Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Thiago Auricchio defende PEC da Saúde que flexibiliza verba da Educação para reforçar SUS

PEC propõe que a destinação constitucional de 30% do orçamento à Educação, que supera em 5% o mínimo determinado pela lei federal, possa ter essa parcela excedente direcionada para a Saúde, sem impactar o financiamento básico do setor educacional

Última atualização: 07/11/2024 16:12
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 07/11/2024
Compartilhar

PEC propõe que a destinação constitucional de 30% do orçamento à Educação, que supera em 5% o mínimo determinado pela lei federal, possa ter essa parcela excedente direcionada para a Saúde, sem impactar o financiamento básico do setor educacional

Thiago Auricchio defende PEC da Saúde que flexibiliza recursos da Educação para reforçar atendimento no SUS
Thiago Auricchio defende PEC da Saúde que flexibiliza recursos da Educação para reforçar atendimento no SUS. Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) iniciou, nesta semana, a discussão sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que permite ao Governo do Estado flexibilizar o uso de até 5% da receita destinada à Educação para fortalecer investimentos na Saúde. O deputado estadual Thiago Auricchio, da base do governador Tarcísio de Freitas, declarou apoio à medida e votará a favor da PEC, ressaltando a importância de garantir serviços de saúde de qualidade e reduzir filas de atendimento.

A PEC propõe que a destinação constitucional de 30% do orçamento à Educação, que supera em 5% o mínimo determinado pela lei federal, possa ter essa parcela excedente direcionada para a Saúde, sem impactar o financiamento básico do setor educacional. De acordo com o Governo do Estado, a PEC não afetará o orçamento para alimentação escolar, salários dos professores, infraestrutura das escolas, nem o financiamento de instituições como Etecs, Fatecs e universidades estaduais.

Para Thiago Auricchio, a medida é estratégica e responde a uma demanda crescente por investimentos no setor de Saúde, especialmente devido ao aumento da expectativa de vida e à necessidade de tratamentos cada vez mais complexos e custosos. “A PEC vem em um momento crucial. Precisamos responder às necessidades da população idosa e dos pacientes que esperam atendimento especializado, como os portadores de doenças crônicas e aqueles que necessitam de tratamentos oncológicos. Essa flexibilização nos dá condições de fortalecer o sistema de saúde sem comprometer a qualidade da educação em São Paulo,” afirmou o deputado.

O parlamentar destacou que a medida foi cuidadosamente planejada para proteger os investimentos em Educação, que continuarão robustos e alinhados aos parâmetros constitucionais federais de 25%. “A população pode ficar tranquila: essa PEC não é um corte na Educação. Estamos apenas realocando recursos que excedem o mínimo obrigatório para que São Paulo possa fazer frente aos desafios crescentes da Saúde. Nosso compromisso é com o equilíbrio e a responsabilidade na gestão pública.”

O deputado enfatizou ainda a importância de garantir que os cidadãos de São Paulo tenham acesso a um sistema de saúde mais ágil e eficiente. “Com a aprovação da PEC, poderemos ampliar a cobertura de atendimento, reduzir as filas e proporcionar uma estrutura mais adequada para nossos idosos e pacientes crônicos. Essa medida é um passo significativo para uma Saúde que realmente cuide das pessoas.”

Tags:atendimentodefesaeducaçãoflexibilizaçãopecrecursosreforçosaúdeSUSthiago auricchio

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior homem na viatura em sbc GCM de S.Bernardo detém motorista de aplicativo por embriaguez
Próximo artigo Presidente do Fundo Social de São Caetano, Denise Auricchio inaugura Bazar de Natal Presidente do Fundo Social de São Caetano, Denise Auricchio inaugura Bazar de Natal

Últimas notícias

Geraldo Izaías Pereira, servidor há 30 anos na Prefeitura de S.Bernardo morre aos 66 anos
Geraldo Izaías Pereira, servidor há 30 anos na Prefeitura de S.Bernardo, morre aos 66 anos
22/06/2025
Escolas de esporte de Diadema beneficiam mais de 4 mil alunos
Escolas de esporte de Diadema beneficiam mais de 4 mil alunos
22/06/2025
Novos Acessos ao Terminal de Mauá geram revolta entre passageiros
22/06/2025
Homem morre afogado na Represa Billings após cair de pedra escorregadia
Homem morre afogado na Represa Billings após cair de pedra escorregadia
22/06/2025
Suspeito é detido após tentativa de assalto que vitimou passageiro de moto de aplicativo em SBC
Suspeito é detido após tentativa de assalto que vitimou passageiro de moto de aplicativo em SBC
22/06/2025

Recomendadas

Craisa completa 35 anos de atividades com foco na otimização e ampliação do atendimento
CidadesSanto André

Craisa completa 35 anos de atividades com foco na otimização e ampliação do atendimento

21/06/2025
Prefeitura de Diadema reforça diálogo com indústrias do Polo Cosmético
DiademaEconomia

Prefeitura de Diadema reforça diálogo com indústrias do Polo Cosmético

20/06/2025
Projeto "FUTURAS CIENTISTAS" mira na carreira científica de meninas e professoras da rede pública
DiademaPolítica

Projeto “Futuras Cientistas” mira na carreira científica de meninas e professoras da rede pública

20/06/2025
Com poucos meses de mandato, Akira Auriani já faz várias mudanças no quadro de secretários em Rio Grande da Serra
PolíticaDestaque 1Rio Grande da Serra

Com poucos meses de mandato, Akira Auriani já faz várias mudanças no secretariado

20/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?