baleado e agentes da GCM e PM entram em confronto físico
06/12/2025
Em dezembro, rua Marechal Deodoro em SBC terá faixa da esquerda liberada para estacionamento em datas específicas
Em dezembro, rua Marechal Deodoro em SBC terá faixa da esquerda liberada para estacionamento
05/12/2025

Recomendadas

COI identifica ônibus clonado em Santo André e condutor é detido
Santo AndréCidades

COI identifica ônibus clonado em Santo André e condutor é detido

05/12/2025
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
Ribeirão PiresCultura e Lazer

Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires

04/12/2025
Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes
Cultura e LazerSão Bernardo

Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes

04/12/2025
Em Sto.André, trio é detido após identificação de carro 'escolta' ligado a crimes na Av. dos Estados
CidadesSanto André

Em Santo André, trio é detido após identificação de carro ‘escolta’ ligado a roubos e furtos

04/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?