Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Política

Em carta com prefeitos do ABCD, Tarcísio pede que TCU cobre intervenção na Enel

Em reunião com a corte e municípios, Tarcísio de Freitas cobrou que União e Agência Nacional de Energia Elétrica tomem medidas de urgência em relação ao contrato de concessão

Última atualização: 15/10/2024 22:49
Por Gislayne Jacinto
Publicado 15/10/2024
Compartilhar

Em reunião com a corte e municípios, Tarcísio de Freitas cobrou que União e Agência Nacional de Energia Elétrica tomem medidas de urgência em relação ao contrato de concessão

Tarcísio e prefeitos
Em carta com prefeitos, Tarcísio pede que TCU cobre intervenção na Enel. Foto: Divulgação

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se reuniu nesta terça-feira (15) com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, e com prefeitos de municípios da Região Metropolitana afetados pela queda no fornecimento de energia elétrica que ocorre desde o temporal da última sexta-feira (11). Após o encontro, foi entregue uma carta conjunta ao tribunal solicitando que a corte tome as medidas cabíveis para que órgãos federais competentes declarem, com urgência, a intervenção na concessionária Enel ou a caducidade do contrato.

O documento afirma que a empresa não cumpriu o plano de contingência apresentado pela própria concessionária para o enfrentamento de eventos climáticos extremos, além da “incapacidade de prestação de um serviço essencial e indispensável à população, e à altura do que o contrato de concessão exige”.

Na noite da última sexta-feira (11), as chuvas fortes e os ventos que atingiram o Estado de São Paulo impactaram cerca de 2,4 milhões de consumidores paulistas. Três dias após ocorrência, ainda havia aproximadamente meio milhão de consumidores sem energia.

“A qualidade da prestação do serviço de distribuição de energia elétrica, uma vez mais, mostrou-se muito aquém do esperado, considerando que a energia elétrica é um bem essencial à população e serviço público indispensável, que deve ser prestado de forma regular, contínua e eficiente”, diz a carta.

Tarcísio defendeu que o TCU atue em cobrança junto à União e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), como representantes do poder concedente, para que as medidas cabíveis sejam tomadas para garantir a prestação eficiente do serviço de energia elétrica

“É impossível, se nada for feito, termos uma reversão de expectativa. Estamos falando de 11% da população brasileira que vive na Região Metropolitana É por isso que a intervenção se mostra importante e é para isso que tem o contrato. A Enel não merece estar em São Paulo”, disse o governador na reunião realizada no Palácio dos Bandeirantes.

Estiveram presentes na reunião, além do ministro do TCU, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e representantes de prefeituras de outras 16 cidades da Região Metropolitana. Também participaram os secretários de Estado da Casa Civil, Arthur Lima; de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil); Natália Resende; e da Comunicação, Laís Vita, além do Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel, e o diretor-presidente da Arsesp, Thiago Nunes.

Os serviços de energia elétrica são uma concessão federal e a fiscalização é de responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), sob demanda da agência nacional, também está acompanhando as ações da Enel para restabelecer o serviço.

O ministro do TCU, Augusto Nardes, é relator de uma representação que tramita na corte para apurar os problemas de fornecimento de energia pela Enel em novembro do ano passado, quando um temporal também causou danos à distribuição da rede. Na ocasião, foram impactados mais de quatro milhões de consumidores. O serviço foi totalmente restabelecido apenas uma semana após a ocorrência.

“O Estado de São Paulo e os Municípios da Região Metropolitana de São Paulo vêm, desde a ocorrência do dia 03/11/2023, buscado incessantemente a implementação de medidas capazes de elevar a qualidade e a confiabilidade da prestação dos serviços, sobretudo na área operada pela concessionária Enel. No entanto, verifica-se que as medidas não estão sendo suficientes para eliminar os problemas enfrentados pela população paulista, derivados de uma regulação inadequada e de uma prestação de serviços falha, com imensuráveis prejuízos ao Estado de São Paulo”, diz outro trecho da carta.

O governo paulista ainda pede que haja aprimoramentos regulatórios que permitiriam uma ampliação das ferramentas à disposição dos órgãos de fiscalização dos serviços, além de maior autonomia de fiscalização por parte da Arsesp.

De acordo com dados da Enel fornecidos à Arsesp, no final da tarde desta terça-feira (15), mais de 160 mil clientes continuavam sem energia na Grande São Paulo.

Tags:apagãoenelgovernadorintervençãotarcísio de freitas

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Simulado da Ecovias Ecovias realiza simulado de acidente no Km 20 da Anchieta nesta quinta
Próximo artigo Moradores do Riacho Grande seguem sem energia desde sexta e protestam Moradores do Riacho Grande seguem sem energia desde sexta e protestam

Últimas notícias

Marcelo Lima recebe Título de Cidadão Sulsancaetanense por iniciativa do vereador Parra
Prefeito de São Bernardo é afastado do cargo após operação da Polícia Federal
14/08/2025
Dr.consulta investe R$7 milhões em expansão
Dr. Consulta investe R$ 7 milhões em expansão em unidade de Santo André
14/08/2025
Milagre em Paraisópolis: Policial ferido no pescoço sobrevive e volta para casa sem sequelas
Milagre em Paraisópolis: Policial ferido no pescoço sobrevive e volta para casa sem sequelas
14/08/2025
Policial da Força Tática Cabo Rittes morre após acidente na Anchieta e é homenageado em cortejo  
Policial da Força Tática morre após acidente na Anchieta e é homenageado em cortejo  
14/08/2025
Oficina Ortopédica de São Bernardo completa quatro meses de trabalho e 350 serviços realizados
Oficina Ortopédica de São Bernardo completa 4 meses de trabalho e 350 serviços realizados
13/08/2025

Recomendadas

Ladrão desarmado por vítima morre horas depois da tentativa de roubo  em São Paulo
São PauloCidades

Ladrão desarmado por vítima morre horas depois da tentativa de roubo  em São Paulo

13/08/2025
Jovem de 27 anos reage a assalto e desarma criminoso na zona sul de São Paulo
São PauloCidades

Jovem de 27 anos reage a assalto e desarma criminoso na zona sul de São Paulo

13/08/2025
Desfile de 7 de Setembro será uma grande festa para toda a família em Diadema
DiademaPolítica

Desfile de 7 de Setembro será retomado em Diadema com uma grande festa

12/08/2025
Até o momento, 15 envolvidos foram presos; operação ocorre na capital e em cidades da região metropolitana
DiademaDestaque 2São Paulo

Polícia cumpre mandados em Diadema contra quadrilha que rouba condomínios de luxo

12/08/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?