ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

GCM de S.Bernardo completa 25 anos e se consolida como referência no combate ao crime

Operação Direto ao Ponto já realizou mais de 1.300 rondas e reforça segurança nas principais paradas de ônibus de São Bernardo

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 19/02/2025 22:42
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 19/02/2025
Compartilhar
GCM de São Bernardo completa 25 anos e se consolida como referência no combate ao crime
GCM de São Bernardo completa 25 anos e se consolida como referência no combate ao crime. Foto: Divulgação

Pioneirismo. Esse foi o termo sintetizado na cerimônia de valorização da 1ª turma da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo, que ocorreu nesta terça-feira (18/2) no plenarinho da Câmara Municipal, em alusão aos 25 anos da instituição. Referência na segurança, a corporação hoje encampa operações especiais de combate à criminalidade. Atualmente, o efetivo da cidade é o segundo maior do Estado de São Paulo, com 1.005 agentes.

A emoção dos primeiros servidores da guarda municipal presentes ao encontro, e que ainda estão na ativa, não escondia o sentimento de dever cumprido ao longo de mais de duas décadas de atuação e aperfeiçoamento. “São 25 anos de muito amor e dedicação, essa é uma imensa família. Deixamos muitas coisas para estar aqui e, se agora a nossa guarda é tão valorizada, foi porque lá atrás fizemos muito por ela”, disse, emocionada, a GCM 1ª Classe Gomes, que representou a turma de 2000.

Representando o prefeito Marcelo Lima, a vice-prefeita de São Bernardo, sargento Jéssica Cormick, enalteceu o trabalho dos agentes de segurança pública. “Em primeiro lugar, agradeço como cidadã, como moradora de São Bernardo por vocês cuidarem tão bem de mim, da minha família e de toda a nossa população. Contem com a nossa gestão para garantir a melhor infraestrutura para o trabalho de vocês.”

Desde janeiro como comandante-geral da Guarda, Gleicis Fernandes relembrou os primeiros dias da GCM de São Bernardo. “Muito me honra estar aqui neste dia de comemoração. Depois de nós, vieram mais 14 turmas. Mas lá, em 2000, fomos nós que vestimos essa farda inédita, que juramos servir e proteger a população. A nossa semente deu frutos e mostrou que não existe o impossível. Tenho muito orgulho de estar nessa instituição.”

GCMs de São Bernardo
GCMs foram homenageados durante cerimônia em São Bernardo. Foto: Divulgação

DIRETO AO PONTO

Uma das primeiras ações efetivas de segurança da atual gestão municipal foi a Operação Direto ao Ponto, que, desde janeiro deste ano, realiza trabalho intensivo no combate à criminalidade e na manutenção da segurança pública.

Durante essas primeiras semanas da ação, foram executadas diversas atividades preventivas e repressivas. A operação teve como destino as principais paradas de ônibus no município, algumas delas localizadas na Av. do Taboão, 31 de Março, João Firmino, Humberto de Alencar Castelo Branco, Água Funda, Senador Vergueiro, Rio Acima, Tiradentes, entre outras.

“Neste período foram 1.348 rondas realizadas e 175 pontos monitorados que coibiram assaltos nessas regiões. Vocês saem todos os dias de casa para cuidar e olhar para esses moradores que estão nos pontos de ônibus indo para seus compromissos e trabalho. E eles confiam em vocês. É, para mim, um orgulho muito grande estar à frente desta pasta e contar com uma tropa empenhada em cuidar da nossa gente”, declarou o secretário de Segurança de São Bernardo, major Topalian.

GRANDE APREENSÃO

Na última sexta-feira (14/2), a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), equipe especializada da GCM, realizou uma grande apreensão de aparelhos celulares – mais de 100 –, além de recuperar cartões bancários de débito e crédito, e recolher colete balístico e carabina, no Jardim Limpão, região do Ferrazópolis.

A medida foi resultado de ronda preventiva da Operação Direto ao Ponto. A ação, em parceria com a Polícia Militar e Civil, segue por toda a cidade pelos próximos 60 dias em áreas vulneráveis do município para coibir furtos e roubos.

- Públicidade -
Tags:aniversáriocombateconsolidaçãocrimeGCMreferênciasão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Prefeito Taka Yamauchi completa 50 dias de governo com avanços significativos Prefeito Taka Yamauchi completa 50 dias de governo e faz balanço
Próximo artigo Ribeirão Pires reforça educação municipal com contratação de profissionais Ribeirão Pires reforça educação municipal com contratação de profissionais

Últimas notícias

Cinema brasileiro faz história com vitórias de 'O Agente Secreto' no Globo de Ouro
Cinema brasileiro faz história com vitórias de ‘O Agente Secreto’ no Globo de Ouro
12/01/2026
Endrick
Endrick brilha em domingo decisivo na estreia pelo Lyon
12/01/2026
Derrota do São Paulo - Hernán Crespo
Crespo é sincero e pede 6 jogadores
12/01/2026
Ler e Brincar’ promove mergulho na fantasia e na imaginação entre crianças de Diadema
Ler e Brincar’ promove mergulho na fantasia e na imaginação entre crianças de Diadema
11/01/2026
Julio Casares - Presidente do São Paulo
Casares vê desempenho do São Paulo ruir em meio a caos
12/01/2026

Recomendadas

Motoristas enfrentam quase 30 km de congestionamento no Sistema Anchieta-Imigrantes
Cidades

Motoristas enfrentam quase 30 km de congestionamento no Sistema Anchieta-Imigrantes

11/01/2026
GCM Ambiental apreende quase 2 km de redes de pesca ilegais na Represa Billings
São BernardoCidades

GCM Ambiental apreende quase 2 km de redes de pesca ilegais na Represa Billings

11/01/2026
São Bernardo goleia Capivariano por 4 a 0 na estreia do Paulistão 2026. Foto: Foto Janes Carvalho/Onzex Press e Imagens
São BernardoEsporte

São Bernardo goleia Capivariano por 4 a 0 na estreia do Paulistão 2026

11/01/2026
Homem arromba porta da casa da ex-esposa em Diadema e faz quebradeira geral.
DiademaCidades

Homem entra na casa da ex-esposa em Diadema e faz quebradeira geral  

11/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?