ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cultura e Lazer

Centro de Memória de Diadema abre exposição contra violência doméstica

Em 2018, a Casa Beth Lobo de Diadema atendeu 1.380 mulheres; este já foram feitos 403 atendimentos

Gislayne Jacinto
Última atualização: 17/05/2019 18:49
Por Gislayne Jacinto
Publicado 17/05/2019
Compartilhar

 Em 2018, a Casa Beth Lobo de Diadema atendeu 1.380 mulheres; este já foram feitos 403 atendimentos

violência doméstica
Centro de Memória de Diadema abre exposição contra violência doméstica . Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

O Centro da Memória de Diadema abriu nesta sexta-feira (17/05) a exposição de fotos, documentos e materiais jornalísticos “Violência, tô de olho em você: Casa Beth Lobo, 28 anos”. O horário de visitação é das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 9h15 às 14h45. As imagens também retratam assuntos como o crescimento de casos de feminicídios, violências e a construção da Lei Maria da Penha.

No último ano, 1,6 milhões de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil, enquanto 22 milhões (37,1%) de brasileiras passaram por algum tipo de assédio. Entre os casos de violência, 42% são domésticos. Após sofrer uma violência, mais da metade das mulheres (52%) não denunciou o agressor ou procurou ajuda.

Os dados são de um levantamento do Datafolha feito em fevereiro a pedido da ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) para avaliar o impacto da violência contra as mulheres no Brasil.

Em 2018, a Casa Beth Lobo atendeu 1.380 mulheres. Esta ano, até o momento, foram 403 atendimentos.

“Quanto mais divulgamos o trabalho realizado pela Casa Beth Lobo, mais as mulheres se sentem empoderadas para procurar os direitos, ajuda e apoio. Além disso, a exposição é uma forma de aumentar o debate sobre a violência contra mulher”, ressaltou a secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.

A exposição é resultado de uma parceria entre as Secretarias de Assistência Social e Cidadania e de Cultura.

“O objetivo principal é evidenciar a crescente violência em nosso país contra a mulher em todas as formas, inclusive o feminicídio, e o trabalho realizado pela Casa Beth Lobo em defesa das mulheres. O grande recado é: não sofra sozinha, existe uma rede de serviços que pode te ajudar”, falou o secretário de Cultura, Eduardo Minas.

‘A violência contra as mulheres não é um fato’. ‘Não podemos fechar os olhos diante disso’. Essas são algumas frases do primeiro painel.

“A mostra é composta por painéis móveis que contam a história da Casa Beth Lobo, desde a discussão pela construção de um local de atendimento às mulheres até hoje. São cerca de 40 imagens, inclusive da Beth Lobo que deu nome a Casa, além dos documentos do acervo do Centro da Memória e da Casa Beth Lobo”, disse a historiadora do Centro de Memória, Maria de Lourdes Ferreira. “O nome da exposição foi inspirado na primeira cartilha feita pela Casa Beth Lobo, em 1992, que também estará exposta para o público, e por ser a principal causa da Casa Beth Lobo”, completou.

Além disso, quem passar pela exibição, que ficará disponível até 31 de agosto, contará com depoimentos de mulheres que fizeram parte da construção dessa história. Essas declarações são retiradas de entrevistas realizadas pela Casa de Memória com a metodologia de História Oral.

A exposição faz parte do mês de comemoração da Casa Beth Lobo, que conta com a campanha “Diadema em defesa da mulher”. Confira a programação completa aqui: http://bit.ly/2JsZ9WS.

Casa Beth Lobo

A Casa Beth Lobo oferece serviço especializado no atendimento de mulheres vítimas de violência. As mulheres recebem atendimento técnico por meio de equipe psicossocial e jurídica, além de participar do grupo de teatro que tem por finalidade divulgar, em seus espetáculos, a importância das mulheres lutarem por seus direitos.

Após a reinauguração do espaço, em 2016, a Casa Beth Lobo teve um crescimento significativo de atendimento. O novo espaço proporciona um local aconchegante para os atendimentos dessas mulheres. Sendo um lugar de fácil acesso, houve o aumento do número de atendimentos.

Serviço:

Exposição “Violência, tô de olho em você: Casa Beth Lobo, 28 anos”

17 de maio – 31 de agosto

Av. Alda, 255 – Centro

Segunda a sexta-feira – das 8h30 às 17h

Sábados – 9h15 às 14h45

- Públicidade -
Tags:casa beth loboexposiçãoNotícias da cidade de Diademaprefeituraviolência doméstica

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior emenda Alex Manente encaminha R$ 1 milhão para a Segurança de São Bernardo
Próximo artigo vice Auricchio pede licença e transmite cargo ao vice Beto Vidoski

Últimas notícias

Santos
Santos sofre no contra-ataque e se despede da Copinha
16/01/2026
Barcelona - Kane
Barcelona sonha alto e quer Harry Kane para 2026
16/01/2026
Julio Casares - Presidente do São Paulo
Casares é afastado do São Paulo; impeachment segue
16/01/2026
Adolescente é apreendido após roubo em restaurante no Grand Plaza Shopping. Foto: Divulgação
Vítima de roubo no Grand Plaza Shopping contesta versão do centro comercial: “Não recebi assistência”
16/01/2026
Bicicleta é furtada dentro de fábrica de telhas em São Bernardo
Bicicleta é furtada dentro de fábrica de telhas em São Bernardo
16/01/2026

Recomendadas

Do Pico Paraná para o BK: Betinho, jovem abandonado em trilha, estrela campanha do Burger King
BrasilCultura e Lazer

Do Pico Paraná para o BK: Jovem abandonado em trilha estrela campanha do Burger King

16/01/2026
Pela primeira vez, Diadema entregará uniformes escolares no início do ano letivo
DiademaCidades

Pela primeira vez, Diadema entregará uniformes escolares no início do ano letivo

16/01/2026
Prefeitura de São Bernardo inicia ações para restabelecer acesso na Estrada dos Alvarengas e melhorar mobilidade
São BernardoCidades

Prefeitura de São Bernardo inicia ações para restabelecer acesso na Estrada dos Alvarengas e melhorar mobilidade

15/01/2026
Evento do Futstar em São Bernardo inicia troca de ingressos solidários no Ginásio Poliesportivo
São BernardoCultura e LazerEsporte

Evento do Futstar em São Bernardo inicia troca de ingressos solidários no Ginásio Poliesportivo

15/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?