Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Patrulha Guardiã Maria da Penha de S.Bernardo completa 3 anos de proteção às mulheres

Destacamento acompanha de perto o dia a dia de 226 munícipes em situação de vulnerabilidade, já tendo efetuado a prisão de 59 agressões e realizado mais de 2.000 visitas de prevenção

Última atualização: 26/08/2024 15:17
Por Gislayne Jacinto
Publicado 26/08/2024
Compartilhar

Destacamento acompanha de perto o dia a dia de 226 munícipes em situação de vulnerabilidade, já tendo efetuado a prisão de 59 agressões e realizado mais de 2.000 visitas de prevenção

Patrulha Guardiã Maria da Penha de S.Bernardo
Patrulha Guardiã Maria da Penha de S.Bernardo completa 3 anos de proteção às mulheres. Foto: Divulgação/PSBC

 

Acolher e proteger. Esse é o lema da Patrulha Guardiã Maria da Penha de São Bernardo que, nesta segunda-feira (26/8), completa três anos. Desde que o destacamento da Guarda Civil Municipal (GCM) foi instituído por lei, em 2021, vem fazendo a diferença na vida de 226 mulheres. Graças ao trabalho, já foram efetuadas as prisões de 59 agressores por violência doméstica, sendo 16 deles por descumprimento de medidas protetivas, além de terem sido realizadas 2.224 visitas de prevenção.

“É um orgulho saber que toda a equipe, de forma assertiva, já colocou tantos agressores atrás das grades. Infelizmente, os números da violência doméstica ainda são altos no Brasil e, por isso, continuamos buscando formas de cuidar dessas mulheres e de toda a família”, observa o prefeito Orlando Morando. O chefe do Executivo recebeu os integrantes da Patrulha Guardiã Maria da Penha no Salão Nobre do Paço Municipal para a entrega das braçadeiras.

A Patrulha Guardiã Maria da Penha nasceu de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Urbana de São Bernardo e o Ministério Público de São Paulo. “O trabalho dessa equipe tem sido fundamental, sendo mais um exemplo da transformação que a GCM de São Bernardo tem passado nesses últimos anos. Esses números reforçam o empenho que temos em cuidar da segurança da nossa população. É um programa que precisamos ampliar e não deixar acabar”, ressalta o secretário de Segurança Urbana, coronel Carlos Alberto dos Santos.

ORGULHO DA FAMILÍA – Uma das guardas municipais que receberam a braçadeira da Patrulha Guardiã Maria da Penha foi Helen Coelho. Filha da supervisora Cláudia Coelho, que está há 20 anos na corporação, Helen é orgulho da família. “Ela sempre teve o sonho em ser GCM, como a mãe. Sinto que a guarda municipal sempre preencheu positivamente a vida dela e agora, na Guardiã, ela se sente realizada”, declara, emocionada, Cristiane Coelho, tia da GCM, que participou da homenagem.

A guarnição também conta com dois homens, que reforçam a importância em ter um olhar humanizado às vítimas de violência doméstica. “Costumo falar que sou um homem em desconstrução, porque aprendemos diariamente. É muito gratificante poder fazer parte dessa equipe e, de algum modo, contribuir para que essas mulheres se sintam mais seguras”, declarou o GCM Bardelli.

OUTRAS MEDIDAS – Além da Lei Guardiã Maria da Penha, a Prefeitura de São Bernardo promove diversas ações voltadas à proteção das mulheres vítimas de violência. Entre elas, destaque para a sanção, em 2017, de legislação que estabelece multa de R$ 6.548 para quem for flagrado cometendo assédio sexual nos ônibus municipais e em locais públicos da cidade.

A cidade também passou a contar com a 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, a Casa da Mulher (espaço de acolhimento para vítimas) e o Centro de Referência e Apoio à Mulher (CRAM) – Casa Márcia Dangremon, que atua no enfrentamento da violência de gênero e na ruptura da situação de violência doméstica por meio de atendimento psicossocial, orientações e encaminhamentos de forma gratuita e sigilosa.

Tags:aniversáriomulherespatrulha guardiã maria da penhaproteçãosão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Festa Italiana de São Caetano São Caetano encerra 31ª Festa Italiana com recordes: 148 mil visitantes
Próximo artigo Marcelo Lima propõe fortalecer a economia criativa em São Bernardo Marcelo Lima propõe fortalecer a economia criativa em São Bernardo

Últimas notícias

Novos Acessos ao Terminal de Mauá geram revolta entre passageiros
22/06/2025
Homem morre afogado na Represa Billings após cair de pedra escorregadia
Homem morre afogado na Represa Billings após cair de pedra escorregadia
22/06/2025
Suspeito é detido após tentativa de assalto que vitimou passageiro de moto de aplicativo em SBC
Suspeito é detido após tentativa de assalto que vitimou passageiro de moto de aplicativo em SBC
22/06/2025
Da esquerda para a direita: Leane Elizabeth Herrmann, Leise Herrmann Parizotto, Leandro Luzzi, Fabio Luiz Izycki, Juliane Jacinta Sawicki, Everaldo da Rocha, Janaina Moreira Soares da Rocha e Andrei Gabriel de Melo — Foto: Reprodução
Conheça as vítimas de balão que despencou de 45 metros e deixou 8 vítimas fatais em SC
22/06/2025
Programa da gestão Marcelo Lima se dá em parceria com a tradicional Faculdade de Direito, uma autarquia municipal
‘Direito ao Futuro’, de São Bernardo, registra 176 inscritos para bolsas 100% gratuitas de graduação
21/06/2025

Recomendadas

PM prende trio por furto qualificado e corrupção de menores em Diadema
DiademaCidades

Trio em bikes é preso por furto qualificado e corrupção de menores em Diadema

22/06/2025
Em julho, São Bernardo sedia edição dos Jogos Regionais 2025
São BernardoEsporte

Em julho, São Bernardo sedia edição dos Jogos Regionais 2025

21/06/2025
m Sto.André, GATE é acionado e Parque Celso Daniel é fechado após localização de falso artefato
Santo AndréCidades

Em Sto.André, GATE é acionado e Parque Celso Daniel é fechado após localização de falso artefato

22/06/2025
Passageiro de moto de aplicativo morre durante assalto e atropelamento por ônibus em SBC
São BernardoCidades

Passageiro de moto de aplicativo morre durante assalto e atropelamento por ônibus em SBC

22/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?