ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

GCM de São Bernardo ganha 155 novos agentes e se torna a 2ª maior do Estado

Corporação passa a contar com 1.038 profissionais após cerimônia de formatura realizada nesta quinta-feira (3/10) na Esplanada do Paço Municipal

Gislayne Jacinto
Última atualização: 03/10/2024 15:57
Por Gislayne Jacinto
Publicado 03/10/2024
Compartilhar

Corporação passa a contar com 1.038 profissionais após cerimônia de formatura realizada nesta quinta-feira (3/10) na Esplanada do Paço Municipal

orlando morando e GCMs
GCM de São Bernardo ganha 155 novos agentes e se torna a 2ª maior do Estado. Foto: Divulgação

A Guarda Civil Municipal (GCM) da Prefeitura de São Bernardo recebeu o reforço de 155 novos agentes, nesta quinta-feira (03/10), oriundos do 15º curso de formação para ingresso na corporação. Com isso, o Município consolida sua posição de destaque no Estado de São Paulo, com efetivo de 1.038 profissionais, o segundo maior do Estado, atrás apenas da Capital.

A formatura dos novos agentes da GCM foi realizada na Esplanada do Paço Municipal em cerimônia que contou com a presença de familiares dos formandos, além de autoridades municipais, caso do prefeito Orlando Morando. “Vocês ingressam hoje em uma das mais eficientes GCMs do Brasil. Peço a cada um que faça o melhor, protegendo os moradores, que enxergam no trabalho de vocês a viabilização de uma cidade mais segura. Fico feliz em ter aumentado o efetivo da guarda em quase 300 agentes nestes oito anos. Tenho total confiança no trabalho de vocês”, declarou o chefe do Executivo.

Para o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, coronel Carlos Alberto dos Santos, as ações da Segurança Urbana vêm transformando a cidade nos últimos oito anos. “A nossa GCM é grande, com qualificação profissional competente, com armamento de ponta e um programa de policiamento eficiente em conjunto com as outras forças de segurança. Os novos guardas municipais aceitaram estar em uma nobre carreira que é a de dar proteção às pessoas, o que me enche de orgulho.

ORGULHO DA FAMÍLIA

O pequeno Nicollas não escondeu a emoção em ver o pai, o GCM 3ª Classe Emerson vestindo a farda azul da GCM e prestigiou a cerimônia de formatura à caráter. “Meu pai é muito legal e quis ficar igual ele”, disse o menino de 7 anos que, ao lado da família, acaba de se mudar para São Bernardo. “Nós viemos de Recife (PE), onde é bem quente, mas já nos acostumamos um pouco com a temperatura daqui. Estou muito feliz em vestir essa farda, vou me dedicar ao máximo em cuidar de cada morador, da cidade que agora é a casa da minha família”, disse o recém-formado.

Saindo do Nordeste, a família da GCM 3ª Classe Vivian Medeiros é outra que veio de longe para prestigiar a formatura. Formada em relações públicas e poliglota, a agente seguiu o coração para prestar concurso na área que sempre quis atuar: segurança pública. “Sentimento de orgulho em vestir essa farda. Venho batalhando há alguns anos e estou muito feliz em estar nessa família. Quero fazer o meu melhor para a sociedade”, disse.

FORMAÇÃO COMPLETA

Os novos profissionais (103 homens e 52 mulheres) foram aprovados em concurso municipal e participaram de formação entre 24 de julho e 25 de setembro, na qual foram submetidos a 584 horas de aulas teóricas e práticas no Centro de Formação da Guarda Civil Municipal da cidade.

INVESTIMENTO CONTÍNUO

Desde 2017, a Prefeitura de São Bernardo vem intensificando os investimentos na Pasta de Segurança Urbana e na Guarda Civil Municipal. Foram entregues novos coletes de proteção, o que dispõem de tecnologia mais segura, e armas semiautomáticas, além da reestruturação das bases e capacitação de agentes. Soma-se a isso a entrega de novas motos para o reforço no patrulhamento e de drones que estão sendo utilizados para aumentar o monitoramento em pontos de maior incidência criminal. Além disso, está em curso a instalação de nova e moderna Central de Monitoramento no Paço Municipal, equipamento que funcionará 24 horas por dia reunindo serviços de segurança urbana, trânsito, saúde e Defesa Civil.

 

- Advertisement -

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ABCD Jornal (@abcd_jornal)

Tags:formaturaGCMgcmsguarda municipalsão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Iphone Iphone é furtado durante entrega de Uber flash em São Bernardo
Próximo artigo acidente no centro Acidente entre e carro deixa vítima ferida em São Bernardo

Últimas notícias ABC Paulista

corinthians memphis
Corinthians x Fluminense: Confira como assistir ao vivo
20/09/2026
Palmeiras
Grêmio x Palmeiras: Confira como assistir ao vivo
20/09/2026
sao paulo
Dorival pede desculpas à torcida após fala que gerou revolta e protesto
20/09/2026
Prefeitos do ABCD destacam relevância da presença do governador Tarcísio na região
Prefeitos do ABCD destacam relevância da presença do governador Tarcísio na região
20/09/2026
sao paulo dorival
São Paulo tem mais duas baixas para encarar o Santos
19/09/2026

Recomendadas

Presidente do Água Santa é alvo de operação do MP contra infiltração do PCC no transporte em SP
DiademaCidades

Presidente do Água Santa, Paulo Camarão se entrega à polícia na Grande SP

19/09/2026
Antigo Uemura e C&C vai virar hospital na Avenida Kennedy
São BernardoCidades

Hospital Samaritano ocupará antigo espaço do Uemura e da C&C na Avenida Kennedy em 2027

19/09/2026
Tarcísio cumpre maratona de agenda no ABC, acena a prefeitos aliados e promete R$ 25 bi para resiliência climática
Ribeirão PiresPolíticaSão BernardoSão Caetano

Tarcísio cumpre maratona de agenda no ABC, acena a prefeitos aliados e promete R$ 25 bi para resiliência climática

19/09/2026
ALGUÉM CONHECE? Cachorro é encontrado na Avenida Castelo Branco, em São Bernardo
São BernardoEspaço Pet

ALGUÉM CONHECE? Cachorro é encontrado na Avenida Castelo Branco, em São Bernardo

19/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?