ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Pioneira em São Bernardo, Caravana da Saúde efetiva 3.501 exames

Realização de tomografias e ultrassonografias fazem parte da estratégia de atender os munícipes que aguardam em fila de espera; Caravana da saúde se dá com horário agendado em duas carretas

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 13/02/2025 07:35
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 13/02/2025
Compartilhar
Pioneira em São Bernardo, Caravana da Saúde efetiva 3.501 exames
Pioneira em São Bernardo, Caravana da Saúde efetiva 3.501 exames. Foto: Divulgação

Programa pioneiro lançado pelo prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, a Caravana da Saúde já efetivou um total de 3.501 exames de tomografia e ultrassom em menos de 20 dias. A iniciativa, lançada pela gestão em 25 de janeiro, tem como meta definida zerar as filas de espera na realização de exames na rede municipal, por meio de mutirões, atendendo aos munícipes com hora marcada.

O programa conta com duas carretas modernas que vão permanecer nos locais de atendimento até o dia 24 de fevereiro. A carreta da tomografia está na Vila São Pedro, na rua ao lado da UPA (Rua do Oleoduto) e será responsável por realizar exames de tomografia sem contraste, de segunda a segunda, das 7h às 19h. Os pacientes que já aguardavam na fila estão sendo contatados pelas equipes de regulação da Saúde para o agendamento. De 25 de janeiro a 9 de fevereiro foram atendidas 1.590 pessoas.

A outra carreta, da ultrassonografia, está no estacionamento da UPA Alvarenga (Estrada dos Alvarengas, 5779 – Alvarenga) e funciona nos mesmos moldes. Desde o lançamento até o dia 9, foram 2.076 atendimentos.

O prefeito Marcelo Lima destacou que o programa é uma resposta corajosa a um grande gargalo da saúde da cidade: até o lançamento da Caravana da Saúde, 5.041 pessoas aguardavam na fila para a realização de tomografia sem contraste e 3.570 pessoas esperavam por ultrassom. “Com trabalho e empenho vamos organizar a saúde, os atendimentos eletivos, qualificar a atenção básica, desafogar os serviços de urgência e a Caravana da Saúde tem um papel importantíssimo neste processo”, sustentou.

FALTAS

Todos os munícipes que aguardam pela realização dos exames estão sendo contatados pela Secretaria de Saúde para o agendamento. No entanto, a taxa de absenteísmo, ou seja, o percentual de pessoas que foram informadas sobre o agendamento, mas não compareceram para a realização do exame, ficou em cerca de 21%, ou seja, 971 faltas.

“Isso é uma coisa que prejudica não apenas o planejamento do serviço, como toda a população. Porque aquele munícipe que confirmou e não compareceu, impediu que outra pessoa fosse atendida”, pontuou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn.

“Vamos reforçar a nossa comunicação com a população, explicando a importância do comparecimento aos exames, para que nos casos em que for necessário, a pessoa possa dar continuidade ao seu tratamento de saúde ou, se for o caso, ter alta e seguir com a sua vida normalmente”, completou o secretário.

Tags:caravna da saúdeefetivaçãoexamespioneirismosão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Fundo Social de Solidariedade de Santo André faz entrega de mochilas e material escolar Fundo Social de Solidariedade de Santo André faz entrega de mochilas e material escolar
Próximo artigo Trânsito em São Bernardo: manhã de quinta-feira com lentidão Trânsito em São Bernardo: manhã de quinta-feira com lentidão

Últimas notícias ABC Paulista

Lula promete expandir Pé-de-Meia para universitários caso seja reeleito
Lula promete expandir Pé-de-Meia para universitários caso seja reeleito
13/10/2026
santos neymar
Santos: Neymar volta aos treinos e reforça o time contra o Fluminense
13/10/2026
Endrick
Endrick não sai do Real Madrid, garante Mourinho
13/10/2026
corinthians seedorf
Seedorf “vai arrumar a casa” e é “chato”, garante pentacampeão
13/10/2026
MDB se divide no 2º turno: dos 27 diretórios, 17 apoiam Flávio Bolsonaro e 10 Lula
MDB forma maioria com Flávio Bolsonaro após racha: 17 diretórios apoiam o candidato do PL e 10 ficam com Lula
13/10/2026

Recomendadas

Corpo embalado é encontrado sob retorno da Rodovia Anchieta em São Bernardo
São BernardoCidades

Corpo embalado é encontrado sob retorno da Rodovia Anchieta em São Bernardo

13/10/2026
Menino de 9 anos sofre corte no pescoço por linha com cerol enquanto brincava em praça de São Bernardo
São BernardoCidades

Menino de 9 anos sofre corte no pescoço por linha com cerol enquanto brincava em praça de São Bernardo

13/10/2026
Coronel aposentado de 93 anos é investigado após colisão na Imigrantes e ameaças a PMs
São BernardoCidadesSão Paulo

Coronel aposentado de 93 anos é investigado após colisão na Imigrantes e ameaças a PMs

13/10/2026
Santo André abre em novembro novas inscrições para Programa de Troca de Geladeiras
Santo AndréCidades

Santo André abre em novembro novas inscrições para Programa de Troca de Geladeiras

13/10/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?