ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

TEAcolhe de Santo André abre as portas e dobra capacidade de atendimento a autistas

Centro de 460 metros quadrados no bairro Campestre foi pensado para oferecer o que há de mais moderno em atividades terapêuticas para taratamento do TEA

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 04/12/2024 09:17
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 04/12/2024
Compartilhar

Centro de 460 metros quadrados no bairro Campestre foi pensado para oferecer o que há de mais moderno em atividades terapêuticas para taratamento do TEA

TEAcolhe de Santo André abre as portas e dobra capacidade de atendimento da população autista
TEAcolhe de Santo André abre as portas e dobra capacidade de atendimento da população autista. Foto: Divulgação

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, os moradores de Santo André ganharam de presente um novo e moderno centro para quem convive com TEA (Transtorno do Espectro Autista). O prefeito Paulo Serra inaugurou nesta terça-feira (3), o TEAcolhe, equipamento que vai funcionar dentro do Reabilita, centro especializado em reabilitação, que fica na Rua Vitória Régia, 940, no bairro Campestre.

“Importante dizer que o TEAcolhe é resultado de um intenso diálogo que mantivemos com vários setores da sociedade e com todas as secretarias envolvidas na materialização deste projeto, que é mais um que tiramos do papel. A demanda do autismo é relativamente nova, não estava nem no nosso primeiro plano de governo, lá em 2017, mas estamos sabendo lidar, e entregar um equipamento como esse mostra a importância que damos para o assunto”, comentou o prefeito Paulo Serra.

Além do prefeito, o evento contou com a participação do secretário de Saúde, Acacio Miranda, do secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, José Antonio Ferreira, da secretária da Pessoa com Deficiência, Valéria Romero Marcelino, da secretária adjunta de Cultura, Azê Diniz, e da presidente do Núcleo de Inovação Social, Ana Claudia de Fabris.

Apesar de compartilhar o mesmo espaço do Reabilita, o TEAcolhe terá entrada exclusiva e foi pensado para oferecer atividades terapêuticas desde o momento em que o munícipe com TEA entra no equipamento. Na área externa conta com brincadeiras de piso, importantes para o desenvolvimento físico, mental e afetivo, melhora das habilidades motoras, redução da ansiedade, melhora da qualidade do sono, coordenação motora, melhora da comunicação. O local também terá jardim sensorial, estimulando os sentidos por meio de elementos como as cores das plantas, diferentes texturas, o barulho do vento.

“TEAcolhe reafirma o compromisso da gestão do prefeito Paulo Serra em oferecer um atendimento de qualidade e humanizado para todos os andreenses. Mesmo com os inúmeros desafios, inclusive financeiros, conseguimos entregar esse espaço que foi pensado com muito carinho, com suporte e acolhimento para todas as pessoas com TEA e seus familiares. Sabemos que é um assunto complexo e grande desafio, mas estamos avançando junto com os familiares”, destacou a primeira-dama e deputada estadual Ana Carolina Serra.

As adequações estruturais do TEAcolhe custaram cerca de R$ 350 mil aos cofres públicos. O local terá 460 metros quadrados e 12 salas. Com a nova estrutura, Santo André vai dobrar a capacidade de atendimento desta população, podendo atender até 650 pacientes oferecendo terapias individuais e coletivas, de acordo com a necessidade de cada paciente. As equipes da unidade são formadas por neuropediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais.

“Cada sala do TEAColhe foi pensada e equipada de acordo com a necessidade para oferecer um atendimento humanizado e de qualidade para todas as pessoas que convivem com TEA. Um projeto multisecretarial, que contou a participação de muitas mãos e que se transformou neste equipamento lindo e que fará muita diferença na vida das pessoas. Sabemos que esse não é o primeiro TEAcolhe da região, mas tenho certeza que é o melhor”, comentou o secretário de Saúde, Acacio Miranda.

Na estrutura do TEAcolhe destacam-se salas especiais como a Sala AVD (Atividade de Vida Diária) com mobiliário montessoriano, pensado na escala da criança para ensinar habilidades para a vida. A unidade também contará com Sala Multissensorial para estímulo da visão, audição, olfato, tato e paladar, além da apropriação de equilíbrio.

O equipamento foi pensado usando técnicas de cromatização, que utiliza as cores para criar ambientes que promovam harmonia e bem-estar durante o atendimento, aplicada no piso interno, paredes, comunicação visual e área externa.

O acesso dos munícipes ao TEAcolhe se dá por meio das unidades básicas de saúde. A primeira avaliação é do médico da unidade, que, em caso de necessidade, encaminha o paciente para os especialistas do Poupatempo da Saúde e, posteriormente, ao TEAcolhe para conclusão do diagnóstico e início do tratamento.

Lendo com Saúde

A inauguração do TEAcolhe marca também mais um lançamento: o ‘Lendo com Saúde’, iniciativa da Secretaria de Cultura, por meio da Rede de Bibliotecas de Santo André, em parceria com a Secretaria de Saúde. O projeto disponibiliza uma estante com cerca de 15 livros com objetivo de promover incentivo à leitura e à saúde, uma vez que a prática ajuda a reduzir o estresse, exercita o cérebro e desenvolve habilidades como concentração, memória, raciocínio e compreensão.

O projeto é voltado a pessoas de todas as idades e será levado a outras unidades de saúde. No TEAcolhe, a estante foi instalada em uma sala de apoio aos pais e responsáveis enquanto as crianças fazem o acompanhamento. Desta forma, conta com acervo voltado ao público adulto. É possível levar os títulos para realizar a leitura em casa e, quem puder, pode colaborar doando outros exemplares.

Tags:atendimentoautismopopulaçãoportassanto andréTEAcolhe

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Duquesa, MC Akin, Magrão e mais no aniversário da Fábrica de Cultura Diadema Duquesa, MC Akin, Magrão e mais no aniversário da Fábrica de Cultura Diadema
Próximo artigo Carro e ônibus colidem na AV. H. de Alencar castelo branco; sem vítimas Carro e ônibus colidem na Av. Humberto de Alencar Castelo Branco

Últimas notícias

COI identifica ônibus clonado em Santo André e condutor é detido
COI identifica ônibus clonado em Santo André e condutor é detido
05/12/2025
Idosa morre atropelada por ônibus da BR7 no Rudge Ramos, em São Bernardo
Idosa morre atropelada por ônibus no Rudge Ramos, em São Bernardo
05/12/2025
Polícia Investiga óbito de grávida de sete meses em Mauá
Polícia Investiga óbito de grávida de sete meses em Mauá
05/12/2025
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
04/12/2025
fachada do Carrefour da av. Maria Servidei Demarchi
Cliente morre após mal súbito, e Carrefour de São Bernardo do Campo fecha as portas
04/12/2025

Recomendadas

GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
MauáCidades

GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico

04/12/2025
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
DiademaCidades

GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade

05/12/2025
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
CidadesSão Bernardo

Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida

05/12/2025
Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá.
MauáCidades

Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá; carro do autor também é registrado

05/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?