ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

Mauá chega a 28 profissionais repostos pelo Mais Médicos

Prefeito Atila Jacomussi recebeu cinco novos generalistas formados em outros países que atenderão na Atenção Básica

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 28/03/2019 21:36
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 28/03/2019
Compartilhar

 Prefeito Atila Jacomussi recebeu cinco novos generalistas formados em outros países que atenderão na Atenção Básica

Equipe do Mais Médicos cresce em Mauá com apresentação de cinco novos profissisonais. Foto: Divulgação/PMA-Caio Arruda

Cinco médicos brasileiros com diplomas estrangeiros se apresentaram na manhã desta quinta-feira (28/03) em Mauá, mediante segunda etapa do edital do programa federal Mais Médicos, iniciada em dezembro pelo Ministério da Saúde. Com o novo quadro, o município preencheu 28 das 35 vagas deixadas por profissionais cubanos no ano passado, que retornaram ao país de origem por determinação do governo de Cuba.

Atualmente, Mauá passa a ter ao todo 39 generalistas – todos brasileiros – pelo Mais Médicos, sendo que os últimos cinco profissionais apresentados iniciam seus trabalhos nesta sexta-feira (29) nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Macuco, Jardim Zaíra 2, Jardim Primavera, Jardim Santista e Jardim Kennedy. Entre os novos profissionais, três são formados na Bolívia, um na Argentina e outro no Paraguai.

Além de conhecer as respectivas UBSs, os novos médicos se encontraram com o prefeito Atila Jacomussi, que lhes deu boas-vindas. “Com Saúde não se brinca, por isso temos esse compromisso com a população. Então trabalhamos para repor as vagas deixadas pelos médicos cubanos, porque o povo não pode ser deixado de lado e terá sempre o nosso empenho por atendimento humanizado e por respeito”, disse.

Designado à UBS Zaíra 2, Jonatas de Souza Pedroso, 37 anos, é formado desde julho do ano passado em medicina na Universidad de la Integración de las Américas, em Assunção (Paraguai). Antes, o médico trabalhava como analista de sistema, porém, algo o incomodava: ficar apenas atrás de uma mesa, enquanto podia fazer algo a mais pela sociedade ao trabalhar com pessoas.

Natural de Araçatuba (524 km a noroeste de São Paulo), Pedroso afirma que as expectativas de trabalhar em Mauá são boas e deseja aplicar uma lição que aprendeu com a população do Paraguai: respeito, união e solidariedade. “Os profissionais aqui (na cidade) são espetaculares, abertos e dispostos a nos ajudar. E o prefeito nos recebeu de forma educada e exemplar”, afirmou.

De Guaçuí, interior do Espírito Santo, Jaqueline Martins Paiva, 36 anos, trabalhava em comércio, porém, teve de lidar com a morte dos pais em decorrência de câncer. As perdas dos entes mais próximos da família a motivaram a buscar a prevenção como promoção de qualidade de vida para outras pessoas. Dessa forma, em 2011, matriculou-se na em medicina Universidade de Aquino Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia).

Da Bolívia, Jaqueline se deparou com uma população carente na Saúde, de onde tirou muita lição que deseja aplicar na UBS Jardim Santista. “Aprendemos a cuidar da população de uma forma preventiva. O que nos leva a ser acolhedor, ouvir e aproximar o médico com a família do paciente de forma humanizada”, explicou.

No ano passado, Mauá chegou a ter 46 profissionais ao todo pelo Mais Médicos, sendo 35 nascidos em Cuba. Em outubro, dois cubanos se desligaram e, no mês seguinte, o restante recebeu ordem de retornar a Havana. A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Saúde, assegurou que trata com o Ministério da Saúde a reposição das sete vagas restantes na Atenção Básica.

Tags:Atila Jacomussimais médicosmauáprefeitoprefeituraprofissionais

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior orquestra Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica de Sto.André começa sábado
Próximo artigo Santo André reduz alíquotas para uso do convênio médico dos servidores

Últimas notícias

COI identifica ônibus clonado em Santo André e condutor é detido
COI identifica ônibus clonado em Santo André e condutor é detido
05/12/2025
Idosa morre atropelada por ônibus da BR7 no Rudge Ramos, em São Bernardo
Idosa morre atropelada por ônibus no Rudge Ramos, em São Bernardo
05/12/2025
Polícia Investiga óbito de grávida de sete meses em Mauá
Polícia Investiga óbito de grávida de sete meses em Mauá
05/12/2025
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
04/12/2025
fachada do Carrefour da av. Maria Servidei Demarchi
Cliente morre após mal súbito, e Carrefour de São Bernardo do Campo fecha as portas
04/12/2025

Recomendadas

GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
MauáCidades

GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico

04/12/2025
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
DiademaCidades

GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade

05/12/2025
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
CidadesSão Bernardo

Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida

05/12/2025
Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá.
MauáCidades

Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá; carro do autor também é registrado

05/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?