Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cultura e Lazer

Carreta do Museu do Esporte volta à estrada com histórias dos Jogos Olímpicos

Veículo, equipado com tecnologia de ponta voltada para o incentivo à prática esportiva e divulgação das conquistas do esporte brasileiro, poderá ser visitado entre 18 e 22 de agosto em São Bernardo do Campo com entrada gratuita

Última atualização: 16/08/2024 09:17
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 16/08/2024
Compartilhar

Veículo, equipado com tecnologia de ponta voltada para o incentivo à prática esportiva e divulgação das conquistas do esporte brasileiro, poderá ser visitado entre 18 e 22 de agosto em São Bernardo do Campo com entrada gratuita

Carreta do eMuseu do Esporte volta à estrada carregada de atrações e histórias dos Jogos Olímpicos
Carreta do eMuseu do Esporte volta à estrada carregada de atrações e histórias dos Jogos Olímpicos. Foto: Divulgação

Uma carreta equipada com recursos tecnológicos de última geração está pronta para pegar a estrada rumo às cidades paulistas de São Bernardo do Campo e Santos, levando uma bagagem repleta de história das mais importantes conquistas do esporte nacional e experiências inovadoras e acessíveis que visam ao incentivo da prática esportiva para todas as idades. O veículo é a versão itinerante do eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br), um projeto inovador de imersão, tecnologia, interatividade e acessibilidade. Em sua quarta edição itinerante, que terá a primeira parada em São Bernardo do Campo, entre 18 e 22 de agosto, o tema não poderia ser outro: Jogos Olímpicos de Paris 2024 e história das olimpíadas.

A carreta itinerante é uma iniciativa do Instituto Inspiração, com patrocínio da Otis, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e apoio da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A carreta

Quem visita a carreta do eMuseu do Esporte experimenta sensações, as mais diversas em 12 atividades diferentes, entre elas, os simuladores em 3D com óculos de realidade virtual que simularão, nessa viagem, manobras em esqui, surfe e skate. Os “esquiadores” experimentarão a sensação de descer um cenário entre montanhas cobertas de neve gerando energia. Já os “surfistas” poderão encarar ondas perfeitas numa praia paradisíaca. E quem escolher o simulador de skate deslizará por gráficos de alta definição num cenário urbano. Todas as atividades contam com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, libras, braille e legendas.

A tecnologia também estará presente em um jogo de quebra-cabeça apresentado em realidade aumentada com imagens de peças que, juntas, formarão locais onde foram realizadas as olimpíadas. Outra opção é a do Jogo animado no qual o visitante testará a memória encontrando os pares de mascotes olímpicos e paralímpicos, além de poder conhecer 16 mascotes olímpicos de edições dos Jogos de Verão, todos devidamente identificados com legendas também transcritas em braile e com audiodescrição.

Se estamos em um ano de Olimpíadas, além de se aventurarem nos esportes radicais, os visitantes da carreta do eMuseu do Esporte poderão interagir com os hologramas de 18 atletas olímpicos e paraolímpicos e, de quebra, fazer fotos na “companhia” de seus ídolos. Também, a partir da experiência holográfica, estarão em exposição objetos que fazem parte da história do esporte olímpico mundial como as tochas dos Jogos de Paris 2024, da Rio 2016 e Pequim 2008, além das medalhas de ouro, prata e bronze das olimpíadas da França.

Ainda na pegada olímpica, em um outro ambiente da carreta, será possível experimentar o jogo de dardos no cenário da antiga Olímpia, cidade grega cuja história, que se confunde com o nascimento dos jogos Olímpicos, será contada numa lousa interativa, passando pelo Templo de Hera, Philippeion e Templo de Zeus, entre outros monumentos.

Se não bastassem as atrações no interior do veículo, do lado de fora da carreta ficará disponível uma praça esportiva para atividades em grupo tanto no esporte em si como em ações focadas na preservação ambiental. Ao sair de São Bernardo, a exemplo do que acontece em todas as cidades que recebem a carreta, ficará como legado a capacitação de monitores para recepção do público em eventos de professores, por meio de oficinas de criação de material esportivo, utilizando recicláveis, com foco na sustentabilidade. Essa atividade é baseada no conteúdo pedagógico das cartilhas educativas produzidas pelo projeto.

SERVIÇO:

São Bernardo do Campo (SP)

Inauguração – 18/8 – às 10h

Visitação – de 18 a 22/08 (domingo a quinta-feira)

Horário: 9 às 17h

Local: Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib

Endereço: Avenida Kennedy, nº 1155

Entrada gratuita

 

 

 

Tags:atraçõescarreatacarretaeMuseuesportehistóriajogos olímpicossão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior São Bernardo avança no índice de desenvolvimento da educação básica São Bernardo avança no índice de desenvolvimento da educação básica
Próximo artigo marcelo lima Marcelo Lima dá pontapé inicial na campanha para prefeito no Piscinão do Paço

Últimas notícias

Mauá abre inscrições para curso gratuito de Mecânica Industrial
Mauá abre inscrições para curso gratuito de Mecânica Industrial
16/07/2025
São Bernardo terá Vivência na Câmara para pessoas com deficiência
16/07/2025
Padrasto acusado de envenenar enteado sai porta porta da frente da delegacia em SBC
Padrasto acusado de envenenar enteado sai porta porta da frente da delegacia em SBC
16/07/2025
PM prende em SBC homem que transportava grande quantidade de drogas em cofre dentro de carro
PM prende em SBC homem que transportava grande quantidade de drogas em cofre dentro de carro
16/07/2025
Prefeitura de Ribeirão Pires negociou mais de R$6,8 milhões no REFIS 2025
Prefeitura de Ribeirão Pires negociou mais de R$6,8 milhões no REFIS 2025
16/07/2025

Recomendadas

 Padrasto do jovem Lucas é hostilizado ao chegar em Delegacia de São Bernardo
São BernardoCidades

 Padrasto do jovem Lucas é hostilizado ao chegar em Delegacia de São Bernardo

16/07/2025
São BernardoCidades

Tia do jovem Lucas declara inocência no caso do bolinho envenenado em São Bernardo

16/07/2025
Delegada pede prisão e aponta crime passional contra jovem em estado gravíssimo no Hospital de Urgência
São BernardoCidades

Reviravolta em caso de bolinho envenenado: Padrasto é o principal suspeito em São Bernardo

16/07/2025
Pacientes de São Bernardo terão prontuário eletrônico unificado
São BernardoCidades

Pacientes de São Bernardo terão prontuário eletrônico unificado

15/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?