ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cultura e Lazer

Em Santo André, Emea Parque Tangará inicia programação de férias nesta terça

Escola Municipal de Educação Ambiental traz diversas atividades gratuitas para a comunidade escolar e munícipes de Santo André

Gislayne Jacinto
Última atualização: 13/01/2025 16:34
Por Gislayne Jacinto
Publicado 13/01/2025
Compartilhar

Escola Municipal de Educação Ambiental traz diversas atividades gratuitas para a comunidade escolar e munícipes de Santo André

Parque tangará
Emea Parque Tangará inicia programação de férias nesta terça. Foto: Divulgação/PSA

Santo André, 13 de janeiro de 2025 – A Escola Municipal de Educação Ambiental (Emea) Parque Tangará, em Santo André, irá realizar nos dias 14, 16, 21 e 23 de janeiro uma programação especial chamada “Tô de Férias”. Serão diversas atividades gratuitas, no período da manhã e tarde, para a comunidade escolar e munícipes de todas as idades. Os interessados podem conferir mais detalhes e realizar o cadastro no site https://parqueescola.org.br/programacao-livre.

“A Emea Parque Tangará / Parque Escola é um equipamento da Secretaria de Educação, em meio à área urbana. É um local para as vivências ao ar livre, para o contato com a natureza, e, principalmente, para sensibilização ambiental no cuidado da casa comum. Participar dessas atividades nos traz o sentido de pertencimento e responsabilidade frente às questões ambientais do planeta, principalmente sobre a gestão de resíduos, os recursos hídricos, a fauna e flora local”, destaca o secretário de Educação, Pedrinho Botaro.

A programação tem como objetivo promover a educação ambiental e desenvolver atividades lúdicas explorando os espaços pedagógicos externos.

Entre as atrações, em todos os dias de evento, haverá oficina de manejos colaborativos no Orquidário, Horta, Horto e Cactário, no período da manhã.

A atividade prevê uma participação ativa em que o aluno, além de conhecer o ambiente, colocará a mão na massa. Agentes ambientais orientarão sobre os cuidados e os manejos necessários para orquídeas, suculentas, cactos, hortaliças, dentre outras plantas que são cultivadas na Emea.

As atividades reforçam o cultivo de espécies que podem ser utilizadas em residências, sanam dúvidas e praticam o cuidado com a flora de forma orgânica e natural. Para participar, os interessados podem chegar a partir das 8h30, não sendo necessário realizar inscrição prévia.

No dia 14 (quarta-feira), às 10h, ocorrerá uma atividade que resgata a ancestralidade africana de forma lúdica chamada “África Brincante”. Já no período da tarde, das 13h às 14h, é a vez da “Expedição Ecológica: Ciclos do que é vivo”, que destaca a importância das minhocas, abelhas e outros seres vivos que vivem na Emea. Na sequência, das 14h às 16h, será realizada a oficina de desenho “A bicharada está solta”, para que o público possa conhecer mais sobre a fauna brasileira.

A partir das 10h, no dia 16 (quinta-feira), a proposta é mexer o corpo com a “Ginástica dos Bichos” e participar de uma “Expedição pelos Espaços Pedagógicos da Emea”. No período da tarde será realizada ainda a oficina de “Scrapbook – Caderno Ecológico”, às 14h. As atividades serão realizadas ao ar livre e nos espaços pedagógicos.

Já no dia 21 (terça-feira), a programação começa às 8h com a “Passarinhada na Emea”. Os participantes poderão caminhar pelas áreas naturais e se surpreender com a riqueza da biodiversidade andreense em plena área urbana. A “Ginástica dos Elementos da Natureza” e a oficina “Marcenaria infantil – Bichos de Madeira”, deixarão a tarde ainda mais divertida e criativa, a partir das 13h30.

Para finalizar as atividades de férias de janeiro, no dia 23 (quinta-feira), às 10h, o “Segredos do bosque: Trilha interpretativa” é oportunidade de conhecer a fauna e flora com as observações dos agentes ambientais da Emea.

No período da tarde, às 13h30, o protagonismo é das crianças com a oficina “Cientista Mirim: Investigando o Reino Fungi” – momento que destaca a importância de todos os seres vivos. Às 15h ocorre a “Imersão no mundo as abelhas sem ferrão” para conhecer as pequenas polinizadoras e suas funções ecossistêmicas no meliponário e sala pedagógica da Emea Parque Tangará.

Recomendação – É recomendado ao público levar garrafinha de água, protetor solar, repelente e roupas/calçados confortáveis.

Tags:fériasparque tangarásanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Piscinão Jaboticabal beneficiará bairros que concentram 42% da população de São Caetano
Próximo artigo carteira de trabalho PAT de Ribeirão Pires realiza seleções para diversas vagas de emprego nesta semana

Últimas notícias

GCM Mauá localiza motocicleta furtada e restitui bem à proprietária
GCM Mauá localiza motocicleta furtada e restitui bem à proprietária
14/12/2025
Camaro Amarelo bate em árvore próximo ao Parque Central em Santo André
Camaro Amarelo bate em árvore próximo ao Parque Central em Santo André
14/12/2025
São Bernardo do inaugura fonte interativa na Esplanada do Paço
São Bernardo do inaugura fonte interativa na Esplanada do Paço
14/12/2025
Corinthians vence Cruzeiro nos pênaltis e está na final da Copa do Brasil com brilho de Hugo Souza
Corinthians vence Cruzeiro nos pênaltis e está na final da Copa do Brasil com brilho de Hugo Souza
14/12/2025
ROMU prende condenado a 62 anos de prisão por abuso de vulnerável na Vila Marchi, em São Bernardo
14/12/2025

Recomendadas

Perda de controle causa batida frontal entre Citroën C3 e VW Polo na Rua Javri; 3 vítimas foram para o CHM e 3 foram para hospital particular
Santo AndréCidades

Colisão grave na Vila Assunção deixa 6 feridos em Santo André

14/12/2025
Chácara Silvestre, em São Bernardo, ganha iluminação especial e vive sábado de festa no ‘Natal Solidário’
São BernardoCultura e Lazer

Chácara Silvestre, em São Bernardo, ganha iluminação especial e vive sábado de festa no ‘Natal Solidário’

14/12/2025
Santo André realiza primeiro festival de talentos de pessoas com deficiência
Santo AndréCultura e Lazer

Santo André realiza primeiro festival de talentos de pessoas com deficiência

14/12/2025
5º Encontro da Solidariedade do ABC une paixão automobilística e ação social no pátio da Volks
São BernardoCultura e Lazer

5º Encontro da Solidariedade do ABC une paixão automobilística e ação social no pátio da Volks

13/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?